1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalar disco >32 Gb num PIII 500

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por bsod, 22 de Julho de 2005. (Respostas: 8; Visualizações: 837)

1. bsod

bsod Power Member

Boas,

Tenho um pc com as seguintes caracteristicas:

MB Epox EP-ZXA (Slot 1) - a BIOS é uma Award V.4.51 PG (a dita BIOS que n suporta discos >32 Gb!)
    Proc PIII a 500 Mhz; 384 Mb RAM; HD1 Seagate 40Gb (reduzido a 32); HD2 Maxtor 10 Gb

Queria instalar um 3º disco pa backups e stuff, ms os unicos ke se arranjam sao os de 80 gig... por isso estava a pensar em arranjar 1 conversor PCI to IDE e ligar um 3º disco (tenho todos os IDE da mobo preenchidos). Isso ultrapassaria a limitação dos 32 Gig?

Ainda tenho ke ver se tenho alimentação pa ele (ainda n abri o pc). Ms é viavel? :confused:

cumps

2. SaY

SaY Power Member

é viavel , a opção mais barata deve ser uma controladora IDE pci extra (cerca de 15€)
    e assim dás a volta ao problema .
    Se não tiveres alimentação podes usar um cabo de power em Y , ligas dois devices ao mesmo cabo , deve custar prai 2€.

cUMPS

3. bsod

bsod Power Member

ok. ainda bem ke existe esse cabo em Y! ainda n abri a maquina ms provavelmente nem deve ter + cabos d power... ja tava a ver ke ia ter d comprar 1 nova PSU... e é mto dificil d encontrar... :P

cumps

4. PandMonium

PandMonium Power Member

já agora experimenta ver se nao existe uma bios mais recente para essa Motherboard que ultrapasse a limitação dos discos de 32Gb :P
    Mesmo que precises de ligar o outro pela placa PCI sempre tens os 40gb do outro disponiveis :)

5. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

existe tb um software (proprio das marcas de discos) que funcionam como overlay para usar os discos em pcs mais antigos, já usei um que me permitiu usar um disco de 40 num pc que só permitia discos até 8gb

6. teknix

teknix Power Member

Esta é a solução mais barata.
    Quase todas as marcas disponibilizam software gratuito para gerir os discos e permitem instalar o Dynamic Drive Overlay que ultrapassa a barreira das bios. Só é preciso que a bios detecte o disco, mesmo que com capacidade inferior ( 8Gb ou 32GB).

Só quando a bios encrava na detecção é que se deve passar para a solução das conytroladoras IDE(PCI ).

7. bsod

bsod Power Member

ms assim funcionaria a 32 gb... ou n? é ke eu ja tnh 1 de 32 gb... o ke keria era ter msm 80...

8. apoc

apoc Power Member

com o overlay reconhece o tamanho total do disco ...

9. ShadeX

ShadeX Power Member

BSOD, esquece o overlay... Não é por não funcar, pq até funca regra geral. É pela performance...

Se fores comprar um HD 80Gb provavelmente vai ser um 7200 ATA100/ATA133. E a tua controladora é ATA33. Não tás a ver bem o hit na performance que esse combo vai ser :(

Arranja uns trocos e compra uma controladora ATA100/ATA133 PCI.

Partilhar esta Página