Instalar dois OS's no Imac ??

naima aya

Power Member
Olá,

Já tenho o meu Imac 20" arranjado. E como sou utilizadora do second life, queria ver se o SL funciona melhor com o linux, dado que no OS leopard embora a boa resolução gráfica o Imac por vezes faz uns pequenos freezes.

Tb queria instalar o Linux porque há séculos que ando a tentar testar. Já fiz tenho backup feitos com o timemachine (com um disco externo). Agora vêem as dúvidas.

Se formatar o disco com o bootcamp (é assim que se chama?), particionar o disco em duas, no primary por o leopard e na segunda partição o Linux. Com o timemachine consigo repor o software que lá tinha instalado? ou tenho de fazer outro tipo de backup ?

Será que o linux dará melhor desempenho na placa gráfica evitando assim os freezes na imagem?

Se me puderem dar uma ajudinha ficaria mto agradecida.

Obgada
 
Olá... o Bootcamp não formata o disco por isso não te preocupes...

Ele optimiza o disco, "cria uma partição na parte livre do disco", onde poderás instalar o Windows... Sinceramente não sei pessoalmente quais as complicações com o LILO ou GRUB (arranque do Linux) , mas vai haver aqui quem ajude de certeza...

Não te preocupes com a partição de Macosx que essa nunca se perde... mas se já tens o time machine a funcionar... ainda melhor.
 
[PT]latrine;2452735 disse:
Olá... o Bootcamp não formata o disco por isso não te preocupes...

Ele optimiza o disco, "cria uma partição na parte livre do disco", onde poderás instalar o Windows... Sinceramente não sei pessoalmente quais as complicações com o LILO ou GRUB (arranque do Linux) , mas vai haver aqui quem ajude de certeza...

Não te preocupes com a partição de Macosx que essa nunca se perde... mas se já tens o time machine a funcionar... ainda melhor.

Ahhh, então não tenho de formatar o disco para criar a segunda partição. Fixe. com isso mantenho o OS leopard que lá tenho.

Mas continuo com dúvidas em relação ao Linux. O que me disseram ser melhor é a versão Ubuntu + a possibilidade de actualizar os drivers. mas sou leiga no Linux, nunca usei.

Obgada e aguardo mais respostas.
 
Ahhh, então não tenho de formatar o disco para criar a segunda partição. Fixe. com isso mantenho o OS leopard que lá tenho.

Mas continuo com dúvidas em relação ao Linux. O que me disseram ser melhor é a versão Ubuntu + a possibilidade de actualizar os drivers. mas sou leiga no Linux, nunca usei.

Obgada e aguardo mais respostas.

Para instalares linux é simples, pelo bootcamp. Ele faz tudo o que precisas. Mas se ainda não tens alguma experiência, o que fazias melhor era usar o parallels ou o vmware fusion e instalares lá o Ubuntu (ou outra distro de linux qualquer) e experimentares lá. Quando te sentires à vontade partes para a solução Bootcamp, para instalares mesmo no disco.
 
Para instalares linux é simples, pelo bootcamp. Ele faz tudo o que precisas. Mas se ainda não tens alguma experiência, o que fazias melhor era usar o parallels ou o vmware fusion e instalares lá o Ubuntu (ou outra distro de linux qualquer) e experimentares lá. Quando te sentires à vontade partes para a solução Bootcamp, para instalares mesmo no disco.

Obgada pela dica Rui, mas de facto estive a ver o parallels e o vmware fusion e não sou mto para virtual machines. Só tenho um giga de memória e com o Os leopard + ex: vmware (que requer 1 giga ram) deve pesar mto na eficiencia da máquina, isso sem falar do próprio Second Life que por ter 3D puxa mto pela gráfica e pela memória. Para testar a verdadeira capacidade gráfica do Imac com Ubuntu terei de o instalar de raiz sem recurso ao VM.

Agora tb lembrei-me que em vez de instalar o ubuntu no disco rigido o Imac posso o fazer no disco externo e arrancar de lá, mas mesmo assim acho que me vai tirar a eficiencia da máquina dado que o disco só permite ligação USB 2.0 e não dá para firewire (que seria uma ligação mais rápida).

Corrijam-me se estiver errada.

Obgada
 
Back
Topo