1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalar Gentoo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por PeterPuNk, 15 de Janeiro de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 952)

1. PeterPuNk

PeterPuNk Power Member

Boas, alguém me consegue ajudar a passar a primeira fase de instalação, ou seja aceder ao ambiente gráfico :P

já andei a procura mas não consigo achar solução (pelo menos que perceba). é o seguinte:

tenho uma ati hd2400 mobility no laptop, estou a tentar instalar o gentoo mas surge a mensagem que não dá para arrancar o X, estou a arrancar a partir do live CD, há alguma maneira de colocar algum comando para conseguir instalar o sistema?

2. esquiso

esquiso Power Member

3. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

por ordem na consola:

passwd
    (mete uma pass para o root)
    gdm-stop
    nano -e /etc/X11/xorg.conf

(procura por onde diz driver "ati" e muda para driver "vesa" esta perto do fim do ficheiro!

gdm

depois ele faz autologin do user gentoo

depois podes instalar...

4. tangram

tangram Power Member

Com um pouco mais de detalhe:

Isto para-te o ambiente gráfico e permite-te editar o ficheiro de configuração do mesmo:

Código:
    # /etc/init.d/xdm stop
    # nano -w /etc/X11/xorg.conf

Editas o driver de "ati" para "vesa". E por fim:

Código:
    #/etc/init.d/xdm restart

Contudo, perdes muito em instalar Gentoo graficamente. Perdes no sentido educativo, porque aprendes muito a seguir o handbook que o esquiso mencionou.

Última edição: 15 de Janeiro de 2008
  5. PeterPuNk

PeterPuNk Power Member

quando chegar a casa vou experimentar editar o file e trocar por vesa então, obrigado pela ajuda depois dou feedback.

6. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Partilhar esta Página