Instalar impressora de rede em Feisty Fawn

JTorres

Power Member
Pessoal, voltei de novo com uma pergunta newbie...
Eu estou a tentar instalar uma impressora de rede (HP DeskJet 959C) que se encontra ligada a um PrintServer (LongShine LCS-PS112) e este a um router adsl SMC Barricade.

Meu pc (Feisty Fawn) <-------->Router SMC <------------> PrintServer <-------> Impressora HP

Isto já deve dar uma ideia da distância que os dados tem de percorrer :lol:

Nos computadores com Windows, a impressora só tem de ter o endereço IP: 192.168.2.100,PID:2

Já tentei pôr o mesmo neste sistema quando criei uma impressora, mas ao fazer imprimir uma página de teste, não sai nada da impressora...

Que devo fazer??
 
Última edição pelo moderador:
Um conselho:
usa a thread que já existe do Feisty.

Agora o teu problema:
o teu pc encontrou a impressora quando a instalaste ou simplesmente puseste o ip manualmente sem a ajuda do wizard?

Creio que só tens de usar o network printer-> tcp/socket....
Depois metes lá o ip e o porto (port - acho que em português o mais correcto é dizer porto).
 
Última edição:
Mas qual thread do Feisty qual quê!!!
Como alguém disse aqui há uns tempos, Linux só há um!

Se é uma impressora HP tens de ter o hplip instalado. Para configurares impressoras tens de ter o cups.
Ora, o ubuntu deve de vir com isso ou então instala-te isso automaticamente.
No menu System->Administration deves de ter lá "Printers"
Adicionas uma impressora e deves de ver logo uma janela que pede ip e isso :) Simples ;)
 
o teu pc encontrou a impressora quando a instalaste ou simplesmente puseste o ip manualmente sem a ajuda do wizard?

Creio que só tens de usar o network printer-> tcp/socket....
Depois metes lá o ip e o porto (port - acho que em português o mais correcto é dizer porto).

Utilizei um progroma que veio com o print server que é o PSwinzard, para encontrar a impressora, e deste progrma copiei o IP e o porto.

Depois ao configurar a impressora coloquei o IP e o porto, como mostra na imagem:


mas pelo que me apercebo a impressora nem sinal dá.

Será que estou a colocar o IP e o porto correctamente? (poderá ser de outra maneira?)

E já agora, das opções que tenho qual devo definir? (TCP/Socket......) (impressora unix....) (impressora windows) ............................????
 
Utilizei um progroma que veio com o print server que é o PSwinzard, para encontrar a impressora, e deste progrma copiei o IP e o porto.

Depois ao configurar a impressora coloquei o IP e o porto, como mostra na imagem:


mas pelo que me apercebo a impressora nem sinal dá.

Será que estou a colocar o IP e o porto correctamente? (poderá ser de outra maneira?)

E já agora, das opções que tenho qual devo definir? (TCP/Socket......) (impressora unix....) (impressora windows) ............................????

A mim parece-me que está tudo certo.
Tens a certeza que o porto é o 2?
Verifica o driver/controlador se é o recomendado para a tua impressora. Para as Deskject creio que é o que o VuDu disse.

@ VuDu - Tu consegues ser um melga ás vezes:x2:
Se está a usar o Feisty para quê abrir outra thread? É uma questão de lógica, na minha humilde opinião.
 
Épa, mas se ele tem essa duvida, outros com o FC7 ou o Mint, ou outro qualquer também podem ter a mesma duvida. Para quê enterrar estas duvidas em tópicos de lixo? Daqui a uns dias aparece alguém com a mesma duvida mas no FC7, se usar a search e aparecer o "Ubuntu Feisty" nos resultados que ele vai perder tempo no meio daquele lixo à procura?

Tanto falam da liberdade do Linux e depois vêm com mentalidades separatistas dessas.

Em relação à duvida, esse printserver funciona como um "computador normal" mas tens de saber como é que ele partilha a impressora para a rede.
Só depois de saberes como ele "disponibiliza" a impressora para a rede é que podes configura-la no Linux/Windows.
 
Pessoal já consegui resolver o problema!
Parece que o problema era só do porto:





Andei à procura de como configurar uma impressora ligada a um print server e o que encontrei foi:

How to set up 4 port printer server
Setting up COMPUSA print server on Ubuntu
(1) Ir a System, Administration, Printing.
(2) Agora Add a printer
(3) Network Printer e escolher HP JetDirect
(4) Onde diz Host escreva o IP Address da Impressora servidor. Pode encontra-la com Smb4k
(5) Onde diz Port escreva 9100 para USB port 1. 9101 para USB port 2. 9102 para USB port 3. e 9103 para USB port 4.
(6) De seguida clique forward e instale a sua impressora


Se alguem tiver o mesmo problema acho que isto pode ajudar!
 
Olá a todos

Tenho um sistema muito idêntico, só que com uma velhinha:winknu: hp deskjet 710C.
O que eu fiz foi atribuir um IP fixo para o computador (192.168.1.3) e outro, obrigatório, (192.168.1.2) para a impressora. Assim já não há possível conflito de endereços quando os sistemas arrancam. O IP do servidor de impressora é 192.168.1.100 e o router atribui automaticamente para o periférico que lhe está ligado o endereço 192.168.1.2 (o primeiro livre além do gateway que é 192.168.1.1). Se estivesse tudo em modo atribuição por DHCP o que podia suceder era se o computador arrancasse primeiro, ia tomar o endereço 192.168.1.2 e entrar em conflito com a impressora.
 
Última edição:
Defines nas opções do servidor/router para atribuir ips fixos aos "clientes" por MAC address em vez de definires nos clientes ips manualmente.
Qualquer router hoje em dia permite fazer isso e assim resolves esse problema.
 
Back
Topo