instalar jogos no linux

boas

acabei de instalar o ubuntu no meu portatil, pois queria aprender a a trabalhar com o linux!

criei este topico pois nao sei como instalar software no linux, e como queria instalar um jogo, aqui peço a vossa ajuda!

ps: podem opinar/sugerir jogos interessantes e que nao sejam muito "pesados"

cumps
 
Boas, se instalaste Ubuntu para jogar jogos, esquece. Não foi desenhado para isso.

Se for para trabalhar, podes instalar software através da consola "sudo apt-get install <nome do pacote>", ou através do gestor de pacotes Synaptic.

Cumprimentos
 
Claro que da para instalar jogos... Esquece é a maioria dos jogos do windows:x2:. Ha jogos a funcionar as mil maravilhas, como por exemplo o WoW. Tambem joguei Hitman Blood Money em linux e sem problemas de maior. Tens que instalar um programa chamado wine, ou entao um programa comercial chamado cedega. Tens que ver se instalaste correctamente as melhores drivers para a tua placa (se tens nvidia, vai buscar as drivers oficiais). E da uma volta pelo winehq e ve se esta para la listado o jogo que queres. Se queres dar uns tiros num jogo tipo CS joga enemy territory. É muito fixe :)
 
a minha grafica nao e muito boa inda por cima e memoria partilhada!

quanto a instalar o wine ou o cedega, ate posso tentar, mas ai esta a questao, como instalar? eu nunca trabalhei com o linux!!

nem a banda larga consegui instalar:@ faço download do programa no vista e depois passo por uma pen para o linux?
 
Podes instalar o Djl que é uma especie de steam mas para jogos linux.
tens aqui um guia de um blog português sobre ele e como o instalar:
http://www.pplware.com/2009/05/25/djl-1213-o-steam-do-linux/
Este programa permite-te instalar famosos jogos como enemy territory, urban terror (parecido com CS) e muitos outros.

Um jogo multiplataforma e engraçado é o World of Goo do qual podes sacar o demo do site do jogo.


ok vou tentar seguir o guia, amanha digo alguma coisa!
 
a minha grafica nao e muito boa inda por cima e memoria partilhada!

quanto a instalar o wine ou o cedega, ate posso tentar, mas ai esta a questao, como instalar? eu nunca trabalhei com o linux!!

nem a banda larga consegui instalar:@ faço download do programa no vista e depois passo por uma pen para o linux?
O linux não é windows. Os executáveis que funcionam em windows não funcionam em linux.
Tens de ler, pesquisar em fóruns, etc. Ou seja, vais ter de aprender umas coisinhas aqui e ali. Tudo acontece mas com algum trabalho, pois mesmo apesar de ser Ubuntu que já é por defeito bastante intuitivo, ainda há coisas básicas que terás de aprender.

A consola (linha de comandos) será a tua amiga daqui em diante. Ou então fartas-te e voltas para o windows. A ver vamos :)
 
O linux não é windows. Os executáveis que funcionam em windows não funcionam em linux.
Tens de ler, pesquisar em fóruns, etc. Ou seja, vais ter de aprender umas coisinhas aqui e ali. Tudo acontece mas com algum trabalho, pois mesmo apesar de ser Ubuntu que já é por defeito bastante intuitivo, ainda há coisas básicas que terás de aprender.

A consola (linha de comandos) será a tua amiga daqui em diante. Ou então fartas-te e voltas para o windows. A ver vamos :)


todoa falam em consola, mas ainda nao percebi em que consiste!!
ja me disseram que para instalar algo tenho de mexer na consola!!

VOU APRENDER NAO VOU DESISTIR, QUERO APRENDER "LINUXGUES" lol
 
A consola facilita muito certas tarefas, mas hoje em dia já não é primordial.
Por exemplo, o que tens de ir ao synaptic e procurar para instalar, em consola fazes por ex para o vlc
sudo apt-get install vlc
e já está.
Não é que seja necessário mas há coisas que servem como atalho se tiveres gosto por aprender.

Ricardodreamer
O guia consiste simplesmente em ir ao synaptic e instalares o pacote: Python-Qt4 (e as dependências que ele vai dizer para instalar)
depois fazes o download do programa e corres o mesmo...
 
Última edição:
como instalo o python-Qt4? ja estive a procurar e nao encontro, ha varias "coisas" como nome python mas o Qt4 nao encontro, tenho de fazer download?

ja agora como instalo a banda larga? e algo do genero do msn (era espectacular se funcionasse com mail da dependencia hotmail):D

quero mesmo aprender como se trabalha com o linux, e se la tive-se net era muito melhor, pois nao pecisava de procurar a informação no vista e reiniciar o pc pa abrir o ubuntu e aplicar a imformação, assim como procurar codec´s que como ja vi o linux nao tem nenhum:(
 
como instalo o python-Qt4? ja estive a procurar e nao encontro, ha varias "coisas" como nome python mas o Qt4 nao encontro, tenho de fazer download?

ja agora como instalo a banda larga? e algo do genero do msn (era espectacular se funcionasse com mail da dependencia hotmail):D

quero mesmo aprender como se trabalha com o linux, e se la tive-se net era muito melhor, pois nao pecisava de procurar a informação no vista e reiniciar o pc pa abrir o ubuntu e aplicar a imformação, assim como procurar codec´s que como ja vi o linux nao tem nenhum:(

Sistema-> Administração -> Gestor de pacotes synaptic

depois procura pelo que queres instalar.

Se querem instalar jogos mais main stream, podem sempre tentar o


  • Playonlinux
  • wine + cedaga (programa pago o 2o)
O wine já consegue por a correr bastantes jogos, procurem no google por "wine NOME DO JOGO"

Para msn tens vários clientes:


  • pidgin (simples e é o que uso)
  • emessene (o mais simples bonito, parecido com o Messenger do windows e eficaz na minha opinião)
  • aMSN (tem praticamente tudo o que tem o Messenger, mais pesado e algo feio)
  • Mercury Messenger (muito bom para Mac, mas pessado e pouco funcional no linux)
Para codecs instala algo que se chama ubuntu restricted extras

Código:
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

e aconselho a instalares o vlc, um óptimo player

Código:
sudo apt-get install vlc
 
ok obrigado por essa ajuda, mas como instalo a banda larga da vodafone? se ajudarem façam-no passo a passo please!!

quanto ao arpinacio eu procurei o que queria instalar ou seja o Python-Qt4, mas nao o encontrei:(

os codigos que o arpinacio postou servem para que?

se possivel ajudem-me para ja com a banda larga, pois preciso dela para fazer o download dos programas acima ividenciados!

desculpem se estou a fazer figura de estupido, mas nunca trabalhei com o linux(ubuntu)
 
ok obrigado por essa ajuda, mas como instalo a banda larga da vodafone? se ajudarem façam-no passo a passo please!!

quanto ao arpinacio eu procurei o que queria instalar ou seja o Python-Qt4, mas nao o encontrei:(

os codigos que o arpinacio postou servem para que?

se possivel ajudem-me para ja com a banda larga, pois preciso dela para fazer o download dos programas acima ividenciados!

desculpem se estou a fazer figura de estupido, mas nunca trabalhei com o linux(ubuntu)

Quando não se sabe pergunta-se, e é isso que estás a fazer ;) figura de estupido não estás a fazer de certeza.

Os "códigos" que te dei servem para por no terminal (ou konsole no teu caso se não estou em erro)

sudo - significa que vais executar algo em modo administrador

apt-get (ou aptitude) - é o gestor de instalação e remoção de pacotes ("programas", ou não, do Ubuntu)

install - é o comando que queres fazer

e a seguir vem o nome do pacote.

Quanto ao python, tenta por isto na consola

Código:
sudo aptitude install python-qt4
o erro que estás a cometer é a por as letras grandes, experimenta procurar por python-qt4.

As procuras por pacotes costumam ser case-sensitive (sensiveis à capitulação das letras) por isso deves ter sempre cuidado ao procurar e ver se realmente estás a escrever bem!

Quanto à banda larga não te posso ajudar, mas suponho que queiras instalar daquelas Pens móveis correcto?
 
Última edição:
Exacto a procura pelo pacote pyton-qt4 tem de ser escrito em minusculas pois o linux é case sensitive e em maiuscula não encontra desculpa foi engano meu que copiei directamente da página.

Quanto à placa da vodafone experimenta o sticky que está na mesma área deste tópico. pergunta por lá a ver se alguém sabe.
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=286804
 
Última edição:
Podes instalar o Djl que é uma especie de steam mas para jogos linux.
tens aqui um guia de um blog português sobre ele e como o instalar:
http://www.pplware.com/2009/05/25/djl-1213-o-steam-do-linux/
Este programa permite-te instalar famosos jogos como enemy territory, urban terror (parecido com CS) e muitos outros.

Um jogo multiplataforma e engraçado é o World of Goo do qual podes sacar o demo do site do jogo.

Espectacular, obrigado pela dica.
 
ate perguntava nesses topicos, mas ambos estao ja encerrados!!

quanto a procura de "pyton-qt4", mesmo em minusculas ele nao e encontrado!!!


quanto aos codigos, basta por o codigo e fica o programa instalado?

podem me dar todos os passos ate o local onde tenho de inserir os codigos? ano me estou a safar no linux!
 
ok, mas como e que eu acedo a isso? como e que la instalo software?
se possivel indiquem passo por passo

cumps

primeiro passo é encontrares a consola, terminal ou como se chamar :)


segundo passo é leres o que escrevi lá em cima

Quando não se sabe pergunta-se, e é isso que estás a fazer ;) figura de estupido não estás a fazer de certeza.

Os "códigos" que te dei servem para por no terminal (ou konsole no teu caso se não estou em erro)

sudo - significa que vais executar algo em modo administrador

apt-get (ou aptitude) - é o gestor de instalação e remoção de pacotes ("programas", ou não, do Ubuntu)

install - é o comando que queres fazer

e a seguir vem o nome do pacote.

Quanto ao python, tenta por isto na consola


Código:
 sudo aptitude install python-qt4
 
Back
Topo