1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalar Jogos no UBUNTU c/ extensão .run!!??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por PJ_viana, 5 de Setembro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 4493)

1. PJ_viana

PJ_viana Power Member

Pessoal eu em tempos já consegui mas neste momento já não sei como instalar programas no ubuntu! As distros linux só vão ser verdadeiramente amigáveis quando existir um programa para podermos instalar os programas com as diversas extensões. Eu tenho 2 jogos .run que estão no meu ambiente de trabalho no ubuntu ! Algum me sabe explicar "timtim por timtim" como se faz!?

Se existir algum tutorial, que me digam que eu não encontrei. De preferênia em portugues!

Obrigado

2. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Se é extensão .run é simples.

Botão direito em cima - > Propriedades -> Permissões -> e das permissões de EXECUÇÃO para ser executado.

Depois é só duplo click e escolher executar.

Pela consola
    chmod +x ficheiro.run
    ./ficheiro.run

3. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

É, portanto, um script simples?

4. iGama

hmm sim podemos dizer que um .run é um script. mas é um script com uma aplicação embutida. o Script é o que faz a instalação

5. PJ_viana

PJ_viana Power Member

Essa técnica de alterar a permissão resultou e parece que instalou! Agora não sei é em que pasta estão instalados os tais programas!? Na barra de aplicações não aparece lá nada!

6. skorzen

skorzen Power Member

Será:
    Código:
    /usr/bin

7. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

Tens que perceber que scripts normalmente não adicionam entradas nem no package manager nem nos menus, como os .deb fazem...

8. iGama

Normalmente nas instalações de .run ele diz onde vai instalar.

Depois, o normal é ele meter um executavel numa pasta do sistema ( /usr/bin/ ) para estar disponivel no sistema todo, logo será só ir a consola e escrever o nome do jogo.

Saber onde esta:

whereis nome_executavel ou locate nome_executavel

9. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Melhor ainda é fazer which nome_do_programa. ;)

Partilhar esta Página