Instalar Linux invalida garantia??

Ah, ok, resume-se tudo ao sistema operativo.
Se tiver então dois computadores com a tecla de Space avariada, o computador com Windows e software de overclocking instalado tem direito a garantia mas o computador com Ubuntu não tem. Percebi bem agora?
 
Ah, ok, resume-se tudo ao sistema operativo.

E se tiver mais do que um sistema operativo instalado? E se um desses for uma versão do MS Windows diferente da original? E se compraste um PC com o XP e se ainda estiver na garantia mas já tiveres instalado o MSW 7 + Slackware + FreeBSD?!

Só chatices! :)
 
Ah, ok, resume-se tudo ao sistema operativo.
Se tiver então dois computadores com a tecla de Space avariada, o computador com Windows e software de overclocking instalado tem direito a garantia mas o computador com Ubuntu não tem. Percebi bem agora?

O problema é quando nos distanciamos do artigo original, esquecemos todo o bom senso e partimos para a, desculpem lá o termo, parvoice.

O cliente foi-se queixar que algo no PC não funcionava, algo que podia ter deixado de funcionar por causa de drivers, leia-se SOFTWARE. Não estamos a falar da tecla SPACE, um problema óbvio de hardware.....qualquer situação levada ao extremo cai no rídiculo.

PS: E lembrem-se duma coisa. Desta história toda, só conhecemos um dos lados.
 
Última edição:
Portanto, se bem entendo, a garantia de um equipamento informático deixa de poder ser aplicada a partir do momento em que instalas o Firefox ou mudas a imagem de background. É isto?

Claro, até porque o Firefox complica logo a vida do gajo que a vai reparar... nem consegue trabalhar com uma imagem de fundo que não o Alentejo :rolleyes:
 
O problema é quando nos distanciamos do artigo original, esquecemos todo o bom senso e partimos para a, desculpem lá o termo, parvoice.

O cliente foi-se queixar que algo no PC não funcionava, algo que podia ter deixado de funcionar por causa de drivers, leia-se SOFTWARE. Não estamos a falar da tecla SPACE, um problema óbvio de hardware.....qualquer situação levada ao extremo cai no rídiculo.

PS: E lembrem-se duma coisa. Desta história toda, só conhecemos um dos lados.

Não é bem esse o caso. lê lá bem esta quote...

That night, I bought an external CD drive, dug out the system restore disc for the netbook, and reinstalled Windows.
On Sunday, I brought the computer back, proudly demonstrating that the machine was in its original state and that the hardware problems still persisted. The Geek Squad manager shot forward, looked me in the eyes, and said that Linux had permanently voided my warranty, and again insisted Linux had caused the computer's hardware problems.

O proprio utilizador deu-se ao trabalho de levar o PC com Windows instalado (o que vinha no CD de recuperação do PC) e a resposta que levou foi que ele ter instalado Linux lhe tira completamente retirado a garantia...

Isto faz sentido para alguém ? Para mim não faz, como já disse, ele levou lá o PC com Windows !
 
Estúpido é querer suporte à força para um Sistema Operativo que não é suportado pela loja na qual o aparelho foi comprado.

É preciso ser ainda mais estúpido quando o mesmo lhe é dito por vários funcionários, pelo gerente, sendo que este ainda reforçou a sua argumentação invocando os termos e condições nos quais foram adquiridos o aparelho em questão.

Sugiro-te que penses melhor em vez de usares o adjectivo "estúpido" para classificares o que eu digo, especialmente se os teus argumentos vão ser sempre assim.


Não está em causa o suporte ao software (linux). Está em causa a reparação do hardware da máquina, para o caso de te teres esquecido... E quanto muito a clausula brutalmente ambígua da garantia revela apenas que a empresa usa subterfúgios legais (que não deixam de ser pouco éticos) para proveito próprio. Daqui a bocado vale tudo, até citar passagens bíblicas abstractas interpretadas da maneira que mais lhes convém como justificação legal para poder contornar as obrigações, querem ver?


O problema é quando nos distanciamos do artigo original, esquecemos todo o bom senso e partimos para a, desculpem lá o termo, parvoice.

O cliente foi-se queixar que algo no PC não funcionava, algo que podia ter deixado de funcionar por causa de drivers, leia-se SOFTWARE. Não estamos a falar da tecla SPACE, um problema óbvio de hardware.....qualquer situação levada ao extremo cai no rídiculo.

PS: E lembrem-se duma coisa. Desta história toda, só conhecemos um dos lados.

Drivers? Então o homem perdeu o precioso tempo da sua vida a instalar o Windows novamente para confirmar que o problema é mesmo do hardware, nada a ver com o software!
Vocês com a ânsia de levar a taça (ou de lamber as botas ao mundo corporativo) até se esquecem de ler as coisas em condições.
Procederam mal e pronto. Sacudiram a água do capote e é mais um exemplo de má fé, mau atendimento. Infelizmente estamos condenados a que isto aconteça cada vez mais. Exactamente porque há quem ainda desculpabilize estas bestas da arte de mal servir.

A defesa do consumidor neste planeta deve funcionar tão bem quanto a inspecção dos Direitos Humanos: Pouco ou nada se faz!

Mas os consumidores também têm a culpa, sim senhor. Curiosamente a grande culpa do consumidor nestas situações não tem a ver com a forma com que lida com o produto que adquiriu, não, tem antes a ver com o facto de ser mal servido e mesmo assim continuar a ir lá encher-lhes os cofres e alimentar-lhes a prepotência. Mééééé.
E isto tudo já para nem falar do fabrico dos produtos em geral... Onde se aposta na quantidade em detrimento da qualidade. O desfecho não podia ser melhor quando logo ao início existe a mão de obra barata explorada em países orientais onde se coloca tanta gente em condições desumanas, expostas à contaminação, sem equipamento apropriado para ganharem uma esmola ao fim do mês! É um ciclo vicioso e selvático, onde já nem o cliente é tratado condignamente...


Claro, até porque o Firefox complica logo a vida do gajo que a vai reparar... nem consegue trabalhar com uma imagem de fundo que não o Alentejo :rolleyes:

Mesmo... Daqui a bocado os papeis invertem-se e passa a ser antes o cliente a servir as necessidades da empresa, fica com as côdeas secas e cala-se. lol. Tristeza!
 
Última edição:
Eu tb ainda estou para ver o q é q a Toshiba vai fazer com o portatil do meu pai. Aquilo tem 1 ano se tanto e muito pouco uso teve. Deu na cabeça ao velho q queria uma PC... enfim adiante. Em Novembro levou lá o PC a casa para fazer updates ao Vista que vinha de origem visto ele não ter net em casa. Fez os updates todos. Até aqui nada de novo se bem que aquilo demorava uma eternidade sempre q era para arrancar. Quase de cereteza problema do Vista é bem pesado-te seja do q for não se compreende como é q a Toshiba põe no mercado um PC q demora 5 minutos para arrancar. Se é do SO coloquem outro. Ao ver o Win 7 no meu PC perguntou-me logo se não dava para instalar no dele.

Umas semanas mais tarde levou lá o PC a casa já com um comportamento esquesito. Ainda em vista tava sempre a reiniciar qdo chegava ao splash screen, ainda consegui fazer login 1 vez para crashar e reiniciar logo a seguir. Pensei bem isto já tá tudo mamado foi mas é formatar e Win7 em cima.

Resultado só consegui instalar à segunda pq ele reiniciou a meio da instalação e mesmo apos instalar estava sempre com o mesmo comportamento, só à 3 ou 5 vez é q se conseguia fazer login. No final qdo o fomos entregar à Vobis ainda pior estava, desligava sozinho qdo chegava ao splash screen.

É óbivo que isto não é problema de SO e muito menos do Win 7 aliás a Toshiba até tem drivers para este portatil no site por isso é bom q não venham com historias. A meu ver é problema de HW, memoria, disco ou processador. Estou mais inclinado para as memorias. Vamos ver o q vem dali.

Deve é ser furstrante para o meu pai nunca teve PC aliás sempre fugiu deles decidiu comprar 1 até lhe ofereci vender o meu Acer de 2003 q continua ali para as curvas só não tem é bateria e ele não quis foi comprar novo e logo Toshiba para não ter problemas saiu-lhe o tiro pela colatra. Em termos de specs acho o portatil bem bom só que a marca começa a deixar muito a desejar actualmente vamos é ver o apoio técnico.
 
Última edição:
lamentável!

Era o que mais faltava não prestarem assistência técnica só porque está com Linux instalado...! Percebo perfeitamente quando se mandam PCs para a garantia, e repõem o software original. É errado, a meu ver, mas compreendo. São tudo procedimentos técnicos. Mas epah, não aceitarem um PC com outro SO instalado só porque está lá com Linux?! É de loucos! Eu tenho o direito de instalar o SO que bem quiser e me apetecer na máquina - afinal de contas dei o dinheiro por ela! Se depois repõem ou não isso é com eles. Agora não podem fazer com que se perca a garantia só por causa de ter Linux lá dentro! É uma alternativa tão válida como as restantes... ou se calhar até mais válida que as restantes...!

Não está em causa o suporte ao software (linux). Está em causa a reparação do hardware da máquina, para o caso de te teres esquecido... E quanto muito a clausula brutalmente ambígua da garantia revela apenas que a empresa usa subterfúgios legais (que não deixam de ser pouco éticos) para proveito próprio. Daqui a bocado vale tudo, até citar passagens bíblicas abstractas interpretadas da maneira que mais lhes convém como justificação legal para poder contornar as obrigações, querem ver?

Exacto, concordo contigo. É uma cláusula digna de uma empresa monopolista como a Best Buy me parece ser, tendo em conta o que fez nesta situação e o que concerteza fará noutras...

A defesa do consumidor neste planeta deve funcionar tão bem quanto a inspecção dos Direitos Humanos: Pouco ou nada se faz!

Essa é outra que me faz confusão. Gasta-se mais em armamento que na defesa dos direitos Humanos... mas indo ontopic, a defesa do consumidor não funciona como deveria em muitas empresas, que obriga as pessoas a irem a outras associações para verem os seus direitos defendidos. (cof cof...deco... cof cof) :facepalm:
 
O problema é quando nos distanciamos do artigo original, esquecemos todo o bom senso e partimos para a, desculpem lá o termo, parvoice.

O cliente foi-se queixar que algo no PC não funcionava, algo que podia ter deixado de funcionar por causa de drivers, leia-se SOFTWARE. Não estamos a falar da tecla SPACE, um problema óbvio de hardware.....qualquer situação levada ao extremo cai no rídiculo.
TFA disse:
My four month-old netbook's touchpad and power adapter all stopped working.
(...) The manager of the Geek Squad informed me that installing Ubuntu Linux on my machine voided my warranty, and that I could only have it serviced if the original Windows installation was restored. Furthermore, he insisted that the touchpad and power adapter had been broken because I installed Linux.
(...) On Sunday, I brought the computer back, proudly demonstrating that the machine was in its original state and that the hardware problems still persisted. The Geek Squad manager (...) said that Linux had permanently voided my warranty
Aconselho-te uma leitura do artigo (uma a sério, sem ser na diagonal) antes de acusares alguém de "distanciamento do artigo". A tecla de Space é um "problema óbvio do hardware" mas o touchpad e principalmente o adaptador de corrente podem deixar de funcionar por causa de drivers?

A história é simples: o cliente reportou dois problemas de hardware, quis activar a garantia e foi-lhe negada por ter instalado software diferente do original. Por qualquer razão mirabolante que ainda só vocês perceberam, a loja é que tem razão no meio disto tudo.

EDIT: O resto deste post foi escrito em resposta a outro post que foi apagado, e não ao que foi citado em cima.

1. O cliente não queria suporte, queria activar uma garantia. Se não sabes a diferença entre os dois termos aconselho um pequeno estudo.
2. O contrato de garantia feito nestas compras de equipamento informático é sempre feito sobre o hardware e nunca sobre o software. Nenhuma loja dá garantia (mais uma vez: garantia, e não suporte) ao Windows ou a outro qualquer sistema operativo.
 
Última edição:
E enquanto isso: não recebi uma única resposta ao que escrevi em contestação, nomeadamente por parte do Impersonator e do McFreak... Para eles deve ser bem mais interessante enveredar pelo caminho da infantilidade do que dar uso ao espírito crítico - independentemente da opinião que se tenha......
 
Última edição:
a garantia nao acaba... achava injusto se acaba-se, enfim, nao podem obrigar o cliente a usar o mesmo sistema operativo para sempre. quando toca a mecher em hardware e diferente, agora software o user e que sabe :007:
 
Bem venho só deixar aqui a informação do Toshiba do meu pai. Fomos levantá-lo à duas semanas sensivelmente. Não espigaram com o SO aliás nem formataram deixaram o mesmo sem alterações. E tal como eu previa era HW e não foi nada pouco tiveram de por uma board nova. Não abona nada em favor do material da Toshiba, portátil com 1 ano, muito pouco uso, muito mesmo se o meu pai lhe pegou 10x foi muito e a board vai de vela mas isso são outros assunto o q importa para aqui é q não espigaram com o SO e deixaram tudo como estava.
 
Back
Topo