Instalar linux mint em pc com processador AMD Ryzen 5 3600

mercadorpt

Power Member
Estou quase a adquirir/montar um pc novo com o processador AMD Ryzen 5 3600 e instalar o linux mint. Alguém que já o tenha feito?
Caso não o tenham feito com esta distro, já instalaram em algum pc com o processador referido?
Tiveram dificuldades?
Podem-me dar uma ajuda? É que já pesquisei no google e não consigo chegar a nenhuma conclusão.
Desde já obrigado a todos pela vossa colaboração
 
Boa tarde @mercadorpt,

Não será apenas o CPU que interessa, problemas de compatibilidade podem surgir de outra qualquer peça de hardware.
Eu tenho um Lenovo ThinkPad E585, com um AMD Ryzen 5 2500U, com o Linux Mint instalado. Inicialmente, com o LM19.2 (com o kernel 4.15) tinha alguns problemas na suspensão. Nunca consegui perceber o problema mas provavelmente estaria relacionado com a gpu.
Depois de actualizar para o LM19.3, já com o kernel 5.0, parece que resolveu o problema.
Isto para dizer que podes ter alguns problemas hoje e amanhã, com uma actualização, ficam resolvidos.

O meu conselho será para comprar e antes de instalar o Mint, experimentar com um live cd, testando as várias peças de hardware. Se necessário, instalar incialmente em dual boot com o Windows que vem instalado e, se tudo estiver bem, passado uns tempos, fazer uma nova instalação apagando o Windows.
 
Montei uma torre nova com o ryzen 3600 e instalei o mint sem problemas. Depois da instalação só tive de instalar uns drivers para a placa do WiFi que esta montada numa slot pcie
 
Back
Topo