Instalar Linux Mint em portatil com Windows 10

Barbaraps

Power Member
Gostaria de instalar o Linux mint num portátil amd para dar nova vida e tornar mais rápido.
Nunca mexi no Linux e dizem que é uma versão amiga do utilizador ao estilo Windows.
Vou notar diferenças? Vou ter problemas de drivers ou faz uma clean install com tudo?
Agora a pergunta a sério, como instalo isto no portátil com Windows 10 mas por favor para uma naba que só sabe clicar em janelas.
 
Nao é dificil, mas para quem nunca trabalhou/conhece linux o Mint é o ponto de partida. Nao é muito dificil de instalar, duas questoes queres mqnter o windows ou apagar e deixar só o linux mint no disco? Especificaçoes do computador ou portátil. Deixo aqui um video para teres uma ideia.
 
antes de instalares, podes sempre testar por pen/dvd sem
alterar nada no pc.
em resposta á tua pergunta, ele instala todos os drivers automaticamente.
fica plug & play.
 
Primeiro testa num live mode USB e depois começas a clicar e a instalar coisas na USB depois se gostares ou achares que podes vir a gostar de usar começas a procurar como instalar nos vídeos que o companheiros colocaram acima certamente te sugerem maneiras de o fazer a única coisa que tens de ter muita atenção é precisamente esse passo o decidir instalar mantendo o 10 ou seja ter um dual boot na mesma máquina deves então atentar bem em não apagar a partição windows e em respeitar o gestor de boot para que o 10 se mantenha iniciável.
Se vieres a ter o GNU/Linux 1 ano e o usares mais que o windows seguramente acabas por ficar apenas com o que gostas e claro é mais amigo do usuário devido ao código e às suas licenças!

Quanto a drivers a resposta é depende - depende da tua arquitectura tens hardware que fica prontinho desde o primeiro boot e outro hardware em que tens de meter mão tu para o ir consertando para funcionar normalmente são umas linhas em determinado arquivo de sistema ou caminho sistema e ficheiro.

As distribuições mais poluídas com firmware privado são os Mint , os Ubuntu e as Debian Derivadas com o famoso pacote firmware-non-free portanto é nestas que deves apostar para assegurar uma maior eficácia perante o uso desde o primeiro boot de todo o hardware configurado e portanto usável.

Bem-vindo à comunidade mesmo usando windows podes vir por cá e participar aqui cabemos todos.
 
Back
Topo