Instalar Linux na board ASRock 775 Dual-VSTA

RzR

Power Member
Boas...

Eu sou meio noob em Linux e experimentei o Ubuntu 8.10 durante 1 mês e meio no meu portátil.
Mas queria instalar no meu desktop só que o Ubuntu crasha sempre, o openSUSE só funciona em modo de texto e o ArchLinux nem dá para instalar.

Já me disseram que podia ser da board que não suportava Linux.. O resto do sistema está no My System.

Gostava que me ajudassem ou me indicassem um tutorial de como resolver o problema.

Desde já obrigado. :001:
 
Tive a ver e apesar de alguns relatos, actualmente dizem que funciona bem.
alguns relatos
http://www.phoronix.com/vr.php?view=8243
Hmmm... Sounds like you guys went through a lot of pain with this mobo.

I've not had nearly the same level of difficulty with it, and I've been running Ubuntu/Edgy/64Bit as a MythTV box since you guys previewed back in summertime.

My set-up is probably fairly simple comparitively; just an AGP card (I have used a PCI-Express card in it too a couple times), IDE HDD drive, IDE CD rom, and a ATSC tuner card.

Had a couple of problems with the mobo:
1) had to enable memory "compatibility" mode option - else the board crashes with my RAM
2) DMA didn't work until a 2 line IDE-ATA driver patch was applied (Edgy got this patch in the dev cycle pretty soon after I emailed them about it)

This one I still have:
3) wish my HDD would recognize a bit faster on boot-up... seems to take a good 30 - 40 seconds to detect.
http://www.linuxinsight.com/running_linux_on_the_asrock_775dual_vsta_motherboard.html

Os problemas podem ser é por causa da gráfica / driver. Define
Ubuntu crasha sempre (como?), o openSUSE só funciona em modo de texto (problema da gráfica/drivers) e o ArchLinux nem dá para instalar (o que acontece?). O disco é sata ou ide ?
 
Define Ubuntu crasha sempre (como?), o openSUSE só funciona em modo de texto (problema da gráfica/drivers) e o ArchLinux nem dá para instalar (o que acontece?). O disco é sata ou ide ?

O LiveCD não funciona encravava no boot. E quando tentava instalar de repente encravava, não conseguia mexer o rato... Não conseguia fazer absolutamente nada.

Depois lá consegui instala-lo mas sempre que entrava crashava, não conseguindo mexer o rato nem nada.

No openSUSE conseguia usar sem problemas o LiveCD, mas depois de instalado é que não dava o modo normal, só em modo de texto.

Quanto ao ArchLinux isso acho que sou eu que não sei instalar. :lol:


O disco acho que é SATA.
 
Última edição:
Bom dia!

Eu já tive o mesmo problema que tu à uns anos atrás, o que acontece é que o chipste dessa placa foi um pouco po muito mal montado.
Fazes assim. vais a BIOS colocas a saida de video para gráfica onboard e ligas o monitor a esta.
Arrancas, instalas o teu sistema operativo Ubuntu, agora acontece o passo crucial para pores a grafica a funcionar, tens que colocar a gráfica onboard na blacklist do ubuntu.

/etc/modprobe.d/blackilst

Dentro desse ficheiro colocas a linha:
Código:
blacklist intel_agp
Depois renicias o p, mudas para a a tua gráfica na BIOS, não te esqueças de mudar o cabo do monitor xD, instalas os drivers e pronto :D
Se tiveres alguma dúvida ou problema não hesites em perguntar !

Cumprimentos,
MasterKorp
 
Também tive esse problema há uns tempos.

Basta fazeres o que o masterkorp disse, mas eu acrescentaria uns passos.

Depois de teres ido à BIOS mudar a saída de video para VGA (onboard), e instalares o Ubuntu, quando ele chegar ao ecrã de Login pressionas CTRL+ALT+F1, isto irá abrir a consola, metes o teu username e password e depois escreves:

Código:
sudo nano /etc/modprobe.d/blacklist

Vais à ultima linha e escreves

Código:
blacklist intel_agp

depois pressionas CTRL+X para sair, e Y para guardar as alterações.
Escreves agora "sudo reboot", e segues o resto que o masterkorp disse.

Isto tudo porque depois de instalares o Ubuntu, ele poderá não carregar o desktop.
 
Também tive esse problema há uns tempos.

Basta fazeres o que o masterkorp disse, mas eu acrescentaria uns passos.

Depois de teres ido à BIOS mudar a saída de video para VGA (onboard), e instalares o Ubuntu, quando ele chegar ao ecrã de Login pressionas CTRL+ALT+F1, isto irá abrir a consola, metes o teu username e password e depois escreves:

Código:
sudo nano /etc/modprobe.d/blacklist
Vais à ultima linha e escreves

Código:
blacklist intel_agp
depois pressionas CTRL+X para sair, e Y para guardar as alterações.
Escreves agora "sudo reboot", e segues o resto que o masterkorp disse.

Isto tudo porque depois de instalares o Ubuntu, ele poderá não carregar o desktop.

LOL e não não foi o que eu disse? ?
 
Ele pode fazer isso em modo gráfico é desnecessário estar a difficultar as coisas, mas é uma boa alternativa também :D

Cumprimentos,
MasterKorp

Exacto, mas comigo, por exemplo, não deu para carregar o desktop. E tive de fazer tudo a partir do Login screen. Mas desde que ele consiga carregar, não há problemas ;)
 
Oi eu ttive que descobrir isto tudo sozinho, foi pelo método tentativa erro, fiquei meses com a gráfica até que enconteri este este ficheiro e investegei para que serviria e dái pronto :D
 
Back
Topo