1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Instalar Linux no meu sistema (RAID+Backup+Linux)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por José Alberto, 7 de Setembro de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 1603)

1. José Alberto

José Alberto Power Member

O meu sistema é o que está no My System mas vou explicar melhor a situação a ver se é possível instalar Linux de uma forma segura neste sistema.

O Windows está instalado em RAID0 com dois discos SATAII de 250 cada. Existe um terceiro disco SATAII de 500 que serve para guardar ficheiros. É possível colocar um quarto disco SATAII de... 40GB e instalar Linux nele sem colocar em perigo o Windows?

Aproveito para colocar mais duas questões:

-preciso de um driver SATA para instalar Linux (como acontece no Windows XP)?

-será possível fazer com que a versão de Linux que vou colocar (ainda não decidi qual) reconheça aquele disco de backup e eu consiga, por exemplo, ver fotografias, vídeos, ouvir MP3s ou criar ficheiros em Linux que depois possam ser abertos em Windows através desse disco de backup?

Muito obrigado.

2. petersaints

petersaints Power Member

Quanto às duas questões respondo-te já ;)

1. Qualquer distro recente suporta SATA sem problemas nativamente. Por isso não é cá preciso truques como no XP ;)

2. A maioria das distros mais user-friendly, Ubuntu por exemplo, permitem escrever em discos NTFS de forma automática através de um driver open-source que graças a reverse engeneering consegue escrever em NTFS. Distros mais "conservadoras" têm também o pacote necessário nos repositórios mas a configuração torna-se por norma manuel. De qualquer das formas leitura está assegurada em quase qualquer situação.

Quanto à parte de interferir com o Windows. Bem supostamente, mas convém ter atenção aquando da instalação, só esse disco de 40GB SATAII vai ter o seu MBR reescrito. Como tal para entrar em Windows é escolher um disco no boot e para entrar em Linux é escolher outro. No caso de partições vai-se sempre ao mesmo disco e só depois se escolhe o OS. No teu caso como tens os OSs em discos fisicamente separados ao escolher um disco estás a escolher o OS. No entanto nunca fiz esta configuração e deve haver aqui nesta secção quem te saiba indicar melhor.

P.S.: Qual é a distro que andas a pensar pôr? E vens experimentar Linux é?

3. José Alberto

Obrigado petersaints pela ajuda.

Toda a gente fala de Ubuntu, e como tem uma grande comunidade se calhar é a melhor opção.

Durante uns dias, há uns 2 anos mais ou menos, experimentei SUSE, o qual tive instalado no meu antigo computador durante várias semanas. Foi um bocado frustrante.

Mas antes de tratar disso preciso de conseguir uns suportes para discos internos da minha NOX Coolbay. Sem isso não haverá Linux no meu sistema.

4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Confirmo a informação do petersaints .
    E sem dúvida que é melhor instalares Linux num disco à parte.
    Agora os teus discos em RAID não serão reconhecidos (normalmente), pois criaste o raid em Windows.

5. José Alberto

...e não é possível criar uma partição nesse RAID0 para colocar Linux, certo?

Contactei uma loja nacional que distribui produtos NOX e fui informado que esses suportes não são vendidos aparte. A minha esperança é um amigo que comprou há pouco tempo uma NOX.

6. José Alberto

A loja disse que não tem esses acessórios aparte e o fabricante ainda não deu uma palavra.

E se criar uma partição nesse disco de backup? deixo uns 300GB para os meus dados e nos cento e tal restantes meto Linux... será possível? eu tenho medo é de perder o RAID. Uma vez instalei o Wubi e perdi o RAID (logo tive de reinstalar o Windows). Acredito que fui eu que fiz merd@

7. petersaints

petersaints Power Member

No que diz respeito a RAID não me atrevo a meter o bedelho ;) Mas quanto ao usares esse disco de backup não deves ter problemas e usá-lo dessa forma. Só não poderás aceder aos discos RAID do Windows enquanto em Linux (acredito que não te vá estragar o RAID dentro de Windows mas como já disse não quero dar garantias). Agora 100 e tal GB para Linux?? 20GB chegam e sobram...

8. José Alberto

O importante é haver leitura dos ficheiros que estão no Backup, em Windows quase nunca tenho documentos.

20GB chegam e sobram? quanto ocupa uma instalação típica de Ubuntu PT/PT?

9. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

4GB mais ou menos...

10. José Alberto

OK, então fica com 10 ou 20GB como disse o petersaints.

Antes da meia-noite espero estar a postar a partir do Ubuntu. Nada contra o Vista (muito pelo contrário) mas quero mexer numa coisa diferente.

11. José Alberto

Infelizmente perdi o RAID e em consequência um belo Vista que estava simplesmente perfeito. Ao menos não perdi os documentos em backup... mas o objectivo de ter Ubuntu foi cumprido.

Neste momento não tenho RAID0. O Vista, que foi instalado primeiro, está num disco de 250GB, o Ubuntu no outro de 250GB (ambos faziam o tal RAID0 do Vista) e o disco de 500 continua como sempre.

Verifiquei que desde o Vista consigo ver o disco de backup mas não o do Ubuntu. No Ubuntu consigo ver a partição de backup (e abrir os seus documentos) mas não consigo ver o disco onde está o Vista.

Tenho tanto para ver e aprender!!!

12. Toze das Coves

Toze das Coves What is folding?

Tens o formato FAT32 onde tanto podes escrever nos discos estando em windows como estando em Linux. Mas para tal penso, terás de formatar o computador.

Ou então tens outra opção que é montar os discos (devem estar em NTFS presumo) automaticamente cada vez que inicias.

O que não falta é tópicos de ajuda :)

13. José Alberto

Por acaso desde sempre tive acesso ao disco do Windows desde Ubuntu, só que não tinha reparado.

Mas sobre os tópicos de ajuda, estou a ter dificuldades para instalar os drivers da NVIDIA (com o Envy) e não sei o que fazer com os da Creative, porque parece que não existem para Ubuntu (estou sem som).

PS: estive a procurar ajuda no fórum e aqui está o que saiu com o comendo lspci:

Neste momento tenho som com os auscultadores USB da Logitech, mas ainda não consegui instalar o driver da nvidia ou pôr a funcionar a placa de som.

Última edição: 9 de Setembro de 2008
  14. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

Pois, é capaz de te faltar ALSA...ainda há coisa de um dia estava um com o mesmo problema...

Os drivers vídeo, o Envy não the oferece drivers closed-source?

15. José Alberto

Consegui instalar a gráfica e a placa de som procurando info na net.

Para a placa de som coloquei o modelo mais a palavra Ubuntu no buscador e apareceram tópicos de ajuda, precisamente instalando o Alsa. Para o driver da nvidia, no proprio site deles.

Tá fixe.

16. APLinhares

Staff Member

17. José Alberto

Ubuntu manual?

Durante a madrugada encontrei um fórum com a explicação sobre como pôr a funcionar o som com com esta placa X-Fi PCIe. Depois posso colocar o link. Só que não me pareceu razoável ter o Windows com 250GB sem RAID e ter Ubuntu numa gigantesca partição também de 250GB, assim que voltei ao inicio: criei o RAID0, instalei Windows nesses 500GB, criei 20GB no disco de Backup e voltei a instalar Ubuntu nele. Desta vez deixei que ele instalasse tudo como default, até porque não percebo nada de extensões. Novamente, perdi o acesso ao Windows por causa do RAID.

Não é possível instalar Ubuntu num sistema onde esteja o Windows em RAID?

Vou deixar os 20GB vazios à espera das vossas respostas.

PS: acabei de ver a tua actualização com as notícias da Creative. Não sei o que fiz mas tinha som. Se o som normal da placa ou uma coisa mais básica não sei... mas tinha.

18. APLinhares

Staff Member

19. José Alberto

Errrr.... onde é que eu instalei Ubuntu no RAID?

Fiz assim:

-Criei RAID0 com os dois discos de 250GB cada (ou seja, uma partição para Windows de 500GB).

-Tenho outro disco de 500GB no sistema que serve de Backup. Como tenho muito espaço livre pensei que criando uma partição nele, de 20GB, fosse possível instalar Ubuntu sem perder o RAID (ler post das 21:47). Criei essa pequena partição com o Gestor de Discos do Windows (sem formatar esse espaço, ou seja, não era NTFS ou coisa parecida).

-Após ter instalado o Vista mais o seu SP1 procedi a instalar Ubuntu. No BIOS, coloquei o arranque pelo CD e durante a instalação escolhi aquele espaço de 20GB. Só que depois, no fim da instalação do Ubuntu e ao reiniciar o sistema reparo que o gráfico onde aparece o RAID aparece uma falha. E sendo assim o Windows estava perdido.

É possível instalar Windows num disco de 250 e Ubuntu no outro de 250, só que acho um desperdicio de recursos; primeiro, porque perco o RAID0 no Windows e, segundo, porque 250GB é muitíssimo espaço para aprender a mexer no Ubuntu.

O que fiz de errado? continuo a ter os 20GB disponíveis no disco de 500.

PS: OMG, aqueles links... se calhar espero pelo meu eeePC 1000H. Vou já eliminar a partição de 20 e continuar a instalar a tralha no Windows. Obrigado pela ajuda.

20. José Alberto

Tenho acesso a um par de suportes para um disco.

O que queria saber, tendo em conta tudo o que aconteceu no outro dia, é se é possível instalar Ubuntu num disco aparte num sistema que tenha Windows com RAID0 ou se é melhor esquecer o assunto...

Partilhar esta Página