Instalar Linux no meu sistema (RAID+Backup+Linux)

Sim, não esquecendo que o Grub tem de ser instalado no MBR do "disco principal".
Por isso, a melhor forma é desligar os discos do raid e instalas o ubuntu normal/.
 
Sim, não esquecendo que o Grub tem de ser instalado no MBR do "disco principal".
Por isso, a melhor forma é desligar os discos do raid e instalas o ubuntu normal/.

Desligar o RAID implica perder tudo (a menos que coloque os discos nos mesmos portos SATA, mas é arriscado).

Está visto que neste sistema é quase impossível, assim que vou esperar a compra do Asus 1000H para das uma segunda oportunidade ao Linux.
 
eu disse desligar os discos do raid, n disse para "desfazer" o raid. É bem diferente.
É apenas para garantir que não tenta instalar o grub no MBR de 1 desses discos.
 
Última edição:
Mas depois, que aconteceria ao ligar os dois discos? como fazer com que o sistema crie um menú de boot para escolher o SO?

Quanto mais não seja, com aplicações que permitem adicionar entradas no bootmenu do vista para sistemas como o linux com facilidade....

Agora não me recordo do nome do prog que usei, se mais tarde me lembrar digo..

cumps
 
Boas malta vou aproveitar este topico pois tenho um problema parecido e gostava de o resolver, é o seguinte:

tenho 4 discos

2 de 160gb em raid0 com o windows e 1 partição de backup
1 de 160gb com linux
1 de 200gb com backup

a minha questão é tenho instalado o linux e reconheçe na boa o disco de 200gb de backup, mas nao reconhece o raid dos dois de 160gb , a minha questao é se é possivel ter acesso aos dados dos discos em raid.

Aguardo resposta

Cumps Esc
 
Tenho acesso a um par de suportes para um disco.

O que queria saber, tendo em conta tudo o que aconteceu no outro dia, é se é possível instalar Ubuntu num disco aparte num sistema que tenha Windows com RAID0 ou se é melhor esquecer o assunto...

Ser possível é, o problema será, como foi apontado, instalar o GRUB.
Se o Ubuntu detectar a RAID array é tranquilo, basta instalar aí o MBR.

Caso contrário, é arranjares um boot cd com o grub instalado, arrancar o cd, e instalar o GRUB manualmente no MBR da array.
Foi o que tive de fazer, recentemente, ao instalar Fedora numa RAID array partilhada com WIndows, dava erro a instalar GRUB dentro do ambiente de instalação e tive de o instalar usando o tal cd.
 
Última edição:
Back
Topo