1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Instalar Linux num disco Slave

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Ccovas, 12 de Março de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 1265)

1. Boas pessoal sou novo aqui no fórum e na instalação de Linux por isso precisava de uma ajudinha.

Tentei instalar o S.O. Linux Fedora Core 6.0 num disco Slave e instalou bem só que agora não me detecta qual o sistema que quer escolher ou Windows ou Linux, vai logo para o Windows como só tivesse um S.O. ou seja é como o Linux não existisse...o que terei de fazer para que detecte o Linux e posso escolher entre um e o outro?

Cumprimentos

CCovas

2. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Se instalaste noutro disco, tens que configurar na BIOS para arrancar por esse disco antes do outro (procura por boot sequence)

Cumps

3. luikki

luikki Power Member

instalaste o boot loader dio linux?

4. Ora bem respondendo á primeira resposta,fiz o boot sequence 1ª para o disco slave e vai para o Linux mas ao carregar o GRUB dá "Erro 15" :P não sei se é do CD ou se correu alguma coisa mal na instalação...

PAra a segunda resposta não instalei o boot loader dio linux ,mas acho que na instalação ele fez uma configuração qualquer para aparecer na BIOs só se não consegiu configurar.

vou experimentar com o boot loader do linux

5. luikki

luikki Power Member

fizeste a alteração à boot sequence depois de teres feito a instalação ou foi só agora, para experimentares?
    o boot loader está no sector de arranque do disco c: (master)....se estiveres a arrancar por d: não funciona....

6. Foi só agora meti em primeiro o Disco Slave e dpois o disco Primário mas depois dá o erro GRUB,
    Ao arrancar por C: só me vai aparecer o windows nem me dá possibilidade de escolha :S acho que vou tentar como ubuntu a ver o que dá.

Cumprimentos
    CCovas

7. Oo esta é nova para mim

e claro que dá erro... técnica de sapateiro a tentar construir naves espaciais...

quando instalas o linux seja em q partição ou disco (slave ou master ou o raio que o parta) tens que simplesmente configurar o boot loader do linux (que basicamente funciona como qualquer boot looder que existe). o mais vulgar é o lilo (LInux LOder), ou pelo menos era...

Agora, se já não resolveste o problema, tens algumas hipoteses
    - como não usaste o sistema operativo e não tens nada para fazer backup, reinstala...
    - usa um boot loader (www.google.com) e tenta configurar para poderes arrancar com o linux. deprendendo que tens no disco master o ruindows, podes ate usar alguns que funcionam com a microsoft.

8. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Se ele instalou o linux no segundo disco , o boot loader não ficou no segundo disco?? Logo não tem que arrancar por aí?

Se calhar fiz confusão então.. cumps

9. Já resolvi o problema, com o ubuntu só meti o Cd de instalação,instalei e o bootloader instalou automaticamente ao mesmo tempo que a instalação do ubuntu..devia ser algum problema do DVD mal gravado do Fedora.

Obrigado na mesma ppl.

Cumprimentos

Partilhar esta Página