Instalar linux num toshiba

dr_timothy

Power Member
ola boas a todos tenho um toshiba s1800-224 no qual gostaria de instalar algo de linux mas nao consigo pois apareceme sempre um ecra em preto com um - a piscar e nao sei dali. ja exprementei varios sistemas e nada desde . ubutun;caixa magica;alinux;onelinux;Linpus Linux Lite.... etc.... alguem me pode ajudar com esta situaçao... e ja agora k tipo de formataçao precisa de ter o disco (fat32;ntfs)

muito obrigado
 
esses testes foram com um live cd? ou durante a instalação do sistema operativo?


se foi com live cd repara que o processo é algo lento pois os dados têm de ser lidos a partir da drive optica.

presumo que estejas a instalar a partir de uma ISO sacada da net. se for o caso gravaste o ISO como imagem?
 
e ja agora k tipo de formataçao precisa de ter o disco (fat32;ntfs)

nem um nem outro. embora seja possivel usar o fat é aconselhavel, para a generalidade dos utilizadores, optar por ext3 (ou reiserfs) que são os mais utilizados e com melhor suporte creio eu.


sim ja exprementei em livecd e a instalar e é igual nas 2 situações e foi tudo gravado correctamente k OS aconselhas para exprementar

não me parece que o teu problema seja distro specific já que tentaste com tantas distribuições diferentes. o laptop arranca bem com windows? não tens nenhum componente de hardware defeituoso?
 
nop agora tive a esprementar o puppylinux e da nao sei e se esta intalado se esta a correr em livecd ..... nao tenho e net nao sei com ofaço para ter tenho.... como uso e pcmcia para a rede nao sei se a drives para isto mas o k eu gostava de ter o limpus lite
 
nem um nem outro. embora seja possivel usar o fat é aconselhavel, para a generalidade dos utilizadores, optar por ext3 (ou reiserfs) que são os mais utilizados e com melhor suporte creio eu.

O ReiserFS creio que foi descontinuado, e o seu sucessor ainda não foi integrado no kernel linux. Mas o ext3 é uma boa solução...
 
a opção mais comum é formatar o disco com ext3 imediatamente após a criação das partições desejadas. na maioria das distros este processo ocorre de forma natural durante a instalação. o menu de instalação pergunta qual o sistema de ficheiros a usar.
 
Em primeiro de tudo, convinha correres um LiveCD de uma distribuição que detecte todo o teu hardware sem grandes problemas já que esse é um dos aspectos mais importantes.
Como a maior parte das distros mais conhecidas têm comunidades muito pro-activas, não ficarás sem resposta ás tuas questões independentemente da tua escolha.

Aconselho-te vivamente experimentar o SimplyMepis ( está quase a sair a nova versão ), o PCLinuxOS ( nova versão dentro de alguns dias também ), Mandriva, OpenSUSE, Ubuntu, etc...
Caso os LiveCD's corram sem problemas, e se desejares apenas instalar o Linux no computador, qualquer dessas distros consegue-te particionar o disco rígido automaticamente sem te preocupates se é swap, ext3, ext2 etc...
Depois de instalares e te ambientares a uma nova realidade, podes ir adquirindo conhecimentos ao teu ritmo. O Linux é tão complicado como tu desejes que ele seja ! Ou seja, se quiseres te aprofundar imenso no mundo Linux, tens pano para mangas ! Se desejares apenas ser um utilizador "à lá Windows" tipo point and click, não há qualquer problema já que o Linux é igualmente fácil.
 
esta versao do puppy e em live cd alguem sabe como se faz para instalar visto k nao tem no menu

Para preparar o disco fazer:

Menu -> System -> Gparted Partition Manager

Formatar uma partição em ext2 ou ext3

Formatar outra partição em linux-swap com o dobro da memória instalada no computador

Pode-se criar ainda outra partição em ext2, ext3, fat32 ou NTFS para ficheiros pessoais

Não esquecer de por a flag boot na 1ª partição

Fazer apply


Para a instalação do Puppy Linux fazer:

Menu -> Setup -> Puppy universall installer

Guia ilustrativo para a instalação:

http://www.murga-linux.com/puppy/viewtopic.php?search_id=1214231058&t=29653

forum de puppy linux:

http://www.murga-linux.com/puppy/index.php
 
Back
Topo