Instalar Linux, perde se a garantia?

Concordo contigo... aliás, há uns temos fui a uma loja pedir uma torre sem windows (e nem era pa meter pirata, porque tenho as chaves da universidade) e disseram-me que tudo o que saia dali era com windows..............
e quando falei em comprar peça por peça disseram-me que desde que fosse um disco lá dentro tinha que ir com S.O..........

Aqui está a noticia: http://www.linux.com/articles/114250

e há mais:

:wow:http://www.tgdaily.com/content/view/33819/118/:wow:

há uma lei na UE, parece que ainda não entrou em vigor, e até tive a falar com o esquiso sobre isso, mas dentro em breve, cabe ao utilizador final escolher se quer, e qual o SO que vem com a máquina... não sendo, como actualmente, escolha da marca :)
 
ola de novo...

isso é uma optima noticia, uma vez que o preço dos portateis (e dos fixos) obrigatoriamente baixa.
 
isso é uma optima noticia, uma vez que o preço dos portateis (e dos fixos) obrigatoriamente baixa.

Pois sim... Já estou mesmo a ver os computadores com Windows e os "limpos" ao mesmo preço. Ou então sobem aos que trazem Windows para compensar :lol:
Mas é sem dúvida uma boa noticia.
 
há uma lei na UE, parece que ainda não entrou em vigor, e até tive a falar com o esquiso sobre isso, mas dentro em breve, cabe ao utilizador final escolher se quer, e qual o SO que vem com a máquina... não sendo, como actualmente, escolha da marca :)

Apesar de concordar com a medida, estou a ver a pirataria a aumentar, o pessoal compra um PC mais barato uns trocos com uma qualquer distro instalada ou mesmo sem SO e a 1ª coisa que faz quando chegar a casa é instalar o Windows Pirata, não deixo no entanto de achar que se trata de uma excelente medida, por várias razões, a 1ª e a mais obvia é que não obriga ninguém a pagar por algo que não necessita, ou porque têm já licenças do Windows, ou porque têm o Windows grátis pela Universidade, ou porque utilizam outro SO, eu neste momento tenho uma licença OEM do Vista HP e só usei o SO um par de vezes, nem dual boot tenho agora. Outra vantagem poderá ser o aumento do suporte/compatibilidade do hardware em Linux.
 
Bem, o que eu sei é que o meu portátil já foi para o pós-venda (não foi para a garantia) com dual-boot Vista/Ubuntu e ninguém se queixou. O senhor lá viu que havia um problema no Vista e tal. Nem se atreveu a mexer no Ubuntu.

Parece que os técnicos de hoje em dia só sabem mexer em Windows, o que é parcialmente lamentável mas igualmente aceitável.
 
há uma lei na UE, parece que ainda não entrou em vigor, e até tive a falar com o esquiso sobre isso, mas dentro em breve, cabe ao utilizador final escolher se quer, e qual o SO que vem com a máquina... não sendo, como actualmente, escolha da marca :)

essa lei já tem uns aninhos... o problema é chegar a uma loja e pedir um HP, um Sony ou um pc duma multinacional desta "envergadura" e convencê-los a vender sem windows... já fiz isso para um HP, um LG e um Sony e todos me diziam o mesmo: "Só vendemos com Windows".
Infelizmente cá em portugal ainda pensam que o Linux é um bicho que come computadores... ora bem......
 
Voces não teem de convencer a vender sem windows, faz parte do contracto da marca. A unica coisa que teem de fazer, como ja apareceu nas noticias há uns meses, é na primeira vez que ligam o portatil, rejeitar o license agreement do S.O., e na loja a comunicar que o que aconteceu, devolvendo a chave e o cd de recuperação. :) Ainda vos devem de devolver a fracção do preço que pagava o SO, menos de 100€ prái.

Se não estou em erro, houve quem já tenha feito isso cá no forum.
 
essa lei já tem uns aninhos... o problema é chegar a uma loja e pedir um HP, um Sony ou um pc duma multinacional desta "envergadura" e convencê-los a vender sem windows... já fiz isso para um HP, um LG e um Sony e todos me diziam o mesmo: "Só vendemos com Windows".
Infelizmente cá em portugal ainda pensam que o Linux é um bicho que come computadores... ora bem......
A lei tem uns aninhos..
mas para o estudo sério foi á pouco tempo.. e já havia uma data em que esta ia entrar em vigor..

quando?
não sei :(
Voces não teem de convencer a vender sem windows, faz parte do contracto da marca. A unica coisa que teem de fazer, como ja apareceu nas noticias há uns meses, é na primeira vez que ligam o portatil, rejeitar o license agreement do S.O., e na loja a comunicar que o que aconteceu, devolvendo a chave e o cd de recuperação. :) Ainda vos devem de devolver a fracção do preço que pagava o SO, menos de 100€ prái.

Se não estou em erro, houve quem já tenha feito isso cá no forum.
Yeah keep dreaming.. eles dizem te logo, o problema foi que não carregou no Eu aceito.. :rolleyes:
já se sabe como as lojas são..
 
Pois sim... Já estou mesmo a ver os computadores com Windows e os "limpos" ao mesmo preço. Ou então sobem aos que trazem Windows para compensar :lol:
Mas é sem dúvida uma boa noticia.

Se for ao mesmo preço, podes sempre vender o windows, ganhando alguns cobres :)

Eu ja perguntei ACER como fazer para eles me devolverem o dinheiro do windows, a resposta deles é q temos de enviar o portatil para eles a fim de retirarem a etiqueta e formatarem o disco, Depois dao uns miseros 60 eur pelo SO ... COm agravante de pagar os portes e ter problemas durante o transporte ...

A base esta em proibirem a venda de software englobada com a maquina. O maximo q podem fazer é ofercer o SO e outro software.

Nos casos de englobarem o software com a maquina, a empresa seria responsavel em pagar tds as despesas do tribunal, para alem da multa a começar por quem vendeu ate a quem distribuiu.
 
Última edição:
Back
Topo