Instalar Linux sem bootloader, forçar arranque via menu BIOS

M_guest

Banido
Isto é algo que, não sei como, consegui por a dar num Lenovo Thinkpad X250 de um colega meu, estávamos a tentar instalar o Ubuntu mas o Ubuntu insistia em não estava a reconhecer a partição do Windows 10 e, não sei quantas voltas depois consegui por o Thinkad a reconhecer o Windows 10 e Ubuntu como unidades separadas de arranque no menu de arranque da BIOS.

Isto é, ao ligar o portatil ele vai logo para o Windows 10 (de uma forma bastante rápida, até, vai logo do logo Lenovo para o Windows 10 e só se acede ao Ubuntu ao escolher a opção para arrancar de outro disco via o POST / BIOS do Thinkpad, ora era algo isso mesmo que eu queria para o meu, ter o portátil nativamente a arrancar em Windows 10 e o arranque em Ubuntu ser algo a ser feito via BIOS / POST, e quando digo portátil também digo o de mesa.

Porque não usar o GRUB / Bootloader e está feito? Não aguento escolher uma opção ou por o Windows 10 como opção base do GRUB e cortas-lhe uns segundos para teres mesmo que estar com atenção para arrancar em Windows 10, à semelhança do que já é o caso? Porque não instalei o Linux para ter tudo simples :D

Já sabia / suspeitava que era possível ter vários SO num só sistema e poder escolher manualmente um a um sem ter que usar um bootloader, cada um ter a sua própria partição de arranque e ter a BIOS / UEFI (sei que já não se chama BIOS mas assim é mais fácil compreender) mas sempre que procuro informação em como fazer isto só encontro no seguimento de "Isto deu asneira, quero o meu Bootloader de volta".

Alguêm já experimentou algo do gênero?
Grato por qualquer dica que possam dar.

Suspeito que tenha que configurar o portati a arrancar apenas por UEFI e forçar o mesmo a reconhecer o Windows 10 e o Ubuntu como unidades de arranque próprias, aqui a questão é como conseguir fazer isso. Possivelmente tenha que "reparar" o bootloader do Windows 10 de forma a tornar-se distinto do Ubuntu...
 
Back
Topo