Instalar o Beryl... Melhor maneira ?

eu nao sou nenhum fundamentalista opensource... acho bem que as cenas sejam open source e nao vejo nenhum senao nisso, mas o que quero é ter um bom performance... eu acho a minha nvidia óptima e já tem um par de anos quase... no glxgears tenho 1400FPS, ja' agora digam se é bom ou mau :P
acho muito bem que os drivers de linux sejam open source... afinal, é esse o objectivo do linux, e também como estes sao diferentes dos do windows é na boa, nao perdem nada para a concorrencia! alias se a comunidade linux se recusasse a ter drivers fechados eles abriam... porque? porque não haveria "linuxers" a comprar nvidias.
abraços
 
Ok. Já foi dito acima que esta discussão era inútil.

Estar a comparar o poder de uma ATI ou Nvidia a uma Intel é escusado. O que não é escusado é dizer que os drivers da Intel são muito, mas muito melhores que os drivers da ATi ou Nvidia. Isso, ninguém pode contrariar.

Falar em Intel só tem lógica se estivermos a falar de laptops, não desktops. Eu conheço várias pessoas que ao comprarem um laptop para meter linux, a primeira coisa que o laptop tem obrigatoriamente que ter é uma placa da Intel. ATI não vale mesmo a pena, e Nvidia não se tem tanta escolha. Claro que não são laptops para jogar, são para trabalhar, e de vez em quando jogar um ou outro jogo menos exigente (dá para jogar Football Manager 2007 na boa, numa Intel, por exemplo).

Para desktop, só há uma opção, na minha perspectiva, Nvidia.

Conclusão. Desktop --> Nvidia. Laptop para trabalhar --> Intel (além das vantagens dos drivers ficam muito mais baratos). Laptop para trabalhar/jogar (possivelmente em dual boot) --> Nvidia. ATI, nunca, em nenhuma situação.
 
Em termos apenas de ambiente gráfico (no games), pelo que tenho visto (não quer dizer que seja regra), a Intel supera a NVIDIA.

A Intel com Beryl/Compiz torna-se mais fluido..

Se formos comparar o comportamento em jogos, claro que a NVIDIA sendo mais 'poderosa', ganha..
 
Mas então o que é que tens visto??
Não deve de ser muito.. porque em jogos com Intel's não há muito pra ver... suporte Dx9? 404 not found... logo risca 90% dos jogos do último ano.
Mesmo os mais antigos, falta músculo às gráficas de 64Mb dedicados para correr seja que jogo for a 3D...

Resumindo querem um desktop/laptop para ter exclusivamente Linux e talvez uns joguitos 2D/3D básico: Intel, em todo o resto (que envolva usar Linux): nVidia.
Depois há sempre o caso de não usarem Linux, ou usarem-no sem Beryl e terem Windows para jogos em que se torna perfeitamente aceitável ter uma ATI. ;)

Btw... o tipo já teve resposta... e mesmo assim continuamos com este offtopic lamme, hurray to us!!
 
Eu repito, instalei o beryl no meu sistema e está a correr bem rápido...sem problemas, a Placa é uma ATI Radeon 9600 de 256mb (P4 3,4ghz e 1Gb ram).

Mas sim tenho e terei o Windows, há jogos no windows que (ainda) não há em linux :P
 
... e que nunca haverão ;)

É normal que tenhas conseguido por isso a funcionar, aqui ninguém disse que não dava... simplesmente é bem menos imediato do que na "concorrência" ;)
 
No meu portátil com uma 7300 tenho o beryl activado com alguns probs:

- não tenho aquela barra superior com os butões para minimizar/maximizar as janelas;
- a consola fica branca;
- não consigo activar os themes do emerald;

Para os dois primeiros items já vi a solução (option "AddARGGlxvisuals" "True") que não ficou a funcionar. Para o ultimo problema ainda não achei solução.
 
tenta por isso case sensitive (AddARGBGLXVisuals)
se for nvidia, mete tambem AddARGBVisuals (nao apagues o outro)
se a consola fica branca é por isso quase de certeza
nao te esqueças do restart ao x (ctrl alt backspace)
 
Desculpem lá resuscitar isto...

Mas não encontrei nenhum sitio melhor no techzone para a resoluçao deste problema..
Quando inicio o beryl tenho esta mensagem:

**************************************************************
* Beryl system compatiblity check *
**************************************************************

Detected xserver : AIGLX

Checking Display :0.0 ...

Checking for XComposite extension : passed (v0.3)
Checking for XDamage extension : passed
Checking for RandR extension : passed
Checking for XSync extension : passed

Checking Screen 0 ...

Checking for GLX_SGIX_fbconfig : passed
Checking for GLX_EXT_texture_from_pixmap : passed
Checking for non power of two texture support : failed

Support for non power of two textures missing
beryl: Support for non power of two textures missing
beryl: Failed to manage screen: 0
beryl: No manageable screens found on display :0.0


A placa é uma ATI 9200 de portátil, e o mais estranho é que eu tinha o beryl a funcionar na boa antes de ter formatado o pc (ok o efeito de água não funcionava mas o resto sim..)
Alguém sabe o que fazer a isto?

Cumps.

Edit: Já resolvi o problema.. reinstall ubuntu lolol
 
Última edição:
Boas pessoal!
Ainda sou um noob no linux pois so o iniciei à uam semana mas ja me surgiu um problema...
eu instalei o ubuntu 7.04 e tudo corria na normalidade a respeito dos efeitos visuais. hoje apareceu-me um problema pois nao consigo activar os efeitos do ambiente de trabalho, o linux diz que nao é possivel activar...
o k se passa?
alguem me ajuda?

cumps
 
boas, um tutorial para instalar o beryl em ubuntu numa grafica intel alguem arranja ??? queria instalar o beryl no meu portatil :004:


cumps
 
Última edição:
Nunca pensei que o meu computador ainda me pudesse surpreender em termo gráficos, Os seus 8 anitos já ha muito que se faziam sentir. Com o windows já nada fazia (msn, winamp e já mal abria o firefox). Em vez de lhe dar um biqueiro decidi experimentar Linux (Ubuntu 7.04) pq segundo pesquisei era o mais recente há mÊs e meio e o mais "user friendly". E agora NÃO COMPREENDO PQ É Q NG USA LINUX (ou pq são tão poucos os q o fazem). O meu comp parece novo. A parte alguns problemazitos de noobice isto é BRUTAL. Faço tudo o que fazia, mais rápido do que qd comprei o comp e com mais satisfação. Ainda não experimentei o VM ou o WINE pq ainda não precisei de absolutamente nada que não encontrasse de graça para linux, que de uma forma ou de outra me permitisse fazer o que fazia no Win (jogos o meu comp nunca aguentou nada de jeito). O win é absolutamente castrador das máquinas.
O Beryl foi a minha ultima descoberta (no windows não tinha uma única animação, nem cores, nem fudo de ecrã enfim, era um cemitério). Deu uma nova vida ao comp, estou maravilhado. LINUX rula, vocês são os maiores. Tenho de fazer muito, mas mesmo muito esforço junto de colegas e amigos para não ser chato a falar disto e não me tornar num dos fanáticos que sempre detestei.
O Beryl rula muito mesmo.
Parabéns a todos.


Se calhar não devia ter postado isto aqui, mas a intenção inicial era mesmo comentar o Beryl, entusiasmei-me, sorry!
 
Última edição:
boas!!
instalei o ubuntu este fim d semana no meu pc,e inda nao vejo nada dakilo!!tou em fase d exploração!!:lol:
mas ja agora gostava k m dissessem pa k serve o beryl??kal a sua função??
obrigado!

cumps
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo