Em vez do Gparted preferi utilizar o Partition Magic. Tentei o Gparted mas nem sequer consegui instalá-lo como deve ser, enquanto que o partition magic foi bem fácil.
No entanto encontrei outro problema, que já havia acontecido no passado quando tentei isto.
Ao iniciar o pc com o CD do WinXP, faço boot a partir do mesmo...ele faz umas quantas verificações normais (no rodapé) e depois aparece o 1.º menú (para instalar o windows, repará-lo ou sair da instação).
Quando carrego para instalar o windows aparece-me logo de seguida esta mensagem:
"Setup did not find any hard disk drives installed in your computer.
Make sure any hard disk drives are powered on and properly connected to your computer, and that any disk-related hardware configuration is correct. This may involve running a manufacturer-supplied diagnostic or setup program.
Setup cannot continue. To quit Setup, press F3."
Isto provavelmente deve ser problema das drives, como diz a mensagem. No entanto fui dar uma voltinha ao site da HP à procura de respostas/drives mas sem sucesso. A minha questão é se alguém já teve esta mensagem ou se sabe o que fazer a seguir?
Naquelas verificações que correm em rodapé antes dos menús de instalação, há um aviso que não sei se pode estar relacionado com isto:
"Press ... to install a third-party SCSI or RAID driver"
Se alguém souber alguma coisa sobre isto, agradecia uma ajudinha
(P.S. - como já referi num reply atrás, isto é um portátil que veio previamente com o SO Windows Vista instalado, sem qualquer CD do SO. Apenas tenho um CD de recuperação que tive que fazer no início caso precissse de "formatar" o PC).