Guia Instalar o Windows XP num PC com o Windows VISTA

Boas noites,

Estou tentado a criar um dual boot no meu portatil, estive a ler o topico e já tenho um cd do xp com drivers sata falta ir ao sita da toshiba sacar os drivers para xp.

Tenho instalado o vista no c: tendo partição d: livre, segundo percebi, faço nova instalação do xp no d:, corro esse programa boot pro, e selecciono a drive c: para o xp?!? e fica funcional? sem problemas de boot?
depois para ficar com o xp a iniciar auto como faço, tipo ficar uns 5 segundos a espera, e se quiser selecciono o vista.

cumps e desculpem lá se calhar perguntas desnecessarias

Segui os passos, instalei o xp em D:, segui os passos e está tudo como queria tks.
 
Última edição:
ntldr

oi!!!!
Fiz tal e qual como diz este tutorial,
o vista funciona perfeitamente, max quando vo pa iniciar o windows xp diz que falta o ficheiro ntldr, como resolvo este problema?
 
Bom tutorial! ;)

Já agora uma dúvida Romani:

Se o pc vier com Vista mas sem CD (ya, isto cada vez se torna mais comum nos portáteis...chulisse total mas pronto...) de instação do Vista, continua a ser viável este método? Ou é mesmo necessário o CD para criar a partição?

A única coisa que tenho é um cd de recuperação que tive que fazer inicialmente :rolleyes:
 
Em vez do Gparted preferi utilizar o Partition Magic. Tentei o Gparted mas nem sequer consegui instalá-lo como deve ser, enquanto que o partition magic foi bem fácil.

No entanto encontrei outro problema, que já havia acontecido no passado quando tentei isto.

Ao iniciar o pc com o CD do WinXP, faço boot a partir do mesmo...ele faz umas quantas verificações normais (no rodapé) e depois aparece o 1.º menú (para instalar o windows, repará-lo ou sair da instação).

Quando carrego para instalar o windows aparece-me logo de seguida esta mensagem:

"Setup did not find any hard disk drives installed in your computer.

Make sure any hard disk drives are powered on and properly connected to your computer, and that any disk-related hardware configuration is correct. This may involve running a manufacturer-supplied diagnostic or setup program.

Setup cannot continue. To quit Setup, press F3."

Isto provavelmente deve ser problema das drives, como diz a mensagem. No entanto fui dar uma voltinha ao site da HP à procura de respostas/drives mas sem sucesso. A minha questão é se alguém já teve esta mensagem ou se sabe o que fazer a seguir?
Naquelas verificações que correm em rodapé antes dos menús de instalação, há um aviso que não sei se pode estar relacionado com isto:

"Press ... to install a third-party SCSI or RAID driver"

Se alguém souber alguma coisa sobre isto, agradecia uma ajudinha ;)

(P.S. - como já referi num reply atrás, isto é um portátil que veio previamente com o SO Windows Vista instalado, sem qualquer CD do SO. Apenas tenho um CD de recuperação que tive que fazer no início caso precissse de "formatar" o PC).
 
Mesmo assim prefiro faze lo com dois discos,instala-se um sistema em cada disco que é o melhor, pois já tentei fazer parecido com o que está no tutorial e deu porcaria

Resultado tive de formatar o pc novamente
 
Boas :)

Metade do problema já ficou resolvido...isto é a parte de conseguir criar o CD do WinXP, contendo as drives para reconhecer SATA.
Thx pela ajuda Romani48 ;)

Agora vem a outra parte mais chata. Como disse anteriormente, não tenho o CD do Vista (apenas um de recuperação do sistema)...infelizmente tenho que fazer esta recuperação sempre porque vem com componentes já instalados, importantes para o portatil que tenho. E o que ele faz é particionar o espaço todo do disco para o Vista. Ou seja, entrando com o do XP não me serve de nada porque não há nenhum Unpartioned space.
Preciso então de uma ferramenta que faça a gestão de partições. Já experimentei o partition magic (infelizmente ainda não é compatível com o Vista...referem isso na Symantec, e também experimentei para testar e não deu), o partition logic (não reconhece o disco) e também tentei o GParted, mas este nem sequer percebi como se instalava. :confused:

Se alguém conhecer algum que consiga gerir as partições e que seja compatível com o Vista avise sff ;)
 
boas

tenho o VISTA e XP instalados no PC e não houve problemas até agora, funcionou logo à primeira.

1- instalei o XP e criei as partições necessárias
2- instalei de seguida o VISTA
3- apos o reboot no VISTA usei o EasyBCD para criar\configurar o bootloader para ele reconhecer a partição do XP correctamente
4- o bootloader ficou correcto e até hoje entro no XP e VISTA sem problema

quanto ao contrário não expermentei ou seja instalar o XP já com o VISTA no pc mas pelo tutorial que segui na altura é quase a mesma coisa:

How to dual boot Vista and XP (with Vista installed first) -- the step-by-step guide

http://apcmag.com/how_to_dual_boot_vista_and_xp_with_vista_installed_first__the_stepbystep_guide.htm


o progama para gerir o bootloader pode-se encontrar aqui na versão mais recente:

EasyBCD 1.7.2
http://neosmart.net/dl.php?id=1

cump

edit: sorry esqueci-me que este topico era um tutorial, se quiserem apagar o post não há problema so quis demonstrar a experiencia pessoal duma forma simples e pratica.
 
Última edição:
tinha uma questao sobre 2 SO no mm pc, n sei se será o topico correcto, mas pronto

tendo dois SO(xp e vista) e quiser isntalar por exemplo o office, cm posso fazer para n ter q o instalar 2xs e ocupar o dobro do espaco?
 
boot com o CD do XP, e no ecra que te vai aparecer depois do carregamento dos ficheiros, tens Enter para iniciar a instalação ou R para entrares na consola ;)
 
pela lógica terás que instalar duas vezes claro pois são OS autónomos\independentes, o que instalas num não terás acesso no outro.

cump
 
Back
Topo