Instalar Pacotes

Condez

Portugal@Home Member
Bem, a minha questão é a seguinte:

Quando instalei o Mandrake 10.1 no meu pc, não instalei o GCC.

Estou a usar o instalador de pacotes "Mandrake Control Center -> Software Management" para o instalar, mas está constantemente a pedir-me o cd2 do mandrake.

Tenho aqui comigo, coloco na drive mas nunca o reconhece como o cd2.
Ja testei o cd e não tem problemas nenhuns.

Gostava que me indicassem o que posso fazer para conseguir superar este obstaculo.


Obrigado.
Um abraço.
 
Isso é deveras estranho.
Podes não recorrer ao cd, sacando o rpm do gcc da net, e instalando de seguida.
Agora o prob de n detectar o 2º cd n faço ideia do que possa ser ..
O 1º é detectado sem probs?
Ele está a montar direito o cd-rom n está?
 
vê lá, nao faças como eu que me pedia o dvd e nao o detectava...sabes pq? pq pus o dvd em cima de um cd que tava na drive...duh :D
 
Não, a drive não tem la nenhum cd debaixo do DVD, lol;

Sim, ele está a montar o cd-rom sem problemas e o cd está sem erros, pois já o testei.

Também não faço idea alguma de qual é o stress do linux;

Não têm mais nenhuma idea do que possa ser?

PS: Quanto a sacar o rpm do gcc da net, ja tentei mas não encontrei; apenas encontrei uma versão que necessita de ser compilada préviamente.


Um abraço.
 
Concez:
Sem conseguir ajudar com o teu problema dizia-te para experimentares uma distribuição baseada em debian. É que vejo estes problemas como o que estás a ter e penso que isto com o apt-get ou o modo grafico que é o synaptic e/ou o Kpackage no KDE não acontecia.
Boa sorte com isso.

PS. Por acaso não exsite nenhuma rpm do que queres instalar?
É que rpm é facil de instalar, isto se não tiveres dependencias a chatear (coisa que mais uma vez não sabes o que é em debian)
 
Instala com o rpm!
Pões o CD1, montas, e vais à directoria Mandrake/RPMS e procuras com um ls (por exemplo ls gcc*.rpm) pelos pacotes gcc. Quando encontrares o tal pacote por exemplo gcc<....>.rpm fazes:

rpm -Uvh gcc<....>.rpm

Eventualmente ele diz que há falhas nas dependencias e diz o que ele precisa para instalar esse tal pacote. Procuras os tais pacotes (que podem estar nos outros CD's) que faltam e instalas da mesma forma.
 
Não tenho o primeiro cd comigo.

Já saquei umas rpm's do gcc da net, mas não consigo instalar nenhuma devido ás dependencias.

Entretanto já saquei as dependencias mas também não as consigo instalar.

Tipo, aqui vai um exemplo:

[root@* *]# rpm -Uvh glibc-devel-2.3.3-21mdk.i586.rpm
warning: glibc-devel-2.3.3-21mdk.i586.rpm: V3 DSA signature: NOKEY, key ID 70771ff3
error: Failed dependencies:
glibc = 6:2.3.3-21mdk is needed by glibc-devel-2.3.3-21mdk


Saquei o glib pois quando quero instslar o gcc ele diz que necessita do glib (dependencia).

Porra, não percebo nada disto.

Alguem me dá uma ajuda nisto?


Agradeço desde já a todos os que me têm tentado ajudar, pela vossa disponibilidade e compreensão.
Um abraço.
 
por acaso isso do dvd.. a mim a instalar no meu caso debian,kd xega altura da instalaçao ele n ve o dvd ... lol... e correu boot... tb n percebo..lol
 
Se calhar tens de montar o dvd. Vê no /etc/fstab qual a directoria que tens de montar. Se fosse um cd-rom tinhas de fazer mount /mnt/cdrom.
Alguns kerneis de algumas distros têm o supermount no qual não é necessário fazer mount.
 
Quando introduzo um CD/DVD o mandrake monta automaticamente a drive.

Karmack, ao digitar o comando, apareceme o seguinte:

[root@* *]# rpm -qa | grep -i glibc
glibc-2.3.3-20mdk

E agora?

Um abraço.
 
Condez disse:
Quando introduzo um CD/DVD o mandrake monta automaticamente a drive.

Karmack, ao digitar o comando, apareceme o seguinte:

[root@* *]# rpm -qa | grep -i glibc
glibc-2.3.3-20mdk

E agora?

Um abraço.

então tens uma das hipóteses:
- arranja o glibc-2.3.3-20-devel ou
- faz upgrade para o glibc-2.3.3-21 (penso que fazer upgrade ao glibc não é trivial)
- ou então a que tem mais risco fazer um rpm --force -Uvh glibc-2.3.3-21-devel (mas aí não há garantias que funcione)

O melhor mesmo é utilizar o urpmi. Eu não uso porque infelizmente os melhores ftps para fazer upgrades (Mandrake claro) são internacionais.
 
Fiz o seguinte:

[root@* *]# urpmi glibc

ftp://gd.tuwien.ac.at/pub/linux/Man...in_updates/./glibc-2.3.3-23.1.101mdk.i586.rpm
installing /var/cache/urpmi/rpms/glibc-2.3.3-23.1.101mdk.i586.rpm
Preparing... ##################################################
1:glibc ##################################################
Reloading postfix: [ OK ]

A seguir, tento instalar o "gcc-3.4.1-4mdk.i586.rpm" e o "gcc-3.4.3-6mdk.i586.rpm" mas continua a dar erro de dependencias, tipo:

[root@* *]# rpm -Uvh gcc-3.4.1-4mdk.i586.rpm
warning: gcc-3.4.1-4mdk.i586.rpm: V3 DSA signature: NOKEY, key ID 70771ff3
error: Failed dependencies:
gcc-cpp = 3.4.1-4mdk is needed by gcc-3.4.1-4mdk
glibc-devel >= 2.2.5-14mdk is needed by gcc-3.4.1-4mdk

[root@* *]# rpm -Uvh gcc-3.4.3-6mdk.i586.rpm
error: Failed dependencies:
binutils >= 2.15.92.0.2-1mdk is needed by gcc-3.4.3-6mdk
gcc-cpp = 3.4.3-6mdk is needed by gcc-3.4.3-6mdk
glibc-devel >= 2.2.5-14mdk is needed by gcc-3.4.3-6mdk


Não estou mesmo a perceber o que se está a passar.

Um abraço.
 
AndreAPL

Dá isto:

[root@* *]# rpm --allfiles --force --nodeps gcc-3.4.3-6mdk.i586.rpm
rpm: only installation, upgrading, rmsource and rmspec may be forced



Karmack

Quando faço urpmi gcc, ele pede-me para inserir o 2º CD, eu insiro mas ele continua a pedirme o 2º CD.
Não reconhece.



Um abraço.
 
Condez disse:
Karmack

Quando faço urpmi gcc, ele pede-me para inserir o 2º CD, eu insiro mas ele continua a pedirme o 2º CD.
Não reconhece.



Um abraço.


Procura no google por urpmi.addmedia. Tu podes especificar um endereço ftp onde haja pacotes da Mandrake e ele vai buscar ao repositorio todos os pacotes que precisas e instala.

Vê aqui http://urpmi.notix.net/

Escolhe o ftp principal
 
Karmack

Finalmente.

Já tinha ido a esse site, mas não tinha adicionado o ftp official. Depois de o fazer, fui através dai e ele sacou-me tudo o que tinha que sacar e já instalou.



Epá, muito obrigado a ambos (AndreAPL e Karmack) pela vossa ajuda e compreensão.
Obrigado.
Um abraço.
 
Back
Topo