1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalar php5 (5.4.11-1)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por PsySc0rpi0n, 23 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 12; Visualizações: 849)

1. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Estou a tentar instalar esta versão do php para conseguir instalar uma outra app que requer o php5.4.7 pelo menos.

Estou a sacar os .debs daqui mas estou a ter erros de dependências...

Podem-me ajudar a instalar isto?

É que preciso do software para a universidade e sem uma versão do php mais recente que a 5.4.7 não consigo instalar o tal software...

2. nfk

nfk Power Member

O sistema é debian squeeze? E quais são os erros?

Se não conseguires pelo deb podes experimentar compilar e instalar com o checkinstall.

3. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Estou em wheezy...

Ou seja, instalo o checkinstall... E depois??

4. nfk

nfk Power Member

O checkinstall é só para o passo final, depois da compilação. Terias de fazer o download do php, compilar e depois em vez de correr make install, corrias checkinstall make install. A ideia é ficares com um pacote feito e ser fácil desinstalar.

Antes disso podes experimentar a versão que está no repositório experimental de Debian, mas também pode ter problemas de dependências.

Se acabares por compilar o php, corre antes "apt-get build-dep php5", para instalar as dependências de compilação do php sem teres de as descobrir por tentativa e erro.

5. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Ok, assim não me estou a entender...

De onde posso sacar uma versão igual ou superior à 5.4.7 do PHP para o Debian Wheezy amd64?

Depois faço o comando "apt-get build-dep php5" antes ou depois de compilar?

6. nfk

nfk Power Member

O que eu sugeri que visses antes, do repositório experimental, é a versão 5.5 alpha (não recomendado para produção, mas suponho que não seja esse o teu perfil).

Se esse não der, ou não quiseres essa versão, a minha sugestão era fazeres o download da última versão estável (5.4.12), diretamente do site do php, para compilar no teu computador. Corres "apt-get build-dep php5" antes de compilar. O que o build-dep faz é instalar todas as dependências de compilação de um determinado pacote (essencialmente pacotes acabados em -dev ou outros pacotes que tenham bibliotecas ligadas dinamicamente que sejam necessárias para o programa correr). Isso é só uma questão de conveniência. Podes simplesmente correr o ./configure do php para ver o que tens de instalar, mas dá mais trabalho. E tens de ter em conta que o build-dep instala as dependências da versão que está no wheezy, que não são necessariamente as mesmas da versão 5.4.12, mas isso não costuma ser um problema.

7. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Já instalei as dependências e acho que correu tudo bem.

Já saquei o php-5.5.0alpha5 e já o descompactei...

Já fiz também o ./configure e também acho que correu bem.

Agora faço o make e sudo make install ou faço pelo checkinstall? Pelo checkinstall como é?

8. nfk

nfk Power Member

Para o php 5.5, se foste buscar o .deb não precisavas de o descompactar. Corre "dpkg -i <ficheiro>", em que <ficheiro> é o nome do .deb. Se não houver problemas de dependências ele instala e fica registado no sistema como qualquer outro pacote.

Se a instalação falhar, aí sim precisas de compilar. Corres primeiro o make, normalmente, e só para o "make install" é que usas o checkinstall. É só correr "checkinstall make install" e responder às perguntas. Podes responder com os defaults e no fim não precisas de fazer mais nada, o programa fica instalado.

9. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Não. Não usei debs. Saquei do site do php, fiz o "apt-get build-dep php5", descompacter o tar.gz e fiz o ./configure...

10. nfk

nfk Power Member

Ah ok, se eu fosse sacar do site do php usava a versão estável em vez da alpha, mas não há problema. Se o ./configure não se queixou de bibliotecas em falta, agora só tens de fazer make e "checkinstall make install". Respondes às perguntas do checkinstall com os defaults e está feito.

11. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Já fiz o make... E agora está a fazer o make test que o make aconselhou no final! Depois vou fazer o sudo make install porque não sei se ainda posso usar o checkinstall make install.

12. nfk

nfk Power Member

Podes usar o checkinstall, mas não é necessário. A única vantagem do checkinstall é que é fácil desinstalar ou fazer o upgrade. Se isso não é importante não há razão nenhuma para o usar.

13. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Ok... Já instalei o PHP e já instalei a outra app que necessitava do PHP.

No entanto, neste release há um bug qualquer que está identificado mas ainda não está resolvido.

Ao fazer/experimentar "make test" como sugeriu o ./configure, ele mostra um erro/bug...

Partilhar esta Página