Instalar programas e RPMs em Linux

Continuando no tópico.
Esta noite tive uma experiencia muito agradável. Não estou a falar disso seus perversos.
Intalei pela primeira vez um rpm no Suse 9.0. No caso o Mozilla Firebird 0.8. Não podia ser mais simples.
Agora já o Mozilla Thunderbird não havia rpm e foi difícil perceber que era só clicar dias vezes no tazo:D , copiar a pasta para a directoria e fazer em linha de comandos ./thunderbird
A conclusão é que sem ajuda o Linux pode ser muito frustante. Mas com os rpms e suporte de drivers parece-me uma lufada de ar fresco.
Como sou o que percebo menos de Linux que está aqui na thread achei importante dizer isto. Enquanto falam de apt-get, portage e afins que eu ainda não cheguei lá acho muito bom que se traga a simplicidade para o Linux. Para que não seja um ghetto de meia duzia de entusiastas. E para que no final 99% dos users que usam Linux tb usam windows porque dá mais jeito para algumas coisas.
A maior dificuldade que tenho sentido é perceber o básico do básico. O desafio é para compilarmos (onde é que já ouvi isto) uns artigos muito simples e meter em sticky aqui no forum. Os power users que indiquem o caminho aos aprendizes.

P.S. Thanks Nemesis11. You are the greatest
 
eu gosto mt do slackware, mas tentei usar o slaptget e nao deu cmg, e eu nao tenho tido tempo para usar o slackware como ants.. torna-se dificil manter os progs actualizados e da sempre trabalho a instalar as coisas pq temos que ver as dependencias e kompilar tudo ah mao. No entanto pq quem tem tempo paciencia e ker aprender a mexer minimament no linux slackware eh o melhor :) usei-o durante 1 ano e foi o que aprendi mais :)

"Podes apagar esses ficheiros...
Não são lixo... são os ficheiros que usaste e que podes ter interesse em guardar."

Sei que não sao lixo mas sao ficheiros que na sao importantes para o sistema funcionar, ja os apaguei por falta de espaço no portatil, no entanto os distfiles nao se deve apagar, pq se tiver ke kompilar de novo la se gasta mais downloads :/

ainda mais offtopic: é seguro usar o partition magic pa aumentar a partiçao do linux e diminuir a do windows?
 
Originally posted by kanguru
eu gosto mt do slackware, mas tentei usar o slaptget e nao deu cmg, e eu nao tenho tido tempo para usar o slackware como ants.. torna-se dificil manter os progs actualizados e da sempre trabalho a instalar as coisas pq temos que ver as dependencias e kompilar tudo ah mao. No entanto pq quem tem tempo paciencia e ker aprender a mexer minimament no linux slackware eh o melhor :) usei-o durante 1 ano e foi o que aprendi mais :)

usa o swaret então.

Originally posted by kanguru

ainda mais offtopic: é seguro usar o partition magic pa aumentar a partiçao do linux e diminuir a do windows?

Nunca tive problemas, mas parece k há ai psl k já teve e não gosta muito d usar. Quanto a mim, é o k custumo usar em Windows.
 
Alphentauri, nem mais.
A consola é que é onde reside o poder do linux.
Por isso é que nem todos o querem usar ...
gostam de andar a mexer em menus, em vez de dar aos dedos.
Tb há aquela noção, errada e bem errada, de que a consola é difícil (n se sabe os comandos e mais n sei o q), mas antes o DOS tb n tinha menus e ng se queixava :D
É preciso é fazer um pequeno esforço para aprender e nem todos estão dispostos a fazer esse esforço ...

Cumps a todos
 
a consola pode-s tornar complikada... ma ninguem disse k era fácil. nos meus dias tb sabia os nomes dakeles pokemons todos e eram muitos pa c******!! :D tá tudo na memoria e na experiencia :)
 
Originally posted by Alphentauri
a consola pode-s tornar complikada... ma ninguem disse k era fácil. nos meus dias tb sabia os nomes dakeles pokemons todos e eram muitos pa c******!! :D tá tudo na memoria e na experiencia :)


Comparação da tanga...

N fiscaste sem disco durante um fim de semana por ver os pokemons pois n??:D :D :D :D :004:

[]z
 
Ora nem mais ... man que tanto me tem ajudado nas horas em que estou mais fuc*** que sei lá o q.
Mas há páginas de man que são maiores que sei lá o q :D
 
Metro, podes ir a www.linux.org -> courses e ler o curso básico e intermédio...

já te dá para fazer muita coisa, pelo menos para substituir o windows :)

quanto a linux...porra, tem uma cena que eu simplesmente adoro que é a seguinte...tenho um problema, chamemos-lhe "problemaX"...vou a www.google.com -> problemaX e aparecem-me 2 ziliões de páginas com a resolução...há muito mais apoio na "comunidade"
 
Back
Topo