Instalar programas no Armbian Linux Ubuntu

Boa noite
Adquiri um mini PC Orange PI PC e instalei o sistema operativo Armbian xenial, que julgo ser baseado em ubunto.

O meu problema: não consigo instalar programas. Pretendia para já instalar o "transmission" e um programa para controlar remotamente o computador.

Não sou um user muito experiente em Linux. Usei durante algum tempo o Ubuntu e gostei bastante. Na altura instalava os programas através da central de programas, era fácil e intuitivo. Neste momento não consigo instalar nada.

Se alguém me poder dar umas dicas agradecia.

Cumprimentos
 
Boa noite
Adquiri um mini PC Orange PI PC e instalei o sistema operativo Armbian xenial, que julgo ser baseado em ubunto.

O meu problema: não consigo instalar programas. Pretendia para já instalar o "transmission" e um programa para controlar remotamente o computador.

Não sou um user muito experiente em Linux. Usei durante algum tempo o Ubuntu e gostei bastante. Na altura instalava os programas através da central de programas, era fácil e intuitivo. Neste momento não consigo instalar nada.

Se alguém me poder dar umas dicas agradecia.

Cumprimentos

Ora bem, uma rapida pesquisa deu para perceber que é baseado em Ubuntu. Diz uma coisa, não conheço muito bem este tipo de mini pc. Tens algum terminal, que possas abrir?

Entretanto dá uma vista de olhos a esta documentação. https://docs.armbian.com/User-Guide_Getting-Started/
 
Diz entre outras coisas:

E: unable to correct problems, you have held broken packages

Vais ao imgur e carregas a imagem, para colar aqui.

Parece que é dificil, pelo que pude entender para instalares progrmas, terás que fazer como em baixo;

All our images are digitally signed and therefore it’s possible to check their authenticity. You need to unzip the download package and issue those commands (Linux/macOS, you might need to install dependencies first, eg. apt-get install gnupg p7zip on Debian/Ubuntu or brew install gnupg p7zip on macOS):

# download public key from the database
gpg --keyserver pgp.mit.edu --recv-key DF00FAF1C577104B50BF1D0093D6889F9F0E78D5
gpg --verify Armbian_5.18_Armada_Debian_jessie_3.10.94.img.asc

# proper response
gpg: Signature made sob 09 jan 2016 15:01:03 CET using RSA key ID 9F0E78D5
gpg: Good signature from "Igor Pecovnik (Ljubljana, Slovenia) <[email protected]>"

# wrong reponse. Not genuine Armbian image!
gpg: Signature made Sun 03 Jan 2016 11:46:25 AM CET using RSA key ID 9F0E78D5
gpg: BAD signature from "Igor Pecovnik (Ljubljana, Slovenia) <[email protected]>"

It is safe to ignore the message WARNING: This key is not certified with a trusted signature!

Parece que é um pouco diferente, do que no linux.

Exsite um utilizador neste forum, que já teve um raspberry. Pode ser que ele saiba a solução.
@Minguno Chamado á recepção.
 
Um pequeno a parte...
Experimentei há dias neste mini PC uma versão lubunto.. pareceu-me impecável. Tinha tudo o que precisava de raiz, desde o transmission, libreoffice, central de software, etc....

Problema: não reconheceu nenhuma das pens WiFi que tenho cá em casa.

Neste tipo de PC é possivel instalar drivers de determinado hardware? Em específico seria uma pen RTL8188etv...
 
Um pequeno a parte...
Experimentei há dias neste mini PC uma versão lubunto.. pareceu-me impecável. Tinha tudo o que precisava de raiz, desde o transmission, libreoffice, central de software, etc....

Problema: não reconheceu nenhuma das pens WiFi que tenho cá em casa.

Neste tipo de PC é possivel instalar drivers de determinado hardware? Em específico seria uma pen RTL8188etv...

Tens que actualizar o sistema, segundo a informação tens um pacote para actualizar.
E na instalação do transmission, pergunta qual queres instalar?
Tenta assim.

apt-get update && apt-get upgrade
apt-get install transmission-gtk
 
Um pequeno a parte...
Experimentei há dias neste mini PC uma versão lubunto.. pareceu-me impecável. Tinha tudo o que precisava de raiz, desde o transmission, libreoffice, central de software, etc....

Problema: não reconheceu nenhuma das pens WiFi que tenho cá em casa.

Neste tipo de PC é possivel instalar drivers de determinado hardware? Em específico seria uma pen RTL8188etv...

Provavelmene tens de procurar e instalar os drivers via manual uma vez que não estejam em reositórios via non-free repositories em .deb package , o método manual resume-se a ./configure, make , make-install .
O source tens várias formas de procurar por uma possivel versão - desde o nome da pen (marca) procurando no site oficial ou bem em sites terceiros de pessoas que tenham algum código de configuração escrito para identificação do periférico a kernel Linux, um comando interessante este caso é o lspci , lsusb e devidas opções.

https://wiki.debian.org/HowToIdentifyADevice/USB

Espero que te ajude.
 
Back
Topo