1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Instalar SO / PC sem drive disquetes / Sata = Impossivel?

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por rfcap, 6 de Julho de 2005. (Respostas: 15; Visualizações: 2926)

1. rfcap

rfcap Power Member

Após têr mudado de caixa num pc, decidi que o mesmo não ia ficar com drive de disquetes, pensar que só a usei 1 ou 2x em cerca de 2 anos!

E tendo em conta que já podemos encontrar bootcds que fazem o mesmo efeito que uma disquete de arranque, existiria razão para manter a drive? Não!!!

:rolleyes:

Só que no decorrer de uma conversa cheguei a uma conclusão.

E se o vosso sistema só tiver discos sata, actualmente mesmo um cd com o SO do tio Bill não tem suporte para sata, e para instalarmos o SO precisamos de carregar os drivers sata a partir de uma disquete!!

O xp seja o 1º, o sp1, o sp2 não trás os drivers sata que permitam uma instalação livre de drive de disquetes!

Agora pergunto, existirá algum modo de dar a volta a esta situação? :confused:

Comentem sff.

2. Rechousa

Rechousa Power Member

Sim, instalas a partir do CD de arranque que funciona, ora vejamos:

Montei recentemente uma máquina nova (que por acaso tb estou com outro problema - http://www.techzonept.com/showthread.php?t=66281) e nessa máquina coloquei um disco SATA de 200Gb.

Coloquei o CD do XP (1a versão sem qq Service Pack) e ele reconheceu o disco.

É verdade que só reconheceu 130 Gb (qdo eu vi isto, comecei a ficar preocupado), mas depois com os WindowsUpdates ficou tudo a funcionar bem (excepto o problema da temperatura, lol, http://www.techzonept.com/showthread.php?t=66281)

Penso que não tens que te preocupar. Mete o CD no leitor e tá a andar ;)

Abraços,
    Rechousa
    From Rechousa City

3. rfcap

rfcap Power Member

Se não é indiscrição que motherboard usaste, é que já existem boards que têm os controladores sata lá metidos, não sendo por isso preciso carregar qualquer tipo de controlador manualmente!

4. xBoShY

xBoShY Power Member

yah... isso depende do controlador k usas.te...

caso necessites mesmo -> arranja uma drive de disquetes usb :) funciona :)

Satas já nem há muito problema... o pior é os raids

5. rfcap

rfcap Power Member

Bom seria têr um cd do xp já com os controladores que normalmente carregamos para instalação, usando o F6 scsi/raid controllers, já no próprio sistema operativo!

Assim acabava a necessidade de carregar os controladores a partir da disquete.

Já que falas numa drive disquetes usb, então teoricamente também daria uma pendrive :eek:

Comentem para o bem do povo!

6. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

eu nao tenho bem a certeza do que vou dizer (vsto que nao tenho SATA e já nao formato à mto tempo)...

... mas o XP ao iniciar a instalaçao (na parte em que começa a carregar os controladores) nao aparece lá em baixo durante uns 2/3seg algo do genero "press F? to install SATA device." ?
    (na linha mesmo no fundo do monitor)

se a board for razoavelmente evoluida (reconhecer dispositivos USB em DOS), acho que dá pra fazer isso.

Última edição: 6 de Julho de 2005
  7. Mitnick

Mitnick Power Member

Boas.. eu uso SATA ja a algum tempo e nunca precisei de disquetes o meu sistema.
    Numa Board ASROCK um colga teve esse problema e eu fiz um CD BOOT com os drivers SATA da disquete para ele e achoque funcionou.
    Tenta fazer um CD BOOT com o Nero ou com o WinISO que isso deve funcar.

8. kazuza

kazuza Power Member

A única maneira que tens de por isso a funcar se não tiveres drive FDD, e a controladora SATA não for nativa, só mesmo usando sysprep e unattended install ... :rolleyes:

Não vale a pena tentares embutir os drivers em driver.cab, porque à parte de deixando de estar assinado, o programa de configuração do XP só vai ler esse ficheiro quando a instalação já for em modo gráfico (GUI), sendo os ficheiros do controlador necessários no inicio da configuração em modo texto ...

Googlem por "setupmgr" e "KB838080" ;)

Última edição: 7 de Julho de 2005
  9. Forgotten

Forgotten Banido

F6, mas grande parte de boards com raid sata necessitam dos drivers

10. dElpH!

dElpH! 1st Folding then Sex

Na minha NF7-S rev 2.0 tenho que usar disquetes para instalar os drivers do sata , ja tentei todos os xp's mas ainda tem que ir ás disquetes ;

11. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

tanto a nf7-s como a minha an7, n têm o sata nativo, logo precisam de drivers para instalar o sata.
    mas as boards recentes já n precisam da diskette pk trazem o controlador sata nativo. digo isso pk ja montei mtos computadores com discos sata e nunca precisei de nenhuma diskette :D

p.s: boa dica kazuza ;) quando chegar a casa a ver se tomo nota disso, pk para mim dá jeito. apesar de provavelmente já n precisar desse sistema, ja ke na ultima vez ke instalei o windows, depois de ter tudo instalado fiz uns cd's com a imagem do disco... assim é pôr os cd's e pronto... :D

12. dElpH!

dElpH! 1st Folding then Sex

eu para evitar a por a drive de diskettes uso o acronis true imagem :P

[]'s

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Eu para instalar o windoze num single SATA não preciso de disquetes para nada!!

Agora em raid sim, preciso de drivers, senão ele reconhece os discos em separado!!

é uma pena não poder loadar a partir de outra source sem ser a velhaca driver de disquetes!! :mad: Se desse para "emular" uma drive disquetes com pen disks ou CD's...

14. migueluxo

migueluxo [email protected] Member

Eu tenho uma Abit NF7-S e consigo usar satas no meu CD do windows :)
    Hahahahaha e Sem precisar de Disketes :P Toma toma

é muito simples fazer isso, mas muito simples mesmo. se quizerem saber como por os Drivers SATA incluidos no CD do windows, avisem.

Xau xau

15. kalachnikov

kalachnikov Power Member

diskets para quê

Olha faz um cd de boot com o " nlite "onde inseres todos os drivers que quiseres
    e arranca com ele. http://www.winajuda.com/tutorial37_winxp_personalizado_nlite.php
    Miguluxo...entao o menino anda aqui a dar baile a quem necessita de ajuda :lol:
    :
    seria mais agradavel explicares a cena ao inves de seres sarcastico : :lol:
    nao faças aos outros aquilo que nao gostarias que te fizessem :x2: :P :P :P

16. migueluxo

migueluxo [email protected] Member

Lol epah desculpa mas nao me consegui conter. mas tal como o "kalachnikov" disse, é tao simples quanto isso. muito simples mesmo, foi a primeira coisa q eu fiz a semana passado quando passei para a nova fase da minha vida....RAID 0 :)

aproveitem e metao logo os updates todos , e hotfixes na ISO.

Xau ppl, desculpem lá ter sido ROUTO :)

Partilhar esta Página