Instalar ssd + caddy com hdd

DCG Robb

Membro
Boas pessoal,
Alterei o hdd de um compaq presario cq61 para um sdd e procedi à instalação do windows 10.
A instalação correu bem e a diferença de desempenho foi bastante notória.
Decidi instalar o hdd antigo, formatado, numa caddy e colocá-lo no local dos cd's como memória extra (uso exclusivo para guardar documentos).
Acontece que, ao ligar o pc, o mesmo não sabe por qual disco deve arrancar ficando com um _ a piscar num fundo preto. Se eu remover a caddy, o pc já arranca normalmente.
Conseguem me ajudar a resolver este problema?
Preciso mesmo de habilitar a caddy pois o sdd que coloquei tem apenas 120GB dado este ter apenas como finalidade correr o SO, e não pretendo estar sempre a retirar a caddy cada vez que quero ligar o pc.
 
Aproveito o tópico para não abrir outro.

Pretendo fazer o mesmo num portátil que o autor do tópico.

Alguém sabe se o portátil ASUS X555YA tem SATA 3 na ligação da drive óptica.
Ou em alternativa um software que me diga se é SATA 3 ou SATA 2.
Isto para saber se posso instalar o SSD no caddy ou se é melhor trocar os discos para não limitar o SSD caso seja SATA 2.
Obrigado desde já.
 
Normalmente o ssd vai sempre para o primeiro slot e k hdd para a caddy

Agora sendo um asus que tem daughter board para a placa do hdd eu não mexia muito, que isso é muito frágil
 
Obrigado pela resposta.
Pelo que vi para colocar no lugar da drive óptica é "só" desapertar parafusos, desencaixar a tampa com o teclado, tirar o leitor, meter o caddy e voltar a apertar tudo.
Para trocar os discos já é preciso mexer em mais umas coisas.
Por isso eu prefiro meter o SSD no caddy
, mas se for SATA 2 pelo que li vou limitar a velocidade do disco.

Não sabes como descobrir se é SATA 3 ou SATA 2?
 
Obrigado pela resposta.
Pelo que vi para colocar no lugar da drive óptica é "só" desapertar parafusos, desencaixar a tampa com o teclado, tirar o leitor, meter o caddy e voltar a apertar tudo.
Para trocar os discos já é preciso mexer em mais umas coisas.
Por isso eu prefiro meter o SSD no caddy
, mas se for SATA 2 pelo que li vou limitar a velocidade do disco.

Não sabes como descobrir se é SATA 3 ou SATA 2?

Você deve verificar a documentação, se isso não for dito na documentação, é melhor entrar em contato com eles. No entanto, hoje em dia, todos os fabricantes constroem seus equipamentos usando os padrões SATA 3 e isso tem sido assim há pouco mais de uma década.
 
Boas.

Já fiz a modificação no portátil.
Realmente o disco SSD faz uma diferença gigante.
O PC mesmo sendo fraquinho arranca com uma rapidez incrível e em menos de 20 segundos está pronto a utilizar.
A maior diferença que notei nem foi no arranque (passava bem com isso) foi mesmo na utilização normal do Windows.
Ficou tudo com uma fluidez que antes nem sequer pensava ser possível num portátil que custou menos de 400€.
Por pouco mais de 20€ (comprei tudo na loja do senhor Ali) foi um upgrade impressionante.

Edit: Se servir de ajuda a alguém os ASUS da série X555 teêm SATA 3 na porta da drive óptica.
Podem colocar o SSD nessa porta sem qualquer problema.
Fiz um teste ao disco e deu 540mb em leitura e 470 em escrita.
 
Back
Topo