1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalar STEAM 'à la brute'

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Ketheriel, 16 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 4; Visualizações: 817)

  1. Ketheriel

    Ketheriel Power Member

    Após brincar um pouco com o STEAM achei por bem fazer um script para instalar o STEAM em qualquer máquina sem as cenas abichanadas da Valve. Epá, eu creio que vão existir algumas vozes que podem nao concordar com o meu processo, de qualquer forma, patches são aceites.Basicamente as regras são: 1. A instalação é feita em ~/.steam_install; isto quer dizer que cada utilizador tem a sua propria instalação e controla a 100% a mesma. Não é necessário permissoes de root para updates e à partida a instalação fica 'blindada' por um 0700 na ~. 2. O meu script nao cria os links de Desktop e não instala os icons default do Steam; para mim isto nao é propriamente um problema porque uso Fluxbox com composite de momento e nao tenho necessidade da estrutura do XDG por detrás. 3. Eu não instalo o wrapper '/usr/bin/steam' porque é um passo desnecessário, o que este wrapper faz é verificar a instalação e a plataforma e fazer o bootstrap inicial (que é feito pelo meu script durante a instalação), e depois invoca o 'steam.sh'.Nada disto é critico porque os utilizadores podem adicionar launchers personalizados em KDE/GNOME e Unity, quem usa outras coisas, certamente sabe trabalhar com as mesmas. Agora a unica coisa que pode ser feita para melhorar esta 'falha' é: a. Adicionar o path do steam, isto pode ser feito através do seguinte comando:
    Código:
     $ echo "export PATH=\"\$PATH:\$HOME/.steam_install" >> ~/.bashrc 
    b. Adicionar um link para comodidade:
    Código:
     $ ln -s ~/.steam_install/steam.sh ~/.steam_install/steam 
    O passo a. adiciona a instalação do steam ao $PATH, e o passo b. cria um link simbolico 'steam' a apontar para o 'steam.sh'. Relog e a partir desse momento basta invocar o 'steam' na command line ou etc e está a bombar. OK, eu podia fazer isto no script... mas primeiro quero algum feedback do pessoal...Para sacar o meu script:
    Código:
     $ wget -c https://raw.github.com/ketheriel/steamer/master/steamer$ chmod 0755 steamer$ ./steam -h 
    Quando correrem o steamer... o que acontece é o seguinte: 1. Download do pacote debian para um directorio temporario; 2. Unpack dos ficheiros necessários; 3. Instalação dos ficheiros de bootstrap para ~/.steam_install 4. Limpeza do directorio temporário 5. BootstrapImportante... Este script nao instala as dependencias necessárias para correr o steam, por exemplo o mozilla-nss, gtk2, etc, pelo que as pessoas que correm 32 ou 64bits deverão estao sensiveis a este facto e deverão instalar previamente as dependencias :) O script que vem com o steam é so para ubuntu pelo que nao resolve esse problema em sistemas nao ubuntu. Para openSUSE e Fedora numa versao proxima eu vou por os checks para instalar as dependencias automaticamente (requer root).Feedbakc é bemvindo nesta fase. Para o futuro espero adicionar mais umas features e melhorar a instalação quando compreender melhor a mecanica por dentro do STEAM, inclusive uma instancia para montar um servidores default e geri-los. De qualquer forma, neste momento quero é feedback :)
     
  2. murkom

    murkom Power Member

    Nice :) Se há coisa que gosto é de instalações "limpas" (dentro do que sei).
    Quando me der na telha para jogar isto vai ser útil. Só é pena estar em python.
     
  3. Ketheriel

    Ketheriel Power Member

    Posso passar para assembly or prolog se preferires :)
     
  4. murkom

    murkom Power Member

    Por acaso já tive que marrar nos dois na faculdade. Mas foi há 17 ou 18 anos... Pena que pouco me lembro disso (devia ter tirado o curso) :(
     
  5. Ketheriel

    Ketheriel Power Member

    Python porque acredito que a esmagadora maioria das instalações de Desktop já trazem os modulos com o tipo de métodos que é útil; Perl ou Ruby por exemplo eventualmente iria levar um acrescimo de pacotes como dependencias.Dei umas marteladas nisto; agora basta sacar o script e colocar em /usr/bin e correr 'steamer --install' e esta feito! depois para correr o steam, basta correr o script sem argumentos. Eventualmente vou-lhe adicionar mais funcionalidade.
     

Partilhar esta Página