1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalar Ubuntu 12.10 num disco externo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por asM, 24 de Dezembro de 2012. (Respostas: 5; Visualizações: 1837)

  1. asM

    asM Power Member

    Boas,

    Estou a tentar instalar o ubuntu 12.10 num disco externo, ele instala bem e quando reinicio também o corre bem. Agora o meu problema é outro, se desligar o disco externo do PC e deixar só o interno ele arranca o windows normalmente mas quando volto a ligar o disco externo para fazer boot com o ubuntu ele deixa de reconhecer o bootloader no linux... Penso que o grub deve ficar no disco interno e quando inicia o windows visto não ter o disco externo ligado ele automaticamente elimina o boot do linux. Estarei enganado?
    Como resolver esta questão de instalar o ubuntu no disco externo, desligá-lo, e só o ligar quando quiser? Isto sem perder o bootloader e de modo a arrancar sem problemas.
    Aguardo resposta.



    Cumps
     
  2. DigitalBoy

    DigitalBoy Power Member

    Fiz exatamente a mesma coisa que tu só que com Arch.
    Não deves de ter qualquer problema com o que queres fazer dês de que ambos os discos tenham o MBR escrito e o grub esteja no disco do Ubuntu.
    Utiliza o cfdisk ( "cfdisk /dev/sd[x]" ) onde x é o teu disco(que o do windows e o do ubuntu) e vê se ambos os discos tem a partição de arranque com a flag "boot".

    Se até aqui tudo estiver bem e o windows funcionar sem o disco externo anexo então só tens de fazer a config do grub:
    Fazes boot (pode ser por livecd ou pelo proprio ubuntu) e vês qual é o disco do ubuntu (como é o disco externo vou assumir que será o /dev/sdb).
    Executas:
    Por fim executas grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg (o ficheiro pode ser diferente no Ubuntu, confirma)

    Existe um plugin para o grub que se chama os-prober caso não queiras configurar o windows manualmente no grub(acho que já vem por defeito no ubuntu), se o tiveres antes de executares o grub-mkconfig ele automaticamente cria a config do windows.
    Desculpa se não me fiz entender

    Cumprimentos
     
  3. asM

    asM Power Member

    Ok, só não percebi na parte da configuração do grub, que é o que me está a faltar.
    Eu no portátil (disco interno) tenho o windows, e no externo quero colocar o ubuntu e só o ligo quando me apetecer.
    Para isso basta fazer os passos do grub?

    modprobe dm-mod[pode variar no ubuntu]
    grub-install --target=i386-pc --recheck --debug /dev/sdb

    grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

    É que cada vez que desligo o disco e depois o volto a colocar ele perde o boot do ubuntu, o do windows está operacional.
    Obrigado.
     
  4. DigitalBoy

    DigitalBoy Power Member

    Sim, a partir do momento em que configures o grub no disco externo ele fica autonomo.
    Os primeiros dois passos escrevem o MBR (a informação de onde se encontra o bootloader no disco).
    O terceiro dita a configuração do grub (de certa forma ele é independente dos sistemas operativos), como por exemplo dizer que o rootfs do Ubuntu está no hdd 2 partição 3 e a imagem do kernel está na partição 2 do mesmo disco.(no caso do "/boot" ser diferente do "/") e que o windows se encontra na partição 1 do disco 1 e afirmar como vai dar a execução do bootloader do windows. (Foi apenas um exemplo)

    Se instalares corretamente não há motivo algum para o disco deixar de arrancar quando o removes e voltas a ligar, porque na teoria ele fica completamente independente e podes liga-lo num qualquer computador e arrancar.(Na pratica convém fazer mais um par de ajustes)

    Cumprimentos
     
  5. asM

    asM Power Member

    Boas,

    Este comando não existe: grub-install --target=i386-pc --recheck --debug /dev/sdb
    Alias a partir do target não tem "caminho".
    Já tentei fazer por esse método e não consegui, só se estiver a fazer alguma coisa mal... E sim o meu disco externo é o sdb.
     

Partilhar esta Página