Instalar Ubuntu 8.10 num portatil Acer

DO2

Power Member
Boas, tenho aqui um portatil Acer Travelmate 4002LMi, portanto, não é propriamente recente. Apenas eu e os meus pais é que o costumamos utilizar, e é para maioritariamente navegar na net e escrever documentos em Word e Excel.

O que se passa é que eu acho o Windows XP um bocado pesado de mais para este portatil, mesmo depois de uma formatação costumo achá-lo lento e pouco estável. O que pensei fazer foi instalar o Ubuntu 8.10 a ver se a coisa melhora. Mas primeiro tenho algumas dúvidas:


1 - Há problema em instalar o Ubuntu num portátil destes? A garantia já acabou a algum tempo.

2 - A instalação é igual à de um desktop?

3 - Terei todas as funcionalidades que tenho com o XP que vem com o portátil? (wireless, microfone, etc...)

4 - É uma boa escolha para tornar o sistema mais leve e estável?

5 - Algo a ter em atenção?


Obrigado ;)
 
1 - Não. Instalei o Linux Mint 6 num portátil de um colega bastante parecido com esse (se não me engano a diferença principal é a gráfica) e corre bastante bem.

2 - Sim

3 - Sim

4 - Depende de quanta memória tiveres no portátil

5 - Por mim, acho que nada
 
Boas, tenho aqui um portatil Acer Travelmate 4002LMi, portanto, não é propriamente recente. Apenas eu e os meus pais é que o costumamos utilizar, e é para maioritariamente navegar na net e escrever documentos em Word e Excel.

O que se passa é que eu acho o Windows XP um bocado pesado de mais para este portatil, mesmo depois de uma formatação costumo achá-lo lento e pouco estável. O que pensei fazer foi instalar o Ubuntu 8.10 a ver se a coisa melhora. Mas primeiro tenho algumas dúvidas:


1 - Há problema em instalar o Ubuntu num portátil destes? A garantia já acabou a algum tempo.

2 - A instalação é igual à de um desktop?

3 - Terei todas as funcionalidades que tenho com o XP que vem com o portátil? (wireless, microfone, etc...)

4 - É uma boa escolha para tornar o sistema mais leve e estável?

5 - Algo a ter em atenção?


Obrigado ;)
Usa o live cd para veres se os devices que te preocupam funcionam. Se funcionarem, podes partir do principio que após a instalação irão funcionar.
 
se tiveres disco suficiente, faz dual boot.
instala o ubuntu numa segunda partição (diferente de onde tens o XP) e tens sempre os 2 OS disponiveis.
 
Back
Topo