Instalar ubuntu - Ajuda!

jpvf

Power Member
Olá pessoal, decidi à pouco tempo experimentar o ubuntu. Acontece que estou a tentar instalá-lo num portátil, e o sacana tem o leitor de cd's lixado, logo não consigo iniciar o cd do ubuntu ao iniciar o PC.

Encontrei esta página https://help.ubuntu.com/community/Installation/FromWindows e segui as instruções que lá estão para conseguir instalar o OS a partir de uma .iso do disco. O que acontece é que ao iniciar aparece um ecrã preto a com a opção de ir para o winXP e outra a dizer "install Ubuntu". Quando carrego nesta última vai para uma linha de comandos do GRUB e a partir daqui não avanço. Ainda aparecem umas opções do tipo "find menu.lst" mas dão todas erro..
Estarei a fazer algo de errado? Já revi todos os passos que estão na página mas não penso ter falhado em nada... Agradecia que me dessem alguma sugestão para sair desta situação... O portatil parece que fez de propósito para não ler cd's.... :005: Sou mesmo nabo nestas coisas :D

Obrigado
 
Última edição:
Desculpa-me, mas não consegui perceber que passo é que seguiste. Vejo lá, assim de repente, 6 hipoteses diferentes de instalação.
Sinceramente, acho que se é a primeira vez, tentes o WUBI. Não vais sentir diferença e é muito mais facil.
 
já tens o ubuntu instalado, certo? o Grub é que parece não estar a funcionar, certo?

Tou a ver a coisa preta, para reparar o Grub, ou utilizas o Live Cd do Ubuntu ou o Super Grub disk - ou seja as duas hipóteses requerem CD..

Só se meteres o conteúdo do super grub disk numa Pen » http://supergrub.forjamari.linex.org/?section=download e
faz download da opção USB tar.gz e mete para a Pen.
Também podes meter o Ubuntu numa Pen, mas sem drive de Cds nao estou a ver. Só se existir na net algum tutorial já com os ficheiros prontos a copiar para a Pen.
 
Desculpa-me, mas não consegui perceber que passo é que seguiste. Vejo lá, assim de repente, 6 hipoteses diferentes de instalação.
Sinceramente, acho que se é a primeira vez, tentes o WUBI. Não vais sentir diferença e é muito mais facil.

Xiii não:D Eu usei a ultima.. porque é aquela que não utiliza o drive de cd. Já andei para aqui a fazer umas misturas entretanto e acho que já avancei um bocado mas tive de fugir às indicações deste guia. Fui um bocado por este:http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=28948

E não, ainda não estou no ubuntu, estou no XP só... :p
Realmente já ouvi falar desse Wubi, mas a coisa é que eu no portátil não tenho net... se houver maneira de utilizar o wubi ir buscar a iso que já tenh aqui (a live cd ou a alternate... já as tirei às duas :)) é que era. porque estar a fazer o download pela terceira vez de 700 mb é um bocado chato...

Bem, estou agora mesmo a tentar criar uma nova partição com o partition magic no XP. Depois vou tentar reiniciar, ir lá para o tal GRUB e de lá forçá-lo a ir pegar na ISO.
Ai ai, já ando o dia todo nisto :lol: Mas hei de lá chegar. sabem se com uma drive externa de cd's ele inicia normalmente?

obrigada pela atenção, eu sei que isto é mesmo uma confusão, mas é que já nem eu sei muito bem o que é que já fiz.;)
 
Última edição:
Consegui!!! :001:

Tive de utilizar outro sistema, que instala através da net. Coloquei o portátil em rede com o meu desktop a utilizar a ligação à net partilhada deste último. Não sei bem como, mas resultou. Tive foi de instalar a partir da Net, mas ele foi buscar tudo em automático.
Utilizei estes guias:
http://lubi.sourceforge.net/unetbootin.html
http://www.howtoforge.com/unetbootin_windows_ubuntu_fedora

Tudo explicadinho, 5 estrelas! :D E o melhor é que agora o ubuntu liga logo à net sem me pedir para configurar o que quer que seja!

cumps!
 
Back
Topo