OS X/macOS Instalar um único programa Windows

Tank

Power Member
Boa tarde,

Tenho um Mac Pro de 2017 e pretendo instalar um único programa Windows. Se possível gostaria de utilizar o menos espaço possível no disco, qual é a melhor maneira de fazer isto?

Sei que o macOS já vem com a ferramenta BootCamp a pensar nisso, mas preciso de bastante espaço livre; refere pelo menos 42gb quando inicio a aplicação mais o Windows 10 em si, que devem ser outros 10/20gb. Além disso, sinceramente nunca instalei um SO, até tenho receio de fazer asneira, já para não falar que também não tenho uma key Windows (também não sei bem como se faz de forma a utilizar de forma grátis com apenas uma marca de água como consequência disso).

Dito isto, o ideal era haver uma aplicação mac específica para poder apenas instalar uma ou outra aplicação Windows. Fiz uma breve pesquisa e encontrei o Wine mas não dá para a versão mais recente do macOS. Havia outra do género, CrossOver, mas é paga e a aplicação que queria instalar não está na lista de compatíveis. Vi outras possibilidades e encontrei as três de virtual machines: Parallels, VMWare e Virtual Box, mas sinceramente nem percebi bem; nessas três também sou sempre obrigado a instalar o Windows 10, certo? Além de serem pagas.

O que me aconselham a fazer?
 
Tank

Virtual Machines, tal como o nome indica, máquinas virtuais, portanto vais simular um pc dentro do sistema operativo principal macOS, dai necessidade de instalares o Windows e depois o programa que precisas, é assim que funcionam as maquinas virtuais(mesmo sendo pagas ou gratuitas), a outra opção é bootcamp em que podes ter Windows nativamente instalado e alternar em os dois sistemas operativos, claro que seja qual for a opção vais ter sempre de sacrificar espaço no disco.

Não existe uma aplicação para emular perfeita seja em linux ou macOS para correr aplicações Windows, visto que muitas são incompatíveis, dai a necessidade de recorrer a maquinas virtuais ou instalar o Windows em dualboot nativamente só para o feito.
 
Tens o virtual box, instalas o Windows sem sair do sistema mac

Tank

Virtual Machines, tal como o nome indica, máquinas virtuais, portanto vais simular um pc dentro do sistema operativo principal macOS, dai necessidade de instalares o Windows e depois o programa que precisas, é assim que funcionam as maquinas virtuais(mesmo sendo pagas ou gratuitas), a outra opção é bootcamp em que podes ter Windows nativamente instalado e alternar em os dois sistemas operativos, claro que seja qual for a opção vais ter sempre de sacrificar espaço no disco.

Não existe uma aplicação para emular perfeita seja em linux ou macOS para correr aplicações Windows, visto que muitas são incompatíveis, dai a necessidade de recorrer a maquinas virtuais ou instalar o Windows em dualboot nativamente só para o feito.

Obrigado a ambos pelas respostas. Como esperava, não há mesmo grande solução, então.

Mas entre o bootcamp e um dos programas de VM, em que do ponto de vista do espaço no disco vai dar ao mesmo, por que devo optar? O Bootcamp, ficando com o Windows instalado de forma nativa, imagino que vá ter uma performance superior; além da questão de não ter de reiniciar o portátil com os programas de VM, eles têm mais alguma vantagem para o efeito que eu quero (só uma aplicação - que, já agora, é relacionado com edição gráfica, não sei se faz diferença)?

Também já li sobre instalar o W10 numa pen e depois ler isso com um programa de VM ou iniciar o Windows 10 no mac dessa forma, mas parece-me complexo
 
Tank

No que toca a espaço de disco na MV basicamente é criado um ficheiro(imagem) que vai conter tudo no seu interior basicamente vai ter o mesmo tamanho de espaço ocupado como se estivesse instalado nativamente no pc basicamente é isto.

Claro que dependendo do que pretendes fazer e dos recursos do pc a MV vais ter de partilhar recursos o que perde um pouco na performance, se for algo exigente a melhor opção é instalar nativamente de modo a ter todos os recursos disponíveis.

Visto que queres usar um programa de edição gráfica talvez seja melhor optares por dualboot e instalar o Windows nativamente.

Quanto ao Windows numa pen, é a imagem para efetuar a instalação na VM ou nativamente no Mac, não é nada do outro mundo, correr o Windows numa pen isso ficava lento e não vale apena ir por ai.
 
Tank

No que toca a espaço de disco na MV basicamente é criado um ficheiro(imagem) que vai conter tudo no seu interior basicamente vai ter o mesmo tamanho de espaço ocupado como se estivesse instalado nativamente no pc basicamente é isto.

Claro que dependendo do que pretendes fazer e dos recursos do pc a MV vais ter de partilhar recursos o que perde um pouco na performance, se for algo exigente a melhor opção é instalar nativamente de modo a ter todos os recursos disponíveis.

Visto que queres usar um programa de edição gráfica talvez seja melhor optares por dualboot e instalar o Windows nativamente.

Quanto ao Windows numa pen, é a imagem para efetuar a instalação na VM ou nativamente no Mac, não é nada do outro mundo, correr o Windows numa pen isso ficava lento e não vale apena ir por ai.

Compreendo, estou esclarecido! Muito obrigado, mais uma vez. Realmente estive a ler e só com um SSD é que ficava operacional; com uma pen a experiência aparentemente é péssima.

Qual a aplicação que queres instalar? Já pesquisaste se existem alternativas dessa aplicação para macOS?

Chama-se KlipDraw. Já, e sei que há duas alternativas para mac, mas numa a diferença de preço é absurda, a outra estou à espera que me contactem para saber o preço da licença anual. Como é algo tão específico infelizmente nao há grandes soluções.
 
Back
Topo