1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalar win 98 SE/2000 QDI P5I430TX Titanium IB+

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Paulo Silveira, 5 de Março de 2013. (Respostas: 9; Visualizações: 988)

1. Paulo Silveira

Paulo Silveira Power Member

Bom dia

Comprei um computador em 96 com os seguintes componentes/periféricos:

-Tower com motherboard Quantum Designs QDI P5I430TX Titanium IB+ com 4 slots PCI chipset Intel e 3 slots ISA (BIOS Versão V.1.0S de 97)
    -Processador Intel Pentium MMX FV80503200 SL27J/2.8V 3.3V 92/95 200mhz frequencia e core só 66mhz
    -64 Mb ram Simms EDO 60ns 4x16MB instaladas e não Fast Page nas 4 slots , a motherboard suporta até 256mb de RAM com 2 slots para memória SDRAM
    -A motherboard não tem USB mas suporta um conversor opcional para 2 portas USB 1.1 de 4 pinos
    -Tem porta PS/2 para teclado mas não tem para o rato, só com um rato de série que tenho com 3 teclas ou um adaptador COM-PS/2 para mouse
    - 1 Porta paralela e 2 portas COM1 e COM2 respectivamente
    - A Placa de video gráfica é uma S3 Virge 375 PCI e não tem APG ou PCI express
    -Sound Blaster/ EMU SB16 value ISA que está a funcionar bem
    -Placa de rede 3COM ethernet ISA e outra genius PCI
    - Placas SCSI Symbios Logic ISA SYM 53C416 e Adaptec SCSI PCI
    -Placa Com1 e Com 2 PCI
    -Fonte com 230W
    -3 Discos rigidos internos IDE um com 2GB master IDE1 outro com 850MB slave IDE1 e outro com 525MB master IDE2 + o CD rom Philips slave IDE2 + Floppy disk drive
    -Impressora deskjet 850C da HP e Epson Stylus pro xl porta paralela.

O que queria era saber a vossa opinião relativamente a esta máquina que foi bastante cara na altura, e saber se poderei instalar o windows 98 SE/ME/NT /2000 ou mesmo o XP, (requisitos minimos) já que só consegui instalar o win 95 e com o 98 SE por exemplo na altura que a máquina está a reconhecer os componentes plug and play aparece o ecran azul da morte e dá sempre erro , não sei se será do hardware ou se esta motherboard não suportará o windows na versão de 32 bits e só o win95 16bits é que suporta. Não consegui instalar até ao fim o win 98/2000 nem sei se o NT/XP dará para instalar.

Não sei se o win95 dará para ter acesso à net pela placa de rede numa máquina mais antiga como esta.

Penso que há um update para esta BIOS desta motherboard T1b1_v15sl.bin com o QDIflash.exe utility mas nunca fiz o update queria saber se o problema poderá estar nos bugs da motherboard ou outro.

Agradeço a vossa ajuda.

Última edição: 5 de Março de 2013
  2. touromelga

touromelga Banido

um pc dessa epoca com essa caracteristicas, apenas o windows 98se vai correr aceitavelmente especialmente se queres portas usb, e ainda vais ter problemas de drivers achar para esse hadware , xp nisso esquece especialmente com 64mb de ram, ligar a net nem vale apena pois não tens qualquer software nem recuros hadware que permita osufruir da net actualmente como um sistema actual...

essas maquinas o tempo delas já lá vai a net nesse pc era nos primordios com um modem dialup de 28kb\s ou 56kb\s em que as paginas eram basicas e não tinham toneladas de graficos e videos e etc, como as actuais em já é preciso ter um pc modesto e uma ligaçãoa net aceitavel para ver a ditas sem engasgos...

esse pc é bom para brincar apenas, meteres um windows 98se que operava apenas com 8mb de ram o que ficas com ram livre para brincar, ao contrario de win2000 que requer 32mb de minimo ou mesmo xp os 64mb, alem de que o pc era uma maquina em 96 hoje é uma peça de museu que já não acompanha as novas tendencias, e metes uns jogos da epoca e tens uma maquineta para jogar jogos antigos da decada de 80\90, basta procurares na net por "abandoware" e tens jogos da epoca a pontapé...

eu tenho ainda para ali arrecadados uns dessa epoca apenas para bricar, até mesmo mais recentes que esse que tens, mas já não estão capazes de acompanhar a actualidade tanto em hardware como em software...

não podes esperar milagres de um pc com 17 anos e querer que ele esteja ao nivel de um pc actual, já nem os 7 anos mais novos que esse e suportam xp, muita coisa mudou desde que essa maquina esteve no auje da tecnologia informatica, e ele ainda funcionar é uma sorte... quanto ao erro azul que falas, nessa epoca ou é ram's ou hdd não mesmo o controlador da board berrado, com essa idade é mais que natural esses problemas e peças para isso é para esquecer...

já agora adquirir-te isso com que finalidade???

3. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Que saudades disso. Tive alguns MMX e andaram todos com OC em cima :)

Boa sorte com isso. O touromelga já explicou por alto a situação.
    E linux live ?

4. touromelga

touromelga Banido

stormgiant, distros linux, tambem não se vai safar, o pc é muito antigo, mesmo aquelas distros antigas pouco mais fazem que o windows 98 , se bem que se consegue ter mais margem de manobra em windows pois era o sistema operativo dominante na epoca e o linux ainda estava na fase inicial, se bem que na epoca era tudo instalado individualmente, ele ainda vai ter problemas em arranjar drivers para meter parte do hardware a funcionar quer use windows 95 ou mesmo 98...

eu já tentei o mesmo com alguns velhotes que ali tenho, acabaram por ficar por ali com windows e uns jogos para brincar de vez em quando, as distros linux tipo puppys e semelhantes exigem maquinas um pouco mais avantajadas tanto em ram como cpu, algo que estes pc's como ele tem já não oferecem, já estão mais que ultrapassados, e arranjar seja o que for para eles é complicado, tanto software como hardware para os manter a trabalhar...

mas é bom recordar de vez em quando os bons velhos tempos em que se tinha de moer a cabeça para montar um pc e configura-lo, nada haver com as coisas de hoje que mesmo um leigo na materia, se safa para configurar ou mesmo montar algo , já para não falar dos preços absurdos que era o material informatico na epoca, em que um pc durava e upgrades ou substituição de peças só mesmo se necessário...

5. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Ainda devem andar ai algumas distros da caixamagica ou redhat com alguns anos que não são tão puxadas para o HD.

6. Paulo Silveira

Quero esclarecer que a máquina foi comprada em 96 e nova numa loja fisica em Lisboa foram para ai uns 3000 euros mais as impressoras HP e Epson e não comprei nada usado, só queria dar utilidade à máquina , nada mais consegui instalar o win95 o win 3.1 , Dos 6.22 e 7.0 não consegui agora do 98 para cima dá sempre erro do ecran azul durante a instalação do windows.
    Na altura só se usava o MS DOS para cima e o windows que havia era só o win 3.1 a placa gráfica S3 Virge ainda consegui arranjar drivers para o 95 agora não sei se em LINUX UNIX tipo o Ubuntu ou com outro sistema operativo poderei me conectar à net nesse pc e dar-lhe alguma utilidade.Tinha também um zx spectrum+2 128K cinzento da sinclair mas esse só serve para os jogos e a linguagem de programação é o Basic.

7. DreamOn

DreamOn Folding Member

8. Paulo Silveira

Agradeço os vossos conselhos queria era dar utilidade o mais possivel sem gastar muito nesta máquina dado o preço que custou, dai pensar também noutros sistemas operativos alternativos ao windows 95 98SE 2000 pro NT ou mesmo XP . O linux ubuntu android enigma unix ou outro são bem vindos desde que os requisitos minimos sejam respeitados mas tinha sempre que fazer o update á bios da mainboard, não deve ser da pilha que está a funcionar senão não instalava o win95 o problema depois são os drivers para o win95 e nem sei se haverá algum browser IE Opera firefox Goggle chrome compativel.

Queria saber se esses distros Puppy linux e DSL linux dão para ser instalados nessa máquina e o acesso à net é fluido?Tem alguns drivers por exemplo para a placa gráfica S3?

Última edição pelo moderador: 5 de Março de 2013
  9. touromelga

touromelga Banido

vais ter de ser tu próprio a perder tempo com isso e testar, logo vez como a coisa corre, niguem te pode dizer que sim, nem que não, pois também não sabemos , e quanto ao feedback da distro ela para esse requistos deve funcionar, quanto a net não esperes milagres, pois como disse atras o resursos exigidos para andar da web hoje em dia estão a anos luz do que essa maquina pode dar...

10. Paulo Silveira

Quero agradecer as vossas sugestões realmente e olhando para trás no tempo a tecnologia evoluiu muito mesmo antigamente eram só problemas crashanços drivers e não havia internet trabalhava-se em Dos , só havia máquinas de escrever manuais e eletrónicas e dos 8 bits passou-se aos 64bits.È importante haver empresas que se dedicam a estes sistemas operativos alternativos para um hardware ultrapassado fraco e modesto e o ubuntu linux android veio proporcionar soluções alternativas ao windows., agora uma tablet ou smartphone fazem tudo .

Partilhar esta Página