Instalar win 98 SE/2000 QDI P5I430TX Titanium IB+

Paulo Silveira

Power Member
Bom dia

Comprei um computador em 96 com os seguintes componentes/periféricos:

-Tower com motherboard Quantum Designs QDI P5I430TX Titanium IB+ com 4 slots PCI chipset Intel e 3 slots ISA (BIOS Versão V.1.0S de 97)
-Processador Intel Pentium MMX FV80503200 SL27J/2.8V 3.3V 92/95 200mhz frequencia e core só 66mhz
-64 Mb ram Simms EDO 60ns 4x16MB instaladas e não Fast Page nas 4 slots , a motherboard suporta até 256mb de RAM com 2 slots para memória SDRAM
-A motherboard não tem USB mas suporta um conversor opcional para 2 portas USB 1.1 de 4 pinos
-Tem porta PS/2 para teclado mas não tem para o rato, só com um rato de série que tenho com 3 teclas ou um adaptador COM-PS/2 para mouse
- 1 Porta paralela e 2 portas COM1 e COM2 respectivamente
- A Placa de video gráfica é uma S3 Virge 375 PCI e não tem APG ou PCI express
-Sound Blaster/ EMU SB16 value ISA que está a funcionar bem
-Placa de rede 3COM ethernet ISA e outra genius PCI
- Placas SCSI Symbios Logic ISA SYM 53C416 e Adaptec SCSI PCI
-Placa Com1 e Com 2 PCI
-Fonte com 230W
-3 Discos rigidos internos IDE um com 2GB master IDE1 outro com 850MB slave IDE1 e outro com 525MB master IDE2 + o CD rom Philips slave IDE2 + Floppy disk drive
-Impressora deskjet 850C da HP e Epson Stylus pro xl porta paralela.

O que queria era saber a vossa opinião relativamente a esta máquina que foi bastante cara na altura, e saber se poderei instalar o windows 98 SE/ME/NT /2000 ou mesmo o XP, (requisitos minimos) já que só consegui instalar o win 95 e com o 98 SE por exemplo na altura que a máquina está a reconhecer os componentes plug and play aparece o ecran azul da morte e dá sempre erro , não sei se será do hardware ou se esta motherboard não suportará o windows na versão de 32 bits e só o win95 16bits é que suporta. Não consegui instalar até ao fim o win 98/2000 nem sei se o NT/XP dará para instalar.

Não sei se o win95 dará para ter acesso à net pela placa de rede numa máquina mais antiga como esta.

Penso que há um update para esta BIOS desta motherboard T1b1_v15sl.bin com o QDIflash.exe utility mas nunca fiz o update queria saber se o problema poderá estar nos bugs da motherboard ou outro.

Agradeço a vossa ajuda.
 
Última edição:
um pc dessa epoca com essa caracteristicas, apenas o windows 98se vai correr aceitavelmente especialmente se queres portas usb, e ainda vais ter problemas de drivers achar para esse hadware , xp nisso esquece especialmente com 64mb de ram, ligar a net nem vale apena pois não tens qualquer software nem recuros hadware que permita osufruir da net actualmente como um sistema actual...

essas maquinas o tempo delas já lá vai a net nesse pc era nos primordios com um modem dialup de 28kb\s ou 56kb\s em que as paginas eram basicas e não tinham toneladas de graficos e videos e etc, como as actuais em já é preciso ter um pc modesto e uma ligaçãoa net aceitavel para ver a ditas sem engasgos...

esse pc é bom para brincar apenas, meteres um windows 98se que operava apenas com 8mb de ram o que ficas com ram livre para brincar, ao contrario de win2000 que requer 32mb de minimo ou mesmo xp os 64mb, alem de que o pc era uma maquina em 96 hoje é uma peça de museu que já não acompanha as novas tendencias, e metes uns jogos da epoca e tens uma maquineta para jogar jogos antigos da decada de 80\90, basta procurares na net por "abandoware" e tens jogos da epoca a pontapé...

eu tenho ainda para ali arrecadados uns dessa epoca apenas para bricar, até mesmo mais recentes que esse que tens, mas já não estão capazes de acompanhar a actualidade tanto em hardware como em software...

não podes esperar milagres de um pc com 17 anos e querer que ele esteja ao nivel de um pc actual, já nem os 7 anos mais novos que esse e suportam xp, muita coisa mudou desde que essa maquina esteve no auje da tecnologia informatica, e ele ainda funcionar é uma sorte... quanto ao erro azul que falas, nessa epoca ou é ram's ou hdd não mesmo o controlador da board berrado, com essa idade é mais que natural esses problemas e peças para isso é para esquecer...


já agora adquirir-te isso com que finalidade???
 
Última edição:
Que saudades disso. Tive alguns MMX e andaram todos com OC em cima :)

Boa sorte com isso. O touromelga já explicou por alto a situação.
E linux live ?
 
stormgiant, distros linux, tambem não se vai safar, o pc é muito antigo, mesmo aquelas distros antigas pouco mais fazem que o windows 98 , se bem que se consegue ter mais margem de manobra em windows pois era o sistema operativo dominante na epoca e o linux ainda estava na fase inicial, se bem que na epoca era tudo instalado individualmente, ele ainda vai ter problemas em arranjar drivers para meter parte do hardware a funcionar quer use windows 95 ou mesmo 98...

eu já tentei o mesmo com alguns velhotes que ali tenho, acabaram por ficar por ali com windows e uns jogos para brincar de vez em quando, as distros linux tipo puppys e semelhantes exigem maquinas um pouco mais avantajadas tanto em ram como cpu, algo que estes pc's como ele tem já não oferecem, já estão mais que ultrapassados, e arranjar seja o que for para eles é complicado, tanto software como hardware para os manter a trabalhar...

mas é bom recordar de vez em quando os bons velhos tempos em que se tinha de moer a cabeça para montar um pc e configura-lo, nada haver com as coisas de hoje que mesmo um leigo na materia, se safa para configurar ou mesmo montar algo , já para não falar dos preços absurdos que era o material informatico na epoca, em que um pc durava e upgrades ou substituição de peças só mesmo se necessário...
 
Quero esclarecer que a máquina foi comprada em 96 e nova numa loja fisica em Lisboa foram para ai uns 3000 euros mais as impressoras HP e Epson e não comprei nada usado, só queria dar utilidade à máquina , nada mais consegui instalar o win95 o win 3.1 , Dos 6.22 e 7.0 não consegui agora do 98 para cima dá sempre erro do ecran azul durante a instalação do windows.
Na altura só se usava o MS DOS para cima e o windows que havia era só o win 3.1 a placa gráfica S3 Virge ainda consegui arranjar drivers para o 95 agora não sei se em LINUX UNIX tipo o Ubuntu ou com outro sistema operativo poderei me conectar à net nesse pc e dar-lhe alguma utilidade.Tinha também um zx spectrum+2 128K cinzento da sinclair mas esse só serve para os jogos e a linguagem de programação é o Basic.
 
Última edição:
Agradeço os vossos conselhos queria era dar utilidade o mais possivel sem gastar muito nesta máquina dado o preço que custou, dai pensar também noutros sistemas operativos alternativos ao windows 95 98SE 2000 pro NT ou mesmo XP . O linux ubuntu android enigma unix ou outro são bem vindos desde que os requisitos minimos sejam respeitados mas tinha sempre que fazer o update á bios da mainboard, não deve ser da pilha que está a funcionar senão não instalava o win95 o problema depois são os drivers para o win95 e nem sei se haverá algum browser IE Opera firefox Goggle chrome compativel.

Queria saber se esses distros Puppy linux e DSL linux dão para ser instalados nessa máquina e o acesso à net é fluido?Tem alguns drivers por exemplo para a placa gráfica S3?
 
Última edição pelo moderador:
vais ter de ser tu próprio a perder tempo com isso e testar, logo vez como a coisa corre, niguem te pode dizer que sim, nem que não, pois também não sabemos , e quanto ao feedback da distro ela para esse requistos deve funcionar, quanto a net não esperes milagres, pois como disse atras o resursos exigidos para andar da web hoje em dia estão a anos luz do que essa maquina pode dar...
 
Quero agradecer as vossas sugestões realmente e olhando para trás no tempo a tecnologia evoluiu muito mesmo antigamente eram só problemas crashanços drivers e não havia internet trabalhava-se em Dos , só havia máquinas de escrever manuais e eletrónicas e dos 8 bits passou-se aos 64bits.È importante haver empresas que se dedicam a estes sistemas operativos alternativos para um hardware ultrapassado fraco e modesto e o ubuntu linux android veio proporcionar soluções alternativas ao windows., agora uma tablet ou smartphone fazem tudo .
 
Última edição:
Back
Topo