Instalar Win XP num sata II (deus me ajude...)

nautillus

Power Member
Há já meses que tinha desistido, mas hoje voltei à carga.

Tenho um disco IDE e um sataII. Ambos têm instalado o Win XP. Quando depois formatei o IDE, o Win não reconheceu o sata. A bios diz que o disco tá lá mas boot nem vê-lo. Experimentei definir (na bios) o sata, como ide, mas nada. Tive de instalar o Win novamente no IDE.
Fiquei então com dual boot, apesar de ter definido na bios, o sata como disco de arranque. Se desligar o IDE, o siatema diz no arranque que não tem por onde fazer boot, ou seja não reconhece o sata.
Tentei então desligar o IDE e reinstalar o Win no sata. Ao chegar à parte em que mostra as partições, escolho a que quero e o cd do win diz " this disk does not contain a win xp compatible partition." Não adianta apagar a partição e criar outra, porque o resultado é o mesmo. Enfim, que diabo faço agora? Atiro a toalha ao chão e aceito o IDE como disco principal? Ou atiro o sata pela janela, que vontade não falta...
 
se bem percebi, o teu problema é não conseguires instalar o windows xp no disco sata, certo?

acho que isto já foi respondido no forum algumas vezes. se pesquisares bem que encontras.
mas a resposta é:

o cd do windows xp não traz drivers sata, daí que não instale correctamente.
por isso, quando colocas o cd do windows e ele começa a arrancar, vais reparar que em baixo diz: carregue em F6 (acho eu) caso pretenda instalar drives sata. em seguida terás de pegar na disquete que veio com a motherboard ou com o disco sata, para instalar essas drives. depois prossegues com a instalação normal do win xp.

espero ter ajudado.
cumprimentos
 
Não. Quer o sata, quer o ide têm um Win instalado. Se eu desligar o ide, o sistema não reconhece sequer o sata. Se tentar reinstalar o Win no sata obtenho a mensagem de que o disco não tem particções compativeis com o xp. Isto apesar de lá estar instalado...o xp...
 
Não tem nada a ver com o reconhecer se está instalado ou nao.
Tu instalaste primeiro no sata e depois no IDE? O dualboot que tens está escrito no disco IDE. Se o disco IDE não estiver lá o outro disco nao tem qualquer coisa que diga que vai arrancar.
Também nao tem nada a ver com o windows detectar o disco ou nao... Repara que ele nao arranca sequer logo quanto muito seria a bios e nao do windows. Percebeste?
Eu agora nao te sei dizer exactamente o que tens de fazer embora saiba. Mas há aqui muita gente no fórum que sabe..

Cumps
 
estou agora precisamente com o mesmo problema, conseguis-te resolver? algum sabe como se resolve? é que apsar deste post ja ser antigo nao ouve nennhuma resposta concreta para a solução
 
Tenho uma versão alterada do XP, já com todas as drivers, nomeadamente SATA....

Eu faria o seguinte:

Através do partition Magic, formatava o SATA e criava uma partição Primaria no mesmo.

Desligava o PC e arrancava o IDE, ficando somente o SATA.

Instalava nele o XP.....no final....ligavas novamente o IDE..que por sua vez, formatava com o CD do XP....

Cumps,
 
Tambem tenho uma versao do xp com as drivers de SATA, mas mesmo desligando a drive IDE ficando só com a sata quando tento instalar o XP ou Vista ele diz-me que nao é uma partição compativel, se apagar a partição pelo windows e criar outra continua-me a dixer a mesma coisa ....
 
Back
Topo