1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalar windows 8 Acer Timeline 3820TG - Problema driver Placa gráfica

Discussão em 'Windows 8 e 8.1' iniciada por bentoxvi, 3 de Dezembro de 2012. (Respostas: 20; Visualizações: 3314)

1. bentoxvi

bentoxvi Power Member

Boas pessoal, fiz o upgrade do windows 7 para o 8 no meu portátil, e ficou tudo a funcionar (inclusive a grafica on-board) exceto a gráfica ATI dedicada do meu pc, já tentei instalar os drivers mas não me permite (ainda não existe drivers para o 8 na Acer), já tentei inlusive em modo de compatibilidade e nada.
    Alguem me pode dar uma ajuda?

cumps

2. bentoxvi

bentoxvi Power Member

Nelson instalei ontem dessa forma e ainda estou em testes.. Para ja notei dois problemas, nao consigo alterar o brilho do ecrã usando a gráfica dedicada. E nao consigo passar da gráfica Intel para a dedicada sem desligar o pc.Cumps

3. vsmn

vsmn Power Member

Não te poderei ajudar muito mais. Apesar de ter um Acer com características iguais ao teu não é um Timeline e por isso não tem a gráfica da Intel :/ Já experimentaste os drivers 12.10 da ATI?

4. bentoxvi

bentoxvi Power Member

Obrigado pela ajuda, os drivers da ATi tentei mas não deixa instalar sequer, quanto ao problema de mudar de graficas já resolvi mudando umas configurações, só a questao do brilho é que não consegui mas também não é nada de mais.

Cumps

5. Fita-Cola

Fita-Cola Power Member

Já agora que configurações?

cumsp

6. bentoxvi

bentoxvi Power Member

Desliguei a comutação automática de gráficas ao usar a bateria.Cumps

7. LizardKing1

LizardKing1 Power Member

Bento tenho o mesmo portátil que tu e o mesmo problema. Ainda não consegui experimentar isto, mas fica a sugestão: tira os últimos drivers do site da Acer para Windows 7 64 bits (imagino que tenhas o 8 de 64 bits também). Depois tenta correr o instalador em modo de compatibilidade, escolhe Windows 7 64 bits. Deve funcionar (para meu bem espero que sim =D ).

8. bentoxvi

bentoxvi Power Member

LizardKing já tentei fazer isso mas deu borrada lol.. Efectivamente dessa forma ele instala o driver da grafica porem não consegues sequer abrir o software da ATI, para já tenho usado da forma que descrevi acima e noto o pc com bom desempenho só não dá para mudar o brilho do ecrã. Em termos de velocidade do pc a diferença é enorme, o PC demora apenas 8 segundos a ligar :D

cumps

9. LizardKing1

LizardKing1 Power Member

Não tinha lido essa parte do teu post inicial. Já agora podias explicar melhor? Então consegues usar a placa da ATI? No meu diz que não é possível usar logo assumo que usa a da Intel tanto ligada à corrente como em bateria. Com a tua configuração usas a da ATI em ambos os casos? Eu não encontro a opção de switchable graphics, se me conseguisses explicar agradecia.

10. LizardKing1

LizardKing1 Power Member

Estou com problemas no portátil. Tentei instalar os drivers da Leshcat e fiquei sem gráficos. O ecran ficou preto. Tive que fazer um hard reboot e mesmo assim só mostrava o ecran de loading inicial do Windows 8, depois voltava a preto. Novo hard reboot, fui à BIOS e mudei os gráficos de Switchable para Discreet, e lá consegui voltar a ter ecran (e consigo dormir à noite). No device manager tenho só a gráfica da ATI, não tenho a da Intel. Apesar de estar a funcionar gostava de voltar a ter os 2 gráficos de volta e o Leshcat parece meio duvidoso, até me deixou uma watermark no canto inferior direito do ambiente de trabalho.
    Agradecia mesmo ajuda.

11. bentoxvi

bentoxvi Power Member

Isso do ecra preto tambem me chegou a acontecer, resolvi formatando a máquina novamente. Os driver para a grafica (http://leshcatlabs.net/index.php/2012/12/catalyst-12-11-enduro-6112012-unifl-for-amdintel-graphics/) foi o unico que instalei e apareceu logo a opção para mudar a de gráfica e tudo. O unico aspecto a ter em conta é que só funciona no sistema 64 bits. Após duas semanas a usar, tem trabalhado impecavel, inclusive muda sozinho para a grafica intel quando uso bateria, só mesmo o não alterar do brilho do ecrã é que continua por resolver mas tambem não me preocupa.

cumps

12. carvalheira

carvalheira Power Member

Boas ...
    Tenho um timeline x 5820TG, existe o AMD_Catalyst_Enduro_9.01 que no windows 7 funciona bem, tem os ultimos drivers da ATI e faz a troca na boa com a da Intel, demorei para descobrir isto, a unica cena que ocorria era o que relatas agora no windows 8, não consegues mudar a luminosidade no windows 8..

Agora instalei o windows 8 no sabado, com os mesmo drivers mas ATI não ficou a trabalhar, como vi este tópico fiz o Leshcat’s Catalyst 12.11 Enduro 11/06/2012 UnifL e procedi a instalação, mas sempre que tento mudar para a gráfica da intel dá-me erro no Windows. .

Quando instalas o windows instalas depois a primeiro programa a instalares é o "catalyst_12.11_enduro_unifl" ou instalas algo primeiro?!.

Que programas instalas da parte de drivers da acer?!.

Cumps
    CRV

Última edição: 18 de Dezembro de 2012
  13. bentoxvi

bentoxvi Power Member

A primeira coisa a instalar após formatar a maquina foi o driver (catalyst_12.10_WHQL_unifl) e reiniciei o pc de seguida. Nao mexi nada na Bios. E clicando no botão direito do rato no ambiente de trabalho aparece propriedades gráficas e configurar o gráfico comutável.Cumpra

14. carvalheira

carvalheira Power Member

Boas..
    Eu pensava que tinhas instalado o "catalyst_12.11_enduro_unifl", por isso e que me dava sempre erro, ja meti o 12.10 e ta a trabalhar nice.

Consegui foi meter também o brilho a dar, não sei se conseguiste mas fica aqui a solução.

Brightness Resolver:
    Depois de teres os drives e tudo ok a trabalhar sacas o "catalyst_12.11_enduro_unifl" e executas o ficheiro, metes SIM no texto que diz Agreement, OK na janela a seguir e depois abre-te o Setup do UnifL.
    Do lado esquerdo tens uma cena a dizer "Brightness Resolver" e clicas, metes Sim no aviso e depois abre-te uma janela com as letras em cor verde, metes a letra A (F940) ou o B (F920) e automaticamente pede para reiniciar, letra Y.
    O PC reinicia e fica a trabalhar o brilho pelas teclas do teu portátil e no menu do windows 8.

Descobri isso quando andava a tentar instalar o "catalyst_12.11_enduro_unifl" e depois fui testar isso e descobri que eram esses dois os k davam.

Ja agora quando instalaste os Drivers não te apareceu no canto inferior direito a dizer Modo de Teste Windows 8 PRo Build 9200?? Eu activei o windows e depois instalei as drivers, tanto que eu vou as propriedades e o windows esta activado.

Instalaste os drivers das placas de rede, som e por ai fora?!
    A unica que para ja instalei foi a do windows 7 driver da LAN porque estava mesmo lenta a que tinha.

Obrigado desde ja pelas dicas xD

Cumps
    CRV

15. bentoxvi

bentoxvi Power Member

Vou testar isso do brilho amanha, obrigado pela dica.
    Só instalei o driver da gráfica e do touchpad, no canto inferior direito só aparece modo teste no meu.

cumps

16. LizardKing1

LizardKing1 Power Member

Segui as instruões do site da Leshcat para desinstalar os drivers errados que tinha deles e instalei os novos (Enduro 12.11). Ao reiniciar meti switchable graphics. Agora tenho não uma mas duas gráficas a dar erro: no Device Manager tanto a Intel HD Graphics como a ATI Mobility Radeon HD 5000 Series estão com o triângulo amarelo. A resolução de ecran não pode mudar dos 1024x768. Nem sei que gráfica estou a usar neste momento, não tenho qualquer opçao para mudar de gráficas, não tenho qualquer programa da ATI sem ser o Install Manager. Estou pior do que quando comecei >.<

17. carvalheira

carvalheira Power Member

Formata o Pc, ficam sempre residos de drives no windows.
    E depois instala o catalyst_12.10_WHQL_unifl, quando executares o catalyst_12.10_WHQL_unifl mete sempre yes nos avisos, ele vai reniciar acho eu depois voltas a executar o catalyst_12.10_WHQL_unifl. E depois de tares no menu mete next e instala, no fim tem la 3 caixas para meteres um visto ou um X, mete X na primeira k é para iniciar a instalação do catalyst ati. Depois ja deves ter as duas graficas ativada.

Depois os a luminosidade ja referi em cima como tratar...

Cumps
    CRV

Cumps
    CRV

18. LizardKing1

LizardKing1 Power Member

Decidi dar uma última tentativa com os drivers oficiais e a verdade é que consegui. Limpei todos os drivers gráficos com o Driver Fusion. Depois instalei primeiro os da Intel que havia no site da Acer, reiniciei, instalei os últimos da AMD também vindos da Acer (aqui teve que ser em compatibilidade com o Windows 7), reiniciei e tenho isto a funcionar perfeitamente com gráficos comutáveis. Obrigado pela ajuda, já posso parar de roubar tópicos alheios =)

Partilhar esta Página