Problema Instalar Windows 95 num portátil sem USB/CD-ROM/Disquetes

Ropbasuel

Power Member
Boa tarde,

Estou aqui num beco sem saída sobre o qual gostaria de ter uma ajuda vossa.

Tenho um portátil antigo, Compaq Armada 4120, o qual teve um problema no seu disco rígido (morreu). Consegui arranjar um outro disco compatível e já efectuei a troca. Agora o problema está em instalar o OS original (Windows 95) no disco.

Isto porque o computador de origem não trouxe drive de CD-ROM, nem tão pouco portas USB. Só vinha de origem a habitual drive de disquetes 3.5. Só que adivinhem... Essa drive já está morta há alguns anos...

Ou seja, estou de pés e mãos atados. Não tenho como instalar o Win95 no disco.

Pergunto-vos, é possível de alguma forma contornar isto? Eu consigo ligar o disco a um adaptador externo e usar num outro computador. É possível fazer algum tipo de instalação "inicial" num outro computador e depois continuar no portátil?

Existe uma solução, que é investir numa drive de disquettes. O problema é que uma drive para este portátil não é nada barata... Esta seria mesmo a última opção!

Agradeço qualquer ajuda
 
Boa! Não vai ser fácil. Terias sempre que iniciar o disco no portátil (formatar a partição e torná-la activa).

Sem outro tipo de boot, é dificil!
 
se consegues ligar o disco com ajuda de um adaptador ide usb a outro pc, o procedimento é simples

formatas o disco em FAT16 na sua totalidade, e inserir boot para o pc arrancar, crias uma pasta win95 e copias o windows 95 todo para dentro dessa pasta, montas o disco no portatil, e fazes arrancar...

assim que arrancar vais ficar com:
c:\>
fazes cd win95
fica:
c:\win95> setup ou config e pronto processes a instalação e problema resolvido...

a situação aqui é que para meteres boot no disco, provavelmente vais ter de recorrer a uma maquina virtual com msdos para dar boot ao HDD

tenta este procedimento que é para uma pen, mas para o disco com o adaptador e depois fazes o resto dos passos que indiquei atrás:

Como dar boot no MS-DOS pra fazer aquele flash de bios tão necessário?
Este talvez seja o grande problema do pessoal que possui uma mobo sem utilitario de flash via windows/bios e não tem mais drive de disquete...

Mãos a obra!
Atenção! O processo precisa formatar o Pendrive, então faça backup!
É necessário fazer o download do software e de uma pasta com os arquivos de boot.

Links:
HP USB Stick format tool
Arquivos de boot (zip)


Instruções
1 - Extraia os arquivos do ZIP para C:\USBImage

2 - Com o programa já instalado, siga as screens para criar o pequeno bootável

boot1.jpg

*veja se seu prendrive está corretamente selecionado
*selecione a partição como FAT32 (NTFS não é reconhecido no MS-DOS)
*dê o nome que achar conveniente para sua unidade
*marque a opção "Quick Format" caso não queira esperar o processo mais demorado
*selecione "Create a DOS startup Disk" e aponte para a pasta que vc extraiu no passo 1 (no caso, C:\USBImage )

3 - Clique em "Start"

O software dará um aviso que todos os arquivos do pendrive serão apagados.
boot2.jpg

clique em "SIM"

Quando o processo terminar, seu pequeno bootável estará pronto para uso!
Bom proveito!
 
se consegues ligar o disco com ajuda de um adaptador ide usb a outro pc, o procedimento é simples

formatas o disco em FAT16 na sua totalidade, e inserir boot para o pc arrancar, crias uma pasta win95 e copias o windows 95 todo para dentro dessa pasta, montas o disco no portatil, e fazes arrancar...

assim que arrancar vais ficar com:
c:\>
fazes cd win95
fica:
c:\win95> setup ou config e pronto processes a instalação e problema resolvido...

a situação aqui é que para meteres boot no disco, provavelmente vais ter de recorrer a uma maquina virtual com msdos para dar boot ao HDD

tenta este procedimento que é para uma pen, mas para o disco com o adaptador e depois fazes o resto dos passos que indiquei atrás:

Como dar boot no MS-DOS pra fazer aquele flash de bios tão necessário?
Este talvez seja o grande problema do pessoal que possui uma mobo sem utilitario de flash via windows/bios e não tem mais drive de disquete...

Mãos a obra!
Atenção! O processo precisa formatar o Pendrive, então faça backup!
É necessário fazer o download do software e de uma pasta com os arquivos de boot.

Links:
HP USB Stick format tool
Arquivos de boot (zip)


Instruções
1 - Extraia os arquivos do ZIP para C:\USBImage


2 - Com o programa já instalado, siga as screens para criar o pequeno bootável

boot1.jpg

*veja se seu prendrive está corretamente selecionado
*selecione a partição como FAT32 (NTFS não é reconhecido no MS-DOS)
*dê o nome que achar conveniente para sua unidade
*marque a opção "Quick Format" caso não queira esperar o processo mais demorado
*selecione "Create a DOS startup Disk" e aponte para a pasta que vc extraiu no passo 1 (no caso, C:\USBImage )

3 - Clique em "Start"

O software dará um aviso que todos os arquivos do pendrive serão apagados.
boot2.jpg

clique em "SIM"

Quando o processo terminar, seu pequeno bootável estará pronto para uso!
Bom proveito!

Muito obrigado MOUSETM, pela tentativa em me ajudares!

Ora bem, eu segui as tuas instruções mas sem sucesso. Realizei a formatação através da aplicação que sugeres e coloquei a opção para criar a DOS Startup Disk. Decorreu tudo sem qualquer erro.

Após este passo criei uma pasta /Win95 onde coloquei lá todos os ficheiros de instalação do Windows.

Tudo prontinho peguei no disco e voltei a colocá-lo no portátil, mas quando ele liga apenas aparece o ecrã preto com a letra: "j":

x6GuN6b.jpg


Ora, parece-me que o problema está no boot?

Quando vejo o meu disco após a formatação e criação da Startup Disk, o meu disco aparece-me sem ficheiros (no Win 7). É normal? Já tentei fazer numa pen só para testar e nada... Após essa criação da startup disk, no meu PC com Win7 não consigo ver nenhuns ficheiros na pen também!

Estarei a fazer algo mal neste passo?
 
Última edição:
há partida devia funcionar, a parte de instalares o windows 95 é como te indiquei, é a unica forma visto que não tens drive de cd e diskettes, até ai tudo bem, o problema é só conseguires ter boot no disco, há partida com esse programa isso deveria dar, no entanto tenta ao invés de formatar o disco em fat32 ser em fat16...

em ultimo caso, só tens uma alternativa se não arranjar uma maquina virtual msdos e fazer boot por lá para o disco...

isto não é complicado, o problema é que queremos fazer coisas em sistemas que já não suportam opções como os antigos sistemas, e torna as coisas mais difíceis de fazer...
 
há partida devia funcionar, a parte de instalares o windows 95 é como te indiquei, é a unica forma visto que não tens drive de cd e diskettes, até ai tudo bem, o problema é só conseguires ter boot no disco, há partida com esse programa isso deveria dar, no entanto tenta ao invés de formatar o disco em fat32 ser em fat16...

em ultimo caso, só tens uma alternativa se não arranjar uma maquina virtual msdos e fazer boot por lá para o disco...

isto não é complicado, o problema é que queremos fazer coisas em sistemas que já não suportam opções como os antigos sistemas, e torna as coisas mais difíceis de fazer...

A opção de formatação que usei foi a "FAT", penso que deve ser esta a FAT16, uma vez que só tenho 3 opções: FAT, FAT32 ou NTFS.

Mas diz-me uma coisa que me está a intrigar. Eu faço uma boot disk numa pen USB. Após fazer este processo, abro a pen no meu Win7 e não vejo nenhum ficheiro lá dentro. É suposto isto acontecer?

É que eu acho que não me está a criar a boot disk, uma vez que não fico com nenhum ficheiro lá dentro...
 
sim, pois são ficheiros de sistema estão ocultos... e fores as defenições das pastas mudar para ver os ficheiros ocultos, eles estão lá...
 
isto não é complicado, o problema é que queremos fazer coisas em sistemas que já não suportam opções como os antigos sistemas, e torna as coisas mais difíceis de fazer...

Tal e qual! O problema maior é mesmo o mapear correctamente o disco nos sistemas mais recentes. Se não for correctamente mapeado, não arranca no portátil. Por mapeamento entenda-se CHS (Cylinder, Head, Sector).
 
sim, pois são ficheiros de sistema estão ocultos... e fores as defenições das pastas mudar para ver os ficheiros ocultos, eles estão lá...

Na verdade eu tenho essa opção (Ver pastas e ficheiros ocultos) activos e mesmo assim não vejo nada lá. Acabei agora de ir à linha de comandos e fiz um " dir " na raiz e não me aparece nada na mesma...
 
Acabei agora de utilizar o software Rufus, pois li na net que também permite fazer boot disks.

Utilizei a seguinte configuração:
BY5CwfQ.png


Após esta configuração "default" consegui ver ficheiros criados na raiz do disco F. Ou seja, eu acho que o problema está na criação das boot disks!

O problema é que com este software não consigo criar um disco de arranque com aqueles ficheiros que me indicaste... Apenas permite ficheiros .iso...
 
ok parece que arranjei outra forma, vais aqui --> http://www.allbootdisks.com/download/iso.html

fazes download da imagem do iso dos msdos 6.22 , usas o rufos em modo FREEDOS e instalas essa imagem no disco e metes lá para dentro o windows 95 e penso que já te deves safar...

Obrigado mais uma vez pela tentativa em me ajudares!

Ora bem, tentei o que disseste mas quando escolho a imagem em modo FREEDOS obtenho o seguinte erro:

WupNTju.png


Que estou a fazer de mal? Obrigado
 
há partida nada, quantos megas tem o disco???, eu testei aqui com uma pen de 2gb que era a mais pequena que tenho já que com as maiores o programa não quis nada com elas...

vê o tipo de fat que estás a usar, se fat32 se fat, mas faz mais tentativas ele tem de dar...
 
isso é preciso é calma, já esteve mais longe, mas sim outro pc é melhor para testar, que isso tem de dar...

Isto não quer mesmo que eu consiga :(

Testei em 3 computadores diferentes e acontece sempre o mesmo, assim que escolho a imagem no icone ao lado do FreeDOS aparece o erro que coloquei anteriormente, a dizer que a imagem não é suportada!

Vou ver se encontro outro "Rufus" na internet a ver se consigo passar este passo...
 
Bem, estou empancado neste passo. Não encontrei alternativa ao Rufus e não estou a conseguir usá-lo.

Mesmo sem qualquer informação no programa e sem qualquer dispositivo USB ligado ao computador, abro o Rufus, carrego naquele icone que está assinalado a vermelho, selecciono o DOS6.22_bootdisk.iso e obtenho logo o erro seguinte. Já saquei umas 5 vezes o .iso e o erro mantem-se!

WsVjNnM.png
WupNTju.png


Não sei o que se está a passar...
 
Back
Topo