1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Instalar Windows 98 em disco com XP

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Cunha00, 16 de Julho de 2006. (Respostas: 14; Visualizações: 1812)

1. Cunha00

Cunha00 Power Member

É o seguinte: tenho o Windows XP instalado mas quero instalar o Windows 98 numa partição á parte.

Meto o CD do 98 faço boot pelo CD(ou lá como se chama) mas depois aquilo não faz como o CD do XP que nos apresenta um menu para fazer e escolher partições.

Como é que faço isso?

Já agora, qual é o tamanho minimo para a partição do Windos 98? É que só tenho 3GB livres no disco, chegam 1,5GB?

2. shello

shello Moderador
    Staff Member

Boas!
    Não te garanto que isso dê para fazer...

mas de qualquer maneira, pdoes fazer partições com o gestor de Discos do Windows (Painel de controlo (ou Iniciar > Programas) > Ferramentas administrativas > Gestão de computadores > gestão de discos), mas para operações mais complexas, como redimensionar uma partição, usa o Partition Magic (não é free).

Quanto ao espaço, vendo nos requisitos minimos, 1,5Gb chega perfeitamente.

Cumprimentos

3. Cabalo

Cabalo Power Member

dependendo do para o que pretendes usar o sistema operativo, podes sempre usar o Microsoft Virtual PC, que é freeware e podes sacar do site da microsoft. há aqui no forum uma thread a debater isso.

4. Cunha00

Cunha00 Power Member

é pra jogar uma carrada de jogos antigos que tenho praqui

vou ver isso então, parece mais simples

5. Square One

Square One Power Member

olha mais um camarada chupista... por acaso tb keria fazer uma cena semelhante mas no meu caso penso que vai ser mais facil...
    vou mandar tudo o que esta no pc para o galheiro e queria instalar varios sistemas operativos, a saber:
    windows 98 ---> jogar jogos antigos
    windows vista ---> beta testing
    windows xp ---> uso normal do pc
    ubuntu ----> familiarizar-me com o linux

em k ordem devo instalar os so's?

6. MaLok0

MaLok0 Power Member

98, xp, vista, ubuntu

7. Pretender

Pretender Power Member

exacto só é possível instalar o 98 antes de instalar o Xispe.
    Cunha se o teu pc tiver 2 discos ai podes instalar o 98 já depois de teres o xp (desligas o disco onde esteja o XP e instalas o 98) depois configuras o boot no xp (boot.ini)

8. eLias

eLias Power Member

Pq nao usar o VMWare?

9. Cabalo

Cabalo Power Member

então serve perfeitamente.

10. Square One

Square One Power Member

et mx se ocultar a partiçao do xp kd instalar o 98 e dps voltar a "desocultar" nao faz o mm efeito?

11. ShadeX

ShadeX Power Member

Para jogos antigos... VMWare não tem suporte nenhum de hw, tem uma emulação de D3D manhosa, VirtualPC tens o VESA da S3Trio3D á velocidade do caracol...

Se forem mesmo antigos talvez te safasses com o DosBox, mas como devem ser da era W98, só memso com o dito OS.

@Square One

Eu sinceramente ficava pelo W98+XP fisicos e deixava o Vista+Ubuntu para máquinas virtuais. Se é só para testes, safas-te melhor assim. Se bem que por exp. própria o Ubuntu corre que é uma m***a em boxes virtuais... eta distro mamona de recursos...

12. Cunha00

Cunha00 Power Member

Estou a usar o Windows 98 com o VirtualPC, instalei o jogo Indiana Jones para exprimentar e o gajo tripa-se com a placa gráfica

fui ver ás prpriedades e diz que tenho esta placa:
    quando a minha placa grafica é um Gforce FX 5200

depois fui ao site da nvidia sacar os drivers da minha placa para Win98 e dá-me este erro:

que tenho de fazer?

13. Square One

Square One Power Member

pah... se começar a usar o ubuntu e akilo for muito lento fico desmotivado e nunca mais uso linux na vida... penso que para o vista é a mm merd*

14. Pretender

Pretender Power Member

Cunha00 foi o que ShadeX disse no post anterior.
    Esquece VMs para jogar.... não aparece lá a tua gráfica, mas sempre uma qq compatível (normalmente s3).
    Eu espetava um discozito com o 98 e o xp noutro disco e dps menu de boot

15. ShadeX

ShadeX Power Member

Hmmm, não é assim tão linear... Por norma, se for DOS 2D, DosBox, DOS 3D, DosBox mas pode ou não ser jogável, Win9x 2D, Win 98 em VMs, Win 3D, esquece tudo e instala uma partição de W98...

Sinceramente, para jogos velhos, arranja mas é um P1/P2 por 1/2 duzia de euros. Então para jogos de DOS, nada bate um 233mmx+Matrox+SoundBlaster em hw. Já arranjar as placas, sabe Deus, eu demorei que tempos a coleccionar as minhas :P

Partilhar esta Página