1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalar Windows com Ubuntu

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por kasanova, 16 de Março de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 831)

1. kasanova

kasanova Power Member

O meu irmão fez porcaria no meu PC e tive de formatar o disco rigido. Para isto utilizei o Ubuntu já que tinha curiosidade em funcionar com ele visto que sou aluno de informática. Tenho-o a correr sem problemas mas ainda assim o windows faz-me falta. Tenho o DVD da instalação do vista, mas quando vou para o instalar este diz que nao reconhece a formato do disco rigido. Sei que tem de ser NTFS, já tentei mudar com o GParted mas este nao me deixa mudar. No GParted reconhce o disco rigido como sendo ext3.

Concelhos de como poder instalar o Windows?

Obrigado desde já ;)

2. Dark_Webster

Dark_Webster Power Member

Tens duas maneiras:
    1ª maneira: Formatas essa partição como NTFS e instalas o Windows XP. Depois instalas o Ubuntu dentro do Windows usando o Wubi.

2ª maneira: Apagas essa partição e crias 3 partições:

• Uma NTFS, para o Windows XP/Vista
    • Uma ext3, com ponto de montagem em / (eu sempre usei assim, mas sei perfeitamente que não dá muito jeito para backups, dêem mais sugestões sff)
    • E uma swap, com 1GB.
    Depois instalas primeiro o Windows XP/Vista e depois o Ubuntu.

Mais dúvidas pergunta aqui...

Última edição: 16 de Março de 2009
  3. kasanova

kasanova Power Member

Certo ^^, mas a minha duvida é: como formato o disco para NTFS? Com o DVD do vista tenho lá a opção para formatar mas dá erro, deve ser por nao reconhecer ext3.

O GParted não me deixa mexer rigorosamente nada na partição (tal como "dividi-la ao meio") =\

4. Dark_Webster

Tenta então destruir a partição e depois fazeres do modo que indiquei.

5. kasanova

kasanova Power Member

Desculpa tar mais uma vez a incomodar, mas como faço a destruição? já agora isso envolve o que?

6. Dark_Webster

No menu de escolha da partição do Vista há-de haver lá uma opção a dizer Apagar. Apagas a partição de todo e crias uma NTFS com um tamanho à tua escolha (se queres experimentar o Ubuntu, convém deixares espaço para ele).

7. kasanova

kasanova Power Member

Obrigado pela dica, vou exprimentar ;)

ja dou feedback

EDIT:

Já estou a correr do windows, muito obrigado. ;)

Última edição: 16 de Março de 2009
  8. Meados

Meados Power Member

1GB não é pouco? Tipo até com 4GB de ram (tinha 1 gb de swap) o sistema não suspendia por falta de memoria swap.

Normalmente costumo por 5 Gb de swap não é o mais razoável?

9. Dark_Webster

Normalmente dizem para por o dobro da memória RAM instalada, mas acho que 5gb é razoável :D.

10. Meados

Meados Power Member

Pois eu neste momento tou com 12 GB de swap (4gb de ram) e no pc de casa salvo erro tenho 2 GB para 512 MB de ram.

E desculpem o offtopic. :002:

11. DarkVenger

DarkVenger Power Member

@Meados: 12GB swap?? Basta que a RAM caiba no swap por causa de suspender e hibernar. O Linux é tão bom a gerir a RAM que raramente usa o swap...

@Kasanova: Creio que o Dark_Webster já te orientou bem, eu ia apenas acrescentar que já agora porque não usar ext4 no linux? Os scandisks são muito, mas muito mais rápidos e no geral a sua performance consta ser melhor, mesmo sendo algo que um utilizador não nota muito.

Partilhar esta Página