Instalar Windows XP num pc já com o vista instalado

A minha veio de raiz com o vista.

E o Xp não reconhece o disco pois é SATA.

Então é assim.
Eu questionei se vinha de raíz com o Vista por causa dos drivers para XP.
É que nesse caso (como aconteceu comigo), a primeira coisa a fazer é verificar quais os componentes (marca-modelo) que têm na máquina e procurar na net os respectivos drivers para XP.
(falo, principalmente, dos drivers do chipset da placa, do disco SATA, da placa gráfica, de som, etc. etc.)

De qualquer forma, muitos desses drivers podem ser instalados à posteriori já com o XP instalado (que atribui drivers standard à maior parte do hardware para que possa funcionar), exceptuando o driver SATA que, esse sim é necessário arranjarem antes da instalação!

(No caso em que não venha de raíz, se tiver vindo originalmente com XP, devem ter CD com esses drivers e podem utilizá-lo, não sendo necessário procurá-los neste caso)

Em resumo, para esta operação necessitam de:
- drivers XP do hardware que têm (o de SATA pelo menos);
- programa nLite
- CD de instalação do Windows XP
- Microsoft .net Framework 2.0 (por causa do VistaBootPRO)
- programa VistaBootPRO
- programa de gravação que suporte imagens ISO (ex. Nero, Alcohol, etc.)

Considerando que já têm então os drivers (tirados da net ou em CD) experimentem o seguinte:

1. Façam download e instalem o programa nLite (http://www.nliteos.com/);

2. O nLite vai pedir-vos o CD do XP e uma directoria alvo para onde vai copiar esse CD.
Durante o processo vão ter oportunidade de adicionar e/ou remover componentes da instalação original do XP. No nosso caso queremos adicionar os drivers que arranjaram, pelo menos o SATA. E o programa vai criar um ISO do CD "remodelado";

3. Gravam esse ISO num novo CD (ficam com um novo XP de instalação, mas com suporte do SATA que têm integrado);

4. No Vista que têm instalado, em "Disk Management", criam uma nova partição para instalarem o XP e fazem restart da máquina, com o XP novo na drive para arrancarem dele;

5. Arrancam com o CD do XP e instalam normalmente na partição que criaram (neste caso a instalação deve ir buscar o driver SATA que incluiram no CD. ( se não der, voltam a reiniciar a instalação e carregam em F6. Como não têm diskette com o SATA, ele diz que não há diskette e mandam continuar que ele deve ir procurar SATA nos drivers do CD);

6. Quando acabar a instalação do XP, fica o único sistema a arrancar, deixando o Vista intocado, mas sem arrancar. Instalem a Microsoft .net Framework 2.0 no XP;

7. É aqui que entra o VistaBootPRO: instalem o programa no XP (http://www.vistabootpro.org/);

8. Executem o VistaBootPRO e vão para o separador "System Bootloader". Seleccionem "Windows Vista Bootloader" na primeira secção e "All Drives" na segunda secção;

9. Cliquem em "Install Bootloader";

10. Escolham "Diagnostics" no menu e cliquem em "Run Diagnostics";

11. O VistaBootPRO vai "saltar" para o separador "Manage OS Entries" e aí poderão ver que ficam duas entradas: uma para o Vista e outra para "Earlier versions of Windows";

12. Reiniciem o PC e o dual boot deve aparecer...

Espero que não esteja confuso demais e que consigam! :)
 
Última edição:
Obrigadão.

Quando tiver tempo vou experimentar isso pois agora não ando com muito tempo.

E os drivers do disco Sata arranja-se no site do fabricante?
 
nao acredito que seja do SATA.. porque se fosse não dava erro.. apenas continuava e quando chegasse a zona dos discos não aparecia nenhum.. vai a bios nas opções dos discos deve tar la ou RAID ou SATA e escolhe PATA.. procura por isso ;)
 
nao acredito que seja do SATA.. porque se fosse não dava erro.. apenas continuava e quando chegasse a zona dos discos não aparecia nenhum.. vai a bios nas opções dos discos deve tar la ou RAID ou SATA e escolhe PATA.. procura por isso ;)

É outra hipótese, mas nesse caso acho que se perdem as vantagens de ser SATA :)
 
o meu veio com a vista de origem,mas queria ter os dois sistemas operativos...e sim, o disco é sata...


vou experimentar a dar esses passos..

ja agora obrigado a todos por tentarem ajudar...obrigado mesmo..eu tambem tenho um forum e sei que este tipo de espirito é importante...

cumps
chicote
 
nao acredito que seja do SATA.. porque se fosse não dava erro.. apenas continuava e quando chegasse a zona dos discos não aparecia nenhum.. vai a bios nas opções dos discos deve tar la ou RAID ou SATA e escolhe PATA.. procura por isso ;)


Ele explicou-se mal de certeza.

Pois a mim aparecia-me o erro depois de entrar no menu das partições.

Aparecia ao carregar em qualquer tecla.
 
Então é assim.
Eu questionei se vinha de raíz com o Vista por causa dos drivers para XP.
É que nesse caso (como aconteceu comigo), a primeira coisa a fazer é verificar quais os componentes (marca-modelo) que têm na máquina e procurar na net os respectivos drivers para XP.
(falo, principalmente, dos drivers do chipset da placa, do disco SATA, da placa gráfica, de som, etc. etc.)

De qualquer forma, muitos desses drivers podem ser instalados à posteriori já com o XP instalado (que atribui drivers standard à maior parte do hardware para que possa funcionar), exceptuando o driver SATA que, esse sim é necessário arranjarem antes da instalação!

(No caso em que não venha de raíz, se tiver vindo originalmente com XP, devem ter CD com esses drivers e podem utilizá-lo, não sendo necessário procurá-los neste caso)

Em resumo, para esta operação necessitam de:
- drivers XP do hardware que têm (o de SATA pelo menos);
- programa nLite
- CD de instalação do Windows XP
- Microsoft .net Framework 2.0 (por causa do VistaBootPRO)
- programa VistaBootPRO
- programa de gravação que suporte imagens ISO (ex. Nero, Alcohol, etc.)

Considerando que já têm então os drivers (tirados da net ou em CD) experimentem o seguinte:

1. Façam download e instalem o programa nLite (http://www.nliteos.com/);

2. O nLite vai pedir-vos o CD do XP e uma directoria alvo para onde vai copiar esse CD.
Durante o processo vão ter oportunidade de adicionar e/ou remover componentes da instalação original do XP. No nosso caso queremos adicionar os drivers que arranjaram, pelo menos o SATA. E o programa vai criar um ISO do CD "remodelado";

3. Gravam esse ISO num novo CD (ficam com um novo XP de instalação, mas com suporte do SATA que têm integrado);

4. No Vista que têm instalado, em "Disk Management", criam uma nova partição para instalarem o XP e fazem restart da máquina, com o XP novo na drive para arrancarem dele;

5. Arrancam com o CD do XP e instalam normalmente na partição que criaram (neste caso a instalação deve ir buscar o driver SATA que incluiram no CD. ( se não der, voltam a reiniciar a instalação e carregam em F6. Como não têm diskette com o SATA, ele diz que não há diskette e mandam continuar que ele deve ir procurar SATA nos drivers do CD);

6. Quando acabar a instalação do XP, fica o único sistema a arrancar, deixando o Vista intocado, mas sem arrancar. Instalem a Microsoft .net Framework 2.0 no XP;

7. É aqui que entra o VistaBootPRO: instalem o programa no XP (http://www.vistabootpro.org/);

8. Executem o VistaBootPRO e vão para o separador "System Bootloader". Seleccionem "Windows Vista Bootloader" na primeira secção e "All Drives" na segunda secção;

9. Cliquem em "Install Bootloader";

10. Escolham "Diagnostics" no menu e cliquem em "Run Diagnostics";

11. O VistaBootPRO vai "saltar" para o separador "Manage OS Entries" e aí poderão ver que ficam duas entradas: uma para o Vista e outra para "Earlier versions of Windows";

12. Reiniciem o PC e o dual boot deve aparecer...

Espero que não esteja confuso demais e que consigam! :)

amigo...
se funcionar esta ai um belo manual....

vou de certeza testar amanha e depois te respondo, pois hoje ja esta tarde e amanha é dia de trabalho...

abraços e obrigadão..

cumps
chicote
 
Ele explicou-se mal de certeza.

Pois a mim aparecia-me o erro depois de entrar no menu das partições.

Aparecia ao carregar em qualquer tecla.

eu arrancava com o cd do xp na drive de cd, clicava em qualquer tecla para iniciar o sistema de instalação, depois de carregar os ficheiros RAID,SCSI,etc..aparecia então esse erro...

não sei se me fiz entender melhor...

cumps
chicote
 
Após toda esta conversa deixa cá ver se eu percebo...

Por ex, tendo dois discos de 160Gb no portátil q vem com o Vista, não será fácil por ex formatar a partição D e instalar lá o XP? Basicamente ficava o C para o Vista e o D para o XP. Não é possível?
 
É outra hipótese, mas nesse caso acho que se perdem as vantagens de ser SATA :)
e? depois de instalado voltava se a activar ;)

Após toda esta conversa deixa cá ver se eu percebo...

Por ex, tendo dois discos de 160Gb no portátil q vem com o Vista, não será fácil por ex formatar a partição D e instalar lá o XP? Basicamente ficava o C para o Vista e o D para o XP. Não é possível?

é
 
Então aqui a complicação é pro caso de apenas ter uma partição. Pra quem tem duas não é assim tao difícil.
Depois o problema é gerir os boots dos dois SOs, mas com as dicas q aqui foram dadas acho q se consegue...
 
Chamem-me ignorante, mas discos SATA é apenas a marca ou já é uma expressão pra um tipo de disco?

lol é a interface..

até a poucos anos era mais comum as interface IDE ATA, como as das drives de CDs (hoje em dia também há em SATA), eram aquelas interfaces compridas com muitos pinos..

hoje em dia não, existe Serial ATA que são interfaces bem mais pequenas e rápidas
 
lol é a interface..

até a poucos anos era mais comum as interface IDE ATA, como as das drives de CDs (hoje em dia também há em SATA), eram aquelas interfaces compridas com muitos pinos..

hoje em dia não, existe Serial ATA que são interfaces bem mais pequenas e rápidas
Fiquei um pouco mais esclarecido, obrigado :)
 
Então aqui a complicação é pro caso de apenas ter uma partição. Pra quem tem duas não é assim tao difícil.
Depois o problema é gerir os boots dos dois SOs, mas com as dicas q aqui foram dadas acho q se consegue...


podia me dizer como fazer isso?, é que o meu problema é esse tinha o xp e o vista instalado em duas partiçoes diferentes (so num disco de 160gb) e tive que reinstalar o xp, o problema que tenho agora é que ja nao consigo ir po vista porque o xp nao detecta o vista, preciso de la ir é que tenho la tudo !!>( alguem consegue me ajudar a resolver isto ?? se for preciso ate desinstalo o xp e uso so mesmo o vista o que nao posso fazer é desinstalar o vista

help me pls :sad:
cumps
 
Ou explicas melhor ou então não posso ajudar.


Li 4 vezes fiquei na mesma

Desculpa.

vou tentar:007:

o problema é que ja nao consigo entrar no vista por ter reinstalado o xp, ja nao aparece quando ligo o pc a mensagem para escolher o sistema operativo
precisava de voltar para o vista urgetemente nem que fosse preciso apagar de vez o xp e ficar so com o vista
 
Última edição:
vou tentar:007:

o problema é que ja nao consigo entrar no vista por ter reinstalado o xp, ja nao aparece quando ligo o pc a mensagem para escolher o sistema operativo
precisava de voltar para o vista urgetemente nem que fosse preciso apagar de vez o xp e ficar so com o vista

ola amigo...
eu ainda não tentei, falta-me arranjar os drivers do sata...
mas le melhor o manual que o amigo Fugazi aqui deixou...

6. Quando acabar a instalação do XP, fica o único sistema a arrancar, deixando o Vista intocado, mas sem arrancar. Instalem a Microsoft .net Framework 2.0 no XP;

7. É aqui que entra o VistaBootPRO: instalem o programa no XP (http://www.vistabootpro.org/);

8. Executem o VistaBootPRO e vão para o separador "System Bootloader". Seleccionem "Windows Vista Bootloader" na primeira secção e "All Drives" na segunda secção;

9. Cliquem em "Install Bootloader";

10. Escolham "Diagnostics" no menu e cliquem em "Run Diagnostics";

11. O VistaBootPRO vai "saltar" para o separador "Manage OS Entries" e aí poderão ver que ficam duas entradas: uma para o Vista e outra para "Earlier versions of Windows";

12. Reiniciem o PC e o dual boot deve aparecer...

Espero que não esteja confuso demais e que consigam! :)
 
Back
Topo