1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalaste o Ubuntu depois do vista?Tens aqui a solucao!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por PedroPereiraStr, 5 de Maio de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 2135)

1. PedroPereiraStr

PedroPereiraStr Power Member

Boa tarde!

Como alguns devem ter visto pelo fórum, tive bastantes dificuldades a ter dual boot com vista + ubuntu.

O defeito não era editar o menu.lst ( ficheiro que faz parte do ubuntu, fácilemente editavel), etc.

Como voces sabem aos instalar o ubuntu, este "ultrapassa" o MBR, acabando por não conseguirmos arrancar com o vista, ou então, arrancar erradamente.

Eu fiz o seguinte, corri o CD do vista ( nao interessa a lingua), fiz o seguinte:

-"Reparar Sistema" no menu de instalação do vista

- Depois carregei no atalho para a consola (promt).

- Fiz os seguintes comandos : "bootrec.exe /fixmbr" e de seguida "bootred.exe /fixboot".

- Reiniciar a máquina.

Bom a partir deste momento passamos a ter somente o Vista, sem qualquer sinal de Grub.

Próximo passo : - Descarregar e instalar o EasyBCD.
    - Abrir o programa, fazer uma nova "Entry" de um sistema linux ( temos o separador lá em baixo), e dar uma "pica" na pequena frase que fala no grub ( nem tenho usado o vista já não me lembro bem o que diz ao certo).

-Reboot

A partir deste momento têm o MBR com duas entradas, uma para o vista ( SO default, por outras palavras se deixarem passar o tempo o SO que vai ser iniciado é o Vista), e outra para o Linux ( neobox linux ou algo do género, mas isso é editável no EasyBCD :) ). Quando carregarem na opção do vista iram reparar que ele vos "salta" para o GRUB e pronto, já está :).

Cumprimentos e boa sorte para a malta

PS: a semana passada quando fiz isto no meu computador encontrei um site que até tinha os screenshots das operações a fazer pelo EasyBCD se alguem encontrar mande PM para editar e colocar as screens.

2. CruDeLioS

CruDeLioS Power Member

Boas,

Eu encontrei este tutorial e de acordo com ele o segredo é não instalar o GRUB no MBR mas sim na partição do /boot de linux, e depois o EasyBCD faz o resto :)

Ainda não testei, mas nos próximos dias vou instalar o Ubuntu aqui em dual-boot com o Vista e digo se funciona!

Cumps

3. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Não tou a ver qual é problema, instalando o ubuntu depois do windows nunca houve stresses ao contrario é q sim.

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Precisamente. Eu instalei o ubuntu depois do Vista e voilá! Grub com os 2!

cumps

5. Romani48

Romani48 Power Member

Precisamente.. tinha o Vista, instalei o Mint e apareceu o grub com a listagem completa!

6. tangram

tangram Power Member

Podes simplificar as coisas.

Em regra geral Ubuntu e as distros mais user friendly automaticamente identificam o Vista / XP e deixam uma entrada no Grub.

Se isso não acontecer basta editar o menu.lst.

Por exemplo se tiveres o Windows em /dev/sda1:

Código:
    title Windows XP
    rootnoverify (hd0,0)
    makeactive
    chainloader +1 
    Isso do EasyBoot e amigos é basicamente matar uma mosca com um canhão fotónico-nuclear-ultra-mega-grande.

7. Gunn3r

Gunn3r Power Member

Sim, mas o que o CruDeLioS esta a dizer, pelo pouco que percebo, é que usando o EasyBCD dá menos stresses na desinstalação/formatação da partição do Ubuntu. Se formatarmos a mesma com o Grub instalado no MBR, ele dará erro porque nao vai encontrar a partição do Ubuntu.

Penso eu de que...

8. VuDu

VuDu Power Member

Easy, instalam o BootLoader numa partição independente, coisa que dá para fazer com o GRUB mas não com o BOOTMGR/NTLDR

9. PedroPereiraStr

a mim nao resolveu. e a alguns colegas da faculdade também nao lol...

10. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

nunca tive problemas em instalar linux depois dos windows , alias faço sempre isso

agora o contrario ja da barraca apaga o grub

11. tangram

tangram Power Member

É apenas uma questão de saber qual o disco e partição onde o Windows está e instalar o Grub. Aliás tenho 3 pc que são prova disso mesmo. ;)

Mas ok se preferes o método que indicaste força. É sempre bom existirem alternativa, aliás é de realçar a iniciativa de postares esta alternativa.

Última edição: 8 de Maio de 2008
  12. eddie_gordo

eddie_gordo Power Member

Eu por mais que tente, instalar o Ubuntu depois do Vista nao dá.. Nem editando menu.lst nem nada, tal como podem ver nesta thread! Se calhar vou tentar mesmo esta alternativa, visto que ja quando instalei o Ubuntu 7.10 foi a mesma coisa..

Cumps

13. tangram

tangram Power Member

Tenta isto:

Código:
    title=Windows
    rootnoverify (hd0,3)
    chainloader (hd0,1)+1
    Assumindo que tens as partições ordenadas da seguintes forma: restauro do portátil, Windows e depois Ubuntu.

Para instalares do Grub faz:
    Código:
    sudo grub-install --no-floppy /dev/sda

14. eddie_gordo

eddie_gordo Power Member

As minhas partiçoes estao descritas na thread que indiquei...

fdisk -l da-me este resultado:
    Código:
    Disk /dev/sda: 120.0 GB, 120034123776 bytes
    255 heads, 63 sectors/track, 14593 cylinders
    Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes
    Disk identifier: 0x69f807c0

Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
    /dev/sda1               1         243     1951866   1b  Hidden W95 FAT32
    /dev/sda2   *         244        4690    35716520    7  HPFS/NTFS
    /dev/sda3            6118       14594    68080640    7  HPFS/NTFS
    /dev/sda4            4691        6117    11462377+   5  Extended
    /dev/sda5            4691        4814      995998+  82  Linux swap / Solaris
    /dev/sda6            4815        5407     4763241   83  Linux
    /dev/sda7            5408        6117     5703043+  83  Linux

Partition table entries are not in disk order

A partiçao do Vista está no hd0,1.. Mas vou tentar.. ;) Ja posto feedback..

Cumps

Edit: Como esperava, ta igual.. lol Quando tiver um tempinho vou mesmo ver se a soluçao desta thread resulta comigo! :)

Última edição: 12 de Maio de 2008
  15. tangram

tangram Power Member

Se tiveres a partição / no /dev/sda6 e o Window em /dev/sda2 usa:

Código:
    title=Windows XP
    rootnoverify (hd0,6)
    chainloader (hd0,1)+1
    E tenta instalar de novo o Grub.

Código:
     sudo grub-install --no-floppy /dev/sda
    Mas cá para mim o teu problema está relacionado com o erro das partições não estarem ordenadas (o erro está na última linha do output do fdisk -l que postaste). Vê aqui como resolver esse erro: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=211194&page=7.

Última edição: 12 de Maio de 2008
  16. eddie_gordo

eddie_gordo Power Member

Nao cheguei a tentar mais dessa forma, fiz o que o primeiro post desta thread indica e resultou! :D Finalmente dual-boot Ubuntu+Vista no meu portatil! :D

Obrigado PedroPereiraStr!!

17. PedroPereiraStr

só agora vi os post's. Deves ter tido o mesmo problema que eu, instalaste o ubuntu numa partição sem qualquer problema a escolher para instalar por cima do MBR, ou coisas do género e pimba, nunca deu. Assim não tens de voltar a instalar as coisas ;)

Cumprimentos

18. NetGear

NetGear Power Member

Boas. Vou tirar este tópico do buraco. Eu tenho o problema inverso num portátil. Tinha o Vista e o Ubuntu a trabalhar em Dual Boot (em partições diferentes) mas tive de reinstalar o Vista. Agora o Dual Boot não aparece, inicia logo o Vista. A partição do Ubuntu tem dados importantes, como voltar a por o Dual Boot a trabalhar sem reinstalar qualquer um dos sistemas? O portátil tem 3 partições: 1ª Vista, 2ª Dados e a 3ª Ubuntu (penso que estas duas últimas são nesta ordem).
    EasyBCD resolve o problema?

Era importante ter alguma ajuda nesta situação, sei que é o inverso do tópico. Peço desculpa.
    Cumprimentos

19. Jedi Mind Trick

Jedi Mind Trick Power Member

Exacto. Exceptuando quando há a necessidade de fazer um shrink à unidade NTFS do windows.. Isso poderá causar alguns problemas... Um dos mais comuns é a necessidade de fazer um Chkdsk.

Já agora... Será que um "sudo update-grub" não resolveria alguns problemas descritos?

Ah, e não esquecer esta ferramenta: http://www.supergrubdisk.org/

Última edição: 24 de Junho de 2010
  20. rrm1

rrm1 Banido

qual o atalho no menu de instalaçao do win7?

Partilhar esta Página