1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalei Suse 10.0 e não consigo arrancar o Windows! HELP!

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por DavidBSP, 9 de Março de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 1301)

1. Saudações!
    No âmbito do meu curso, foi necessário instalar o sistema operativo Linux Suse 10.0 no meu PC.
    Sou noviço em Linux e espero com este post poder compreender a causa do problema e aprender algo mais em relação a este SO.

Os meus discos duros foram particionados (antes da instalação do Linux) da seguinte forma:

HDA (Master) - 41.1 GB e HDB (Slave) - 160GB

/dev/hda1 sistema HPFS/NTFS (Windows instalado)
    /dev/hda2 sistema W95 FAT32 (LBA)
    /dev/hda3 sistema Linux Swap/Solaris (Partição Swap - 1GB)
    /dev/hda4 sistema Linux (Linux Suse instalado - 4.3GB)

/dev/hdb1 sistema HPFS/NTFS
    /dev/hdb2 sistema HPFS/NTFS

A instalação decorreu normalmente. Após a instalação verifiquei que não conseguia arancar o grub (Error 17).
    A minha reacção foi correr a reparação atraves do CD1 do Linux e instalei novo sistema de arranque - LILO.
    Os SO's voltaram a não arrancar e resolvi procurar formas de contornar o problema.
    Apos pesquisa na net consegui resolver a questão do arranque alterando na BIOS o acesso ao Primary Master/Slave de Auto para LBA.
    Nesta fase, ja acedia ao menu de escolha de Sistema Operativo e conseguia iniciar o Linux sem problemas, mas quando escolhia iniciar o Windows aparecia-me o ecrã preto com as palavras "Loading Windows" e ficava sem mais reacção.
    Após isto, o que eu fiz foi verificar com o comando "fdisk -l" na consola do Linux se a partição do windows (hda1) era bootable e conclui que era.
    Como alternativa para tentar solucionar o problema (sem ter que me esforçar muito a pensar) resolvi voltar a mudar o sistema de arranque para grub, pois pensei que com aquela alteração do modo de acesso na BIOS, de alguma forma o problema podia ficar resolvido. Mas enganei-me!
    Ao tentar correr o Windows, já com o grub instalado, o que acontece é surgir o ecrã preto com as palavras "chainloader (hd0,0)+1" no topo!
    Alguma pesquisa na net e bastantes alterações no ficheiro /boot/grub/menu.lst permitiram-me concluir que, seja qual for a alteração que eu faça no ficheiro, o que me vai aparecer no ecrã preto é sempre o que está a seguir a "title Windows" dentro do ficheiro menu.lst!
    ja tentei com as seguintes linhas (sem ordem especifica):

rootnoverify (hd0,0)
    chainloader +1
    root (hd0,0)
    makeactive
    unhide (hd0,0)
    um pouco as combinações de todas (com base em sites na net). Nada resultou!
    Em desespero tambem tentei usar o comando map, mas penso que para o meu caso não se aplica visto que tenho os SO's instalados no mesmo disco (em partições diferentes).

Pedia-vos portanto que me ajudassem a conseguir resolver definitivamente este problema, visto que preciso mesmo de aceder ao Windows!! :\
    Peço desculpa pelo tamanho do post, descrevi o processo todo de forma a que excluissem sugestões que eu já tenha tentado antes.

Muito Obrigado só por terem lido e por favor....ajudem-me!!

2. [knap]

[knap] Power Member

Tenho o meu menu.lst assim e funciona bem

Código:
    title           Windows XP Media Center Edition
    root            (hd0,0)
    savedefault
    makeactive
    chainloader     +1
    Tem atenção à linha

Código:
    root            (hd0,0)
    porque a tua partição do Windows pode não estar neste local, pela tua descrição penso que está mas nunca se sabe.

Se precisares mesmo de ir ao Windows colocas o cd de instalação do Windows, vais à consola de reparação e escreves
    Código:
    fixmbr
    isto apaga o GRUB/LILO.

3. [knap],
    muito obrigado pela tua resposta!
    experimentei colocar o ficheiro menu.lst como o teu e continuo sem ter sucesso.
    ao colocar:

root (hd0,0)
    savedefault
    makeactive
    chainloader +1

surge-me no arranque do windows o seguinte:

root (hd0,0)
    Filesystem type unknown, partition type 0x7
    savedefault

Error 15: File not found
    Press any ket to continue...

se trocar "root (hd0,0)" por "rootnoverify (hd0,0)", o primeiro erro desaparece, mas o segundo persiste.
    pela primeira vez, após aparecer isto no ecrã, é-me pedido para premir uma tecla para voltar ao menu do grub.
    Sem o savedefault (li algures pela internet que este comando só era necessário para as versões do Suse anteriores à 10.0 para escolher o S.O. default) atinjo a linha "chainloader +1" e aparece apenas as linhas no ecrã (do ficheiro menu.lst) e fica o cursor a piscar sem mais reacção como anteriormente.

Quanto à segunda parte do teu post, experimentei colocar "fixmbr" na consola (com o CD do Windows XP inserido) e o comando é totalmente desconhecido.
    O que querias dizer com "consola de reparação" é a consola do Linux? se não é, como acedo a essa consola a que te referes? Desculpa a minha ignorância :P

4. ok..ja descubri o que é a consola de reparação do Windows XP..o que perguntei no post anterior foi um bocado imbecil..
    de qualquer maneira, quando faço boot através do CD do Windows XP Pro SP2, não tenho a opção de reparação..não percebo porquê..pela internet fora todos parecem ter essa opção..mas a mim simplesmente o que aparece, é a listagem dos discos com as respectivas partições e as opções:

Enter - para instalar o Windows na partição seleccionada
    D - para eliminar a partição seleccionada
    C - para criar uma partição no espaço não particionado
    F3 - para sair

não tenho nenhuma opção 'R' :(

se carregar ENTER aparece-me:

"ATENÇÃO: Já existe uma pasta com o nome \Windows, que poderá conter uma instalação do Windows. Se continuar, a instalação do Windows existente será subtituída.
    Todos os ficheiros, subpastas, contas de utilizador, aplicações, segurança e definições do ambiente de trabalho dessa instalação do Windows serão eliminados. A pasta "Os meus documentos" também será eliminada.

Para utilizar uma pasta e eliminar a instalaçao do Windows existente nessa pasta, prima L.
    Para utilizar outra pasta, prima ESC.
    Para sair do programa de configuração, prima F3."

Com o ficheiro menu.lst do grub não me parece que consiga adiantar grande coisa..
    Re-instalar o grub já o fiz e já corri a reparaçao do sistema através do CD do Suse, continuei na mesma, não consigo ir ao Windows. Alguém tem sugestões?

Disquete de Arranque do Windows poderá ser uma hipótese?
    Existe outra forma de inserir o comando "fixmbr"?
    Existe alguma outra maneira de atingir a consola de reparação?

Precisava de ir ao windows nem que fosse apenas para salvar os ficheiros importantes da partição onde o Windows está instalado e depois ponderava reinstalar tudo outra vez Windows XP e Linux Suse caso fosse necessário. :\

Plz...Help!

5. tkm_[pt]

tkm_[pt] Power Member

A consola de reparação do windows acho que aparece antes desse menu.

Não me lembro se o Suse 10.0 já tem o editor do Grub no yast, mas não perdias nada em tentar arranjar ou até criar um novo menu.lst por aí.

E tem que ser mesmo o suse 10.0? Não pode ser o mais recente: 10.2?

6. Esse menú onde aparecem as partições é o primeiro que me aparece após fazer boot pelo cd do WinXP Professional...Nunca me aparece nada relacionado com a "Consola de Reparação" :\

Resolvi instalar o Suse 10.2 onde estava o 10.0...o problema mantém-se exactamante na mesma.

Sou novo no linux, não faço ideia de como se vê essa cena do editor do Grub no yast, será que podias esclarecer melhor isso?

7. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

No Yast (tipo painel controlo do SuSE), tens ferramentas para editar o boot e afins. Através do cd de instalação podes inclusivé instalar e/ou reparar o grub, através do guia.
    Só 1 coisa, por acaso algum dos discos é Sata ?

8. nop, nenhum dos disco é SATA.

"Através do cd de instalação podes inclusivé instalar e/ou reparar o grub, através do guia." -> pois..através do cd de instalação já corri tudo o que podia relacionado com reparações e instalações e nada.. :\

Em relaçao às opções do Yast do Suse relativamente ao boot, são exactamente as mesmas e iguais ao do cd de instalação..nada resulta..tou cada vez mais convencido que tenho de meter o meu disco duro noutra maquina e salvar os ficheiros que me interessam da partição do windows e voltar a instalar o windows :\

Partilhar esta Página