1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instatação (tentativa) de SO's em HDD USB: uma trapalhada!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Tonux, 23 de Outubro de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 578)

  1. Tonux

    Tonux Power Member

    Olá

    Passei hoje quase todo o dia a tentar instalar o Debian num HDD IDE ligado à porta USB 2.0. Instalei como normalmente, a partir do CD e fiz as partições manualmente, para não dar cabo do que tenho no disco interno. No disco interno deste outro computador, tenho o windows 2000 mais o Mandriva 2009. Como tenho um disco IDE externo, com muito espaço, aproveitei-o para o efeito. No fim da instalação, foi-me perguntado onde queria o grub? Instalei-o no disco externo, de modo a poder arrancar em USB. Que ideia! Nem por sombras. O grub aparecia, mas não arrancava. O erro que dava era partição de formato desconhecido (hd1,1) ! o kernel arrancava pela /dev/sdb6, o que também dava erro (não apontei o código) Editei o grub e fiz várias alterações, de acordo com a tabela do gparted, mas nada! Por agora desisti. Será que não tem solução? O que me aconselham?

    PS. Agora, este disco não é reconhecido no windows, somente no linux. Como tenho lá vários dados e parttições, e o linux também lê ntfs, resolvo não formatar, para já, no windows.
     
    Última edição: 23 de Outubro de 2008
  2. uterrorista

    uterrorista Suspenso

    Ainda tens o Grub do mandriva a funcionar?
    Tenta adicionar o Debian ao Grub do mandriva.
     
  3. Tonux

    Tonux Power Member

    Era boa ideia, mas o disco interno só tem 40 GB :rolleyes:. Não há espaço para o Debian. (Este disco já o tenho há mais de 4 anos e sempre fixe. É um Maxtor 5400 rpm IDE. Já 'passaram' por ele 2 motherboards!).
     
  4. hellaxe

    hellaxe Power Member

    Não é isso.
    Tenta meter a entrada do Debian no grub do Mandriva
     
  5. Tonux

    Tonux Power Member

    Ok. Embora já tivesse apagado a partição onde tinha o Debian, ainda não desisti. Vou fazer isso mesmo: reinstalar o Debian no HDD USB, instalando o LILO (?) na partição do Debian e não no MBR do HDD USB) e criando uma entrada no grub do Mandriva, apontando para a partição linux do HDD USB. Agora não tenho tido tempo, mas como está aí o fim de semana, é a altura boa.

    (Penso que foi por ter instalado o grub do Debian no MBR do HDD USB que ele não é reconhecido pelo windows, só pelo linux. Mas como disse, como tenho lá dados importantes noutras partições ainda não apliquei o fdisk. Melhor, no windows aparece como 'BAD DISK')

    Edit: Segundo li na net, os SO só muito dificilmente são carregados a partir de uma unidade USB, pois durante o carregamento têm que detectar e carregar os drivers para as portas USB, o que dá origem a uma interrupção do carregamento e daí o 'crash' e as mensagens todas de erro. Somente o conteúdo de livecd's corre em dispositivos USB, mas estes têm que ser configurados como se fossem leitores de CD/DVD. daí haver pen disks a correr sistemas mínimos de linux, sem actualização e instalação possível de mais pacotes.
     
    Última edição: 24 de Outubro de 2008

Partilhar esta Página