Instrução SQL para pesquisar e listar o conteúdo de várias tabelas

Status
Fechado a novas mensagens.

ScalaZone

Power Member
Boas,
já pesquisei nas threads respostas par ao meu problema, mas nenhum consegui com que funciona-se.

Desde já, tenho uma BD com o nome de 'lojas'.
Tenho duas tabelas:

  • categorias - id_c,categoria (a seguir ao - são os campos)
  • loja - id_l,nome,localizacao,contacto
O que eu pretendo, é efectuar a pesquisar pelo nome da categoria, e ele através desse nome, vai-me listar os campos todos da tabela loja mais os campos da tabela categorias (todos não, menos os id's desculpem).

Eu tenho esta instrução, mas não consegui fazer nada com ela:
$com_sql_distritos="SELECT categorias.id_c,categorias.categoria,loja.id_l,loja.nome,loja.localizacao,loja.contacto FROM categorias,loja WHERE categoria like '$var_nome'";

O método que esto a usar para listar é o seguinte:
elseif($_POST['button']=="Categoria"){
$var_nome=$_POST['txt_pesquisar'];
//Pesquisas para listas//
//Comando SQL para devolver Lista Distritos//
$com_sql_distritos="SELECT categorias.id_c,categorias.categoria,loja.id_l,loja.nome,loja.localizacao,loja.contacto FROM categorias,loja WHERE categoria like '$var_nome'";
//Da ordem de procura com o comando SQL//
$resul_distritos=mysql_query($com_sql_distritos) or die("Erro na procura!");
//Devolve o número de resultados da procura//
$n_resul_distritos=mysql_num_rows($resul_distritos);

if($n_resul_distritos=="0")
echo "<b>Não foram encontrados registos com esse nome</b>";
else{

print ("<table with=\"100%\" align=center border=2>");
print ("<tr><td with=\"100%\" bgcolor= \"FFFF00\">ID</td><td with=\"100%\" bgcolor=\"FFFF00\"> Nome</td><td with=\"100%\" bgcolor=\"FFFF00\"> Localização</td><td with=\"100%\" bgcolor=\"FFFF00\"> Contacto</td></tr>");

//Ciclo para impressão dos resultados//
while ($linha = mysql_fetch_array($resul_distritos))
{

$id_categoria=$linha["id_c"];
$nome_categoria=$linha["categoria"];
//$localizacao_loja=$linha["localizacao"];
//$contacto_loja=$linha["contacto"];

print ("<tr><td>$id_categoria</td><td>$nome_categoria</td><td>$localizacao_loja</td><td>$contacto_loja</td></tr>");
}
echo ("</table>");
}
}

Dúvida: Qual é a função mais correcta para eu questionar a minha BD (sql), e como vou acrescentar os campos que quero listar, a esta listagem.

(Se repararem, estão duas variáveis como comentário '//' e as de cima vão buscar os valores da tabela categorias, assim como está lista o id e o nome da categoria, como posso listar o resto também)

Obrigado
 
O que queres é o que já foi perguntado e (talvez) respondido neste tópico. Ainda que não tenha sido correctamente respondido, continua isso lá ;)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo