1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Avaria Insys game force

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Jonas_7, 21 de Abril de 2012. (Respostas: 22; Visualizações: 2790)

1. Jonas_7

Jonas_7 Power Member

Ola amigos era a ver se alguem me poderia ajudar . E assim tenho um pc insys que bloqueia . As vezes a ligar desliga-se outras vezes bloqueia mas se ligar mal se abana com ele ele bloqueia.
    troquei de disco de memorias e é igual .
    Ha. as vezes na bios tambem bloqueia .
    Se alguem poder, agradecia Obrigados
    Um abraço

Última edição: 21 de Abril de 2012
  2. churro

churro Power Member

Tendo em conta a marca, ela tem uma reputação muito fraca principalmente em termos de aquecimento. Instala este programa que serve para medir temperaturas e faz print screen e posta aqui no forum.

Outra as hipotesses é ser um virus pelo que aí terás de iniciar em modo segurança e correr um programa especifico. Mas de qualquer forma posta aqui o que esse programa mediu que depois logo te dizemos o que fazer.

3. Jonas_7

Jonas_7 Power Member

Penso que o problema não tenha a ver com temperaturas, visto eu utilizar o computador sempre em modo "Equilibrado" acho que o problema está na board, qual a ligação das temperaturas com o abanar o portátil e ele desligar-se ?
    mandei umas pancadas valentes na board e parece que está resolvido, pelo menos por agora...
    Isto começou quando estava a jogar CS, o computador sempre que me matam bloqueia, reiniciei e a partir dai fiquei com este problema do abanar...

4. Miguel321

Miguel321 Banido

Nop,tenho um cá em casa com o mesmo problema.

Pelos testes que fiz é da board, ainda perdi umas valentes horas a lixar e a polir o dissipador para ter melhor contacto com o GPU e não era disso.

5. churro

churro Power Member

Estavas a fazer o quê quando viste essas temperaturas?
    É que as da gráfica estão assim para o altas e se apenas estavas aqui na net imagino como serão elas quando jogas.

De qualquer forma, como tira-teimas fazes o seguinte, inicia o CS e começa a jogar, enquanto jogas inicia outra vez esse programa e faz outro print screen para ver como estão as temperaturas.

6. Jonas_7

Jonas_7 Power Member

Nunca tive esse tipo de problemas com as temperaturas, acredito que o problema seja da board, pois em frio acontece a mesma coisa, acho que algum componente da board ficou danificado não sei porque, sempre tive imenso cuidado com esta m*rd* e quando ele sobreaquecia apenas reiniciava, isto é outra coisa a ver com a board :c

7. Cajumjoe

Cajumjoe Suspenso

Independentemente de ser ou não a causa dos crashes, a mim parece-me que tens um problema de aquecimento.
    Aliás, segundo as tuas palavras, ele antes quando sobreaquecia iniciava. Na altura em que isso aconteceu, esse portátil devia ter ido para manutenção.
    Vendo as tuas temperaturas, elas estão bastante altas. Espero que isso sejam temperaturas de um portátil em esforço/load, porque se não estavas a jogar nada na altura que tiraste o screenshot do HWMonitor, então tens um problema de aquecimento.

8. Jonas_7

Jonas_7 Power Member

Quando postei as temperaturas tinha reiniciado algumas vezes, já estive no computador com ele muito mais quente quando operava em modo alto desempenho metia-se a mão por baixo queimava e funcionava bem, é por isso que digo que não é de temperaturas, agora está morno mais para o frio do que para o quente, sendo essa a causa isso acontecia de um momento para o outro ?
    levando uma pancada reiniciava ? eu pensava que era do disco mas mesmo sem disco na bios ele reinicia, mesmo em frio...

9. SaaG

SaaG Power Member

insys já é mau....e a acrescentar falta de manutenção, altas temperaturas constantes, o portátil já deve estar em bastante mau estado.
    o aquecimento afecta varios componentes...

10. Cajumjoe

Cajumjoe Suspenso

E quanto tempo é que achas que um portátil continua a trabalhar bem, quando ao colocar a mão por baixo está tão quente que até queima?
    Quando um portátil reinicia devido à temperatura, é porque está tão quente que o sistema se desliga para evitar danos. Mas quando isto acontece é por si já um sinal de que algo está mal e precisa de atenção/reparação.

A maior parte das avarias de portáteis é devido ao aquecimento e arrefecimento dos componentes. À medida que aquecem e arrefecem os materiais dilatam e contraem-se. Quando se tem temperaturas elevadas, é uma questão de tempo até que as soldas estalem e as máquinas comecem a funcionar mal... e não é só em portáteis... PS3, XBOX, placas gráficas, aparelhagens, etc... todos os aparelhos sujeitos a temperaturas elevadas.

11. Jonas_7

Jonas_7 Power Member

e que culpa tenho eu que estes computadores sejam assim ?
    este já é o segundo que tenho, pois o primeiro ia para a garantia vinha com o mesmo problema e com outros, cheguei a mandar um computador para lá que tinha avariado e partiram-me o ecrã...
    entre outras coisas...

12. SaaG

SaaG Power Member

claro que não tens culpa que os portateis insys tenham má qualidade, mas a manutenção do pc depende de ti.
    se o pc andava com temperaturas elevadas devias ter tratado logo o problema, e não deixar andar.....assim arriscaste problemas e maior desgaste.
    ainda por cima dizes que : "mandei umas pancadas valentes na board" :-D
    faz uma limpeza ao portatil (ventoinha, massa termica nova) a ver se resolves isso.

13. Cajumjoe

Cajumjoe Suspenso

Nos dias de hoje este problema é comum a muitos portáteis. Se deres uma volta aqui no fórum vais encontrar muita gente com o mesmo problema.
    A maior parte dos fabricantes não faz portáteis para durar. É uma questão de rentabilidade do mercado, é um negócio. Muitos portáteis têm defeitos nos sistema de arrefecimento, e não são defeitos de montagem, são "defeitos de design".
    Um exemplo é a opção de fazer dissipadores que não tocam directamente nos chips (concretamente no GPU/gráfica). Em vez de contacto directo, os fabricantes colocam thermal pads, umas almofadas cuja eficiência é discutível.
    A massa térmica que usam também não é realmente massa térmica. É um material térmico que vem em quadrados, tipo autocolantes. É muito prático, é só tirar o papel de protecção e aplicar o quadrado térmico... dois ou três anos depois já secou de tal forma que para limpar tem de ser raspado.
    Existem outros problemas como heatpipes únicos que atravessam o CPU e o GPU, falta de entradas de ar no chassis, ou simplesmente mal colocadas, etc.
    Bem analisado, os portáteis são feitos para resistirem durante a garantia. Depois disso, os fabricantes só têm a ganhar com as eventuais avarias.

Toda a gente que tenha um portátil devia estar consciente de alguns cuidados a ter, como não tapar as entradas de ar que estão no chassis inferior (nem as saídas de ar), regularmente efectuar uma limpeza no portátil (e isto pode ser tão simples como usar uma lata de ar comprimido nas saídas de ar), usar o portátil a alguma altura da mesa para permitir um bom fluxo de ar por baixo. Adicionalmente só têm a ganhar em comprar uma base para o portátil, pode não baixar muito a temperatura, mas é uma ajuda.
    Por último (que na verdade devia ser o primeiro), todas as pessoas com portáteis deviam considerar seriamente efectuar ou mandar efectuar alterações nos dissipadores para corrigir a falha de contacto directo, e ao mesmo tempo colocar uma boa massa térmica.
    Por um lado compreendo que muita gente espere que a garantia acabe para pensar em fazer estas modificações (os que pensam nisso de todo...), mas por outro, o meu conselho era que deviam fazer isso assim que compram os portáteis - são alterações de temperatura na ordem dos 20º~40º... faz toda a diferença.

14. Jonas_7

Jonas_7 Power Member

Estou a ter em consideração o que me estão aqui a dizer e a explicar só não percebo é o porque de ele ir abaixo ao toque, ou seja se tiver ligado eu a mexer no rato funciona perfeitamente como antigamente, se levantar um bocado o portátil ou tocar numa tecla mais de força ele crasha, nem vai a baixo fica parada a imagem ate eu tirar a bateria e ligar de novo...
    se fosse problema de temperatura ele não crashava por si só ?

15. Miguel321

Miguel321 Banido

Take2: Tenho um aqui em casa que tem esse mesmo problema, além do problema "Normal" das temperaturas no GPU, esse problema de desligar ao toque é outra coisa, como já disse.

Resumo Podes esqueçer o meu ficou assim o que fiz foi fazer uns acentos em esponja e somente usar o rato e o PC para ver filmes, é o melhor que fazes, porque isso daqui a uns tempos a board vai morrer de vez, a do meu já morreu.

Cumps

16. Cajumjoe

Cajumjoe Suspenso

Se o portátil desliga ou crasha devido a uma pancada, é porque tem falhas nos contactos. Pode ser um componente desencaixado, ou pode ser uma solda estalada.

17. Miguel321

Miguel321 Banido

Se descobrires a razão estou interessado em saber, até porque eu desmontei (totalmente) o que aqui tenho e não descobri..

Cumps

18. Cajumjoe

Cajumjoe Suspenso

Se for uma solda estalada não se descobre assim. A solução é um reflow na board, para refazer todos os contactos.

Edit: mas antes convém testar todos os componentes.

19. Jonas_7

Jonas_7 Power Member

o teste eu já fiz, mudei rams, tirei disco e na bios encravava ao toque!
    penso que será qualquer solda na board que tenha pifado, para já ainda dá para trabalhar, das duas uma ou isto com o aquecimento vai ao sitio outra vez ou vou ter que desmonta-lo todo e andar a tocar em diversos sítios da board para ver onde é que possa estar a falha...
    visto que a board está a funcionar bem sem ser este problema penso que a solução não passa por uma board nova, isto é capaz de ter remendo se souber o que está a causar isto...
    senão bem que encosto esta chocolateira, fico com o famoso pentium 4 que tenho (desktop) que está a começar a ficar lento, visto que o meu irmão e a minha mãe usam, e fico com este para servidor...
    Mas é pena...

20. churro

churro Power Member

Vê se entendes uma coisa, essas temperaturas estão elevadas e pronto, agora se tu ainda por cima não tens nenhum jogo quando as tiraste então ao jogares elas subiriam bastante pelo que tal como já aqui foi dito(e bem) irá causas sucessivas dilatações e contracoes das soldas o que poderá justificar esses breaks quando o portátil leva um safanão.

Cuidados que deverias ter tido:
    Ter monitorizado as temperaturas regularmente e fazer uma limpeza ao portátil quando as mesmas sobem alguns ºC
    Ter cuidado com o transporte e tratamento do portatil(esses safanoes apenas agravem mais o problema)

O que fazer:
    Das duas uma, ou desmontas bem o pc, limpas bem os componentes, fazes um reflow etc. ou levas o portatil a uma loja de informatica, explicas bem o problema e reza para que to arranjem.

Se o reflow não resultar podes sempre pedir para te mudarem as soldas, mas já fica + caro...

Partilhar esta Página