1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Integrar drivers sata no Win MCE c/ nLite

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por d_only_1, 29 de Abril de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 2622)

1. d_only_1

d_only_1 Power Member

Boas

Quem tem uma board nForce com discos sata em raid já deve conhecer o processo de ter que pressionar F6 no inicio da instalação do windows e depois usar uma disquete com os drivers Sata de modo a que o windows detecte os discos.

Ora o problema põe-se para quem não tem ou não pode por alguma razão usar a drive de disquetes.. como instalar o windows..?

Uma solução seria integrar os tais drivers no proprio cd de instalação do windows usando o tal programa nLite.
    É precisamente isto que tenho passado o dia a tentar fazer mas sem sucesso..

O que aconteceu foi que eu até tinha a tal disquete com os drivers e não me importava muito de passar pelo dito processo do F6. Foi o que fiz. Meti a disquete, escolhi os drivers, o windows detectou os discos. Ok, toca a instalar o windows então. Apago a partição do c:, volto a criar e formato (de modo a poder instalar de raíz). O windows começa então a copiar ficheiros para a instalação e qdo chega à parte de copiar os drivers da dita disquete dá erro de leitura.... por mais que tente o windows nao consegue copiar os ficheiros da disquete... e agora.. como instalar o windows..? o meu pc é o único com drive de disketes cá em casa.. (o resto são portateis) como copio os drivers para outra disquete que esteja boa..?

Daí ter me lembrado da solução de integrar com o nLite.
    Resolvi seguir o guia que vinha na faq do site da nLite. Criei então outro cd com os drivers.
    Arranco com o novo cd, passa a parte em que pede para carregar em F6, e depois F2, e depois aparece isto:

Please insert the disk labeled
    Windows XP Professional Service Pack 2 CD
    into drive A:
    *Press enter when ready.

E obviamente não passa daqui... nem percebo a mensagem...
    Isto não acontecia com a versao do cd sem os drivers.. que será que estou a fazer mal..?
    Ideias?

2. d_only_1

d_only_1 Power Member

Update
    ---------

Pelos vistos o problema estava mesmo no cd e não na disquete.. Resolvi tentar instalar com outro cd do xp pro (sem ser mce) e a instalação já corria bem com a mesma disquete.
    Por alguma razão que não descobri ainda, o cd do xp media center tem algum problema e não consegue copiar os ficheiros dos drivers sata (silicon image) da disquete..

3. SleepingMan

SleepingMan Power Member

eu tenho o mesmo problema.sera que podias explicar como integras essas drivers no xp?
    a disquete

cumps

4. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

5. ShadeX

ShadeX Power Member

Tens noção que ao integrar um driver pack o teu "lixo" cresce exponencialmente?

Quando dizes

isso traduz-se por "montes de drivers desactualizados para o hardware que tens e ainda outras centenas para hardware que nunca vais ter".

A ideia do nLite é precisamente "emagrecer" o Windows, os driverpacks são a direcção oposta.

Faz-me lembrar uns quantos "técnicos" conhecidos meus que simplesmente "adoravam o XP porque não tinham de instalar drivers, já lá estão todos...". Obviamente, 90% das vezes os PC's saiam da loja com drivers mais que desactualizados e muitas das vezes buguentos até à 15ª casa...

6. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

Um driver pack é necessário para adicionar de raíz o suporte para hardware que de outra maneira seria uma dor de cabeça para instalar.

E nem vale a pena falar em disquetes ou CD's de instalação do Windows XP SP2 porque basta ver os portáteis novos com drives SATA que não são reconhecidos pelo CD's de instalação do Windows XP SP2 e não vêm com CD's incluídos ou drives de disquetes.

Se leres o primeiro post com atenção talvez sejas capaz de perceber que a intenção não é criar uma instalação de windows XP mais reduzida - mas antes adicionar suporte para um tipo de discos em particular.

Por pouco mais 21Mb ficas com suporte para todo o tipo de discos que possam aparecer (sem exagero) de modo muito simples - talvez queiras ver este site: http://driverpacks.net/DriverPacks/download.php?pag=m

Ao contrário da ideia que possas ter - nLite não serve só "emagrecer" o windows -
    serve para modificar o CD de instalação e customizar à medida do que é preciso ou desejado. (Basta ver o próprio lema do site para perceber isto), ou melhor ainda talvez seja se veres por ti mesmo quais as capacidades do nlite:
    "Component Removal" é uma das 9 funções.. ;)

Eu conheço bem o autor do nlite há algum tempo - dou apoio como mirror através do boot-land.net aos downloads das aplicações dele (http://nlite.boot-land.net/nlite/new/nLite-1.3.installer.exe) e também sei muito bem como emagrecer o windows até (nanoXP e 16Mb) ou até que tamanho for preciso - mas digo-te que o tamanho mínimo não é tudo o que importa e enquanto puder usar um DVD com 2Gb de drivers fico feliz porque sei que consigo instalar o windows sem ter mais problemas a suportar placas de rede 10/100/1000 da netXtreme ou PCI Wifi da Asus quando toda a rede se baseia em wireless e precisas de autenticar as máquinas em domínio Active Directory. (imagina ter de andar para a frente e para trás com os computadores um dia inteiro só para ligar um computador à rede por fio na sala de servidores).

Os drivers que incluíres de certeza que não ficam mais desactualizados que os do SP2 e desde que funcionem para a máquina que precises, acho que isto é o que realmente importa - e quando for preciso - faz-se outro DVD.

Agradeço que penses melhor antes de apontar o dedo aos teus amigos "técnicos" com esse tipo de opiniões e te lembres que "90%" das pessoas que levam computadores para casa apenas precisam de uma máquina que funcione bem e não precisam de soluções complicadas.

Acho antes que a tua definição de "lixo" não é partilhada por muita gente.. ;)

7. ShadeX

ShadeX Power Member

O meu ponto continua válido. Pegas no driverpack, extrais o que precisas e instalas apenas e somente o que precisas.

E o driver que o teu portátil precisa deve ser o q? 0.5MB? E achas que o IF Sata do tátil vai mudar algum dia?

Um exemplo básico é os drivers built-in do XP para a serie 2/3/4 das GeForce. Sem OpenGL e desactualizados à força toda. Vais acabar por instalar os ForceWare não vais? Então os de origem não servem para nestum.

Quanto ao teu comentários de andar de um lado para o outro a instalar PC's, não posso comentar. Sempre tentei manter a homogeniedade dos parques informáticos precisamente para evitar a salganhada no suporte. De qualquer modo, se tens netxtreme's e wifi asus, obviamente não precisas dos drivers da Intel nem dos drivers wireless da DLink.

Não confundas dar trabalho com complicação. A preguiça é o começo dos males.

8. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

Então creio que devias dar o exemplo e começar por te dares ao trabalho de escrever instruções claras de modo a ajudar as pessoas que não sabem extrair os drivers que precisam ao invés de apenas os referir como "lixo" - pois d_only_1 perguntou:
    E preferes continuar a criticar sem apresentar mais alternativas ou um modo mais eficiente (simples) de fazer as coisas ou ajudar as pessoas com dificuldades.

Eu prefiro por regra não complicar o que é feito para ser simples - e com discos de 80~500Gb a preços acessíveis o tamanho da instalação torna-se pouco relevante nesta questão e creio ser mais simples adicionar um pack de drivers, mas isto também depende de cada pessoa e provavelmente após conseguir adicionar os drivers uma primeira vez também será capaz de optimizar este processo e ir removendo o que não precisa se assim o desejar.

Na minha resposta inicial reparas que me referi ao drivers de discos não aos restantes drivers apesar de também se poder criar DVD's com o máximo de drivers que possas encontrar para poder resolver quaisquer emergências que apareçam.

[fora de tópico]

Espero sinceramente que continues a ter a sorte de trabalhar num parque informático "homogéneo" e repleto de placas gráficas que em ambiente escolar ou empresarial serão muito úteis para jogar à paciência ou copas pelos utilizadores - os "técnicos" que acima referiste têm provávelmente de se esforçar bastante para que as coisas ao menos funcionem nas suas máquinas e ainda com frequência ouvir comentários depreciativos por diversos "entendidos" na matéria acerca dos "males" da sociedade e da informática em geral.

[/fora de tópico]

9. ShadeX

ShadeX Power Member

Agora não tenho aqui, mas trago amanhã o tutorial que estava a fazer sobre o nLite. Como estava mal alinhavado ainda não o publiquei mas para ele serve, ao dizer nForce e Silicon Image as probabilidades são boas que seja nForce2 e SI3112. Em caso afirmativo o que ele precisava seria por exemplo disto.

Se realmente for um SI3112 só precisa dos ficheiros sil*.xxx e do txtsetup.oem. O problema dele foi provavelmente ter integrado os drivers de modo PnP e não os textmode. Os primeiros servem para o Windows pós-install os outros para a parte do F6.

Se resolver porreiro, senão espera por amanhã.

No caso de não te lembrares (ou não saberes) de cada vez que adicionas um periférico do tipo x o Windows vai verificar na db de drivers TODOS os drivers para periféricos tipo x. Mais driver mais tempo, menos drivers menos tempo. Eu para os 21MB estava-me borrifando, o problema é os atrasos que causa ao OS.

OT: Já que és tão observador podias tambem ter reparado que tenho mais 5 anitos que tu. Tive o meu primeiro computador aos 9 e trabalho desde os 19 em várias partes do ramo, desde assistência em lojas a administração. Quando digo que 70% do que ai anda é trolha (sem ofensa para os trolhas...) não é opinião depreciativa, é constatação de facto. E a cada ano são menos os "pró" e mais os "trolha". E aparentemente com orgulho em ser trolha.

10. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

Obrigado pela resposta detalhada.

É de facto informativa - mas eu uso os drivers desse pack de suporte a hdd's e creio que muito raramente as pessoas andem a trocar de disco todos os dias para que sintam o incómodo de esperar mais um minuto (testei num Asus Barebone PIV, 512Mb RAM e drive SATA como referência) desde que tenham a certeza de ser reconhecido - de outro modo perdem mais tempo à procura de drivers na internet ou a procurar os drivers nos CD's. (isto depois da fase de instalação do windows).. ;)

11. Xeon3D

Xeon3D 1st Folding then Sex

Só um reparo. As pessoas podem trocar de disco as vezes que quiserem, que não é por isso que os drivers mudam, visto estes drivers serem das controladoras (da motherboard ou externas) e não dos discos em si.

Quanto ao que aqui foi dito, nem me meto... que senão quem se lixa é o je.

Partilhar esta Página