Problema Intel 4790K a chegar aos 100C

Se baixar as ventoinhas consigo ouvir a bomba do cooler, e o bloco não fica muito quente, para a semana ou daqui a duas semanas meto o PC todo na *****, liguei lhes e eles dizem que apenas tem 2 anos de garantia o CPU :/
 
Já experimentaste ver se a pasta térmica está colocada na quantidade exacta e não em excesso? Talvez já referiste isto, que stress tests andas a fazer?
 
a garantia de loja é 2 anos, se tiveres 3 anos é com o fabricante, mas tens de tratar tu diretamente com a Intel.

De qualquer forma continua a achar que o problema não está no CPU, board ou dissipador.
 
@tacd a pasta térmica está bem, isso tenho a certeza, o CPU chega aos 70~ com o cooler em performance a jogar Cs go por exemplo. No cinebench já chegou aos 100,

@Warlord eu acho que é a motherboard, porque o PC ficou maluco quando atualizei a BIOS.
 
Sabes que existem vários factores que influenciam a performance do sistema de cooling.

Tens bom airflow na caixa? Já verificaste a nível de pó / cotão?

Para além do mais, as ventoínhas no radiador estão em intake ou outake? Em que parte da caixa estão? A caixa tem espaço horizontal e lateral para respirar?
 
saca uma bios mais antiga, e volta a testar.

EDIT:Vi que existe uma mega panoplia de bios para essa board. Saca uma anterior à que colocaste, e vê o comportamento se fica igual ou normal.
Se ficar igual, saca umas das primeiras, e vê.
Se continuar, o mais certo é mesmo ser do cooler..
 
Deixei o PC na loja, o tecnico disse que era normal chegar a essas temperaturas... Mas vao verificar as temp na mesma.

Bom técnico esse. Provavelmente essa bios tem algum bug que aumenta a voltagem do CPU sem tu quereres. Procura a versão da BIOS na net e vê se há gente com problemas parecidos.
 
Recebi agora um email da globalização a dizer que o PC está pronto para ir buscar,
e que mudaram o cooler, mandei um email a perguntar qual era a temperatura, e ele responderam que em média em load era 76, continuo a achar que é muito....
Mandei isto:
"Em load mas a fazer o que, jogar, stress test? O cooler está em que setting (balanced ou performance) de qualquer das maneiras 76 é muito alto, ainda por cima para um cooler desses. Se tivesse o stock cooler nem conseguia mexer no PC. Um amigo meu exatamente com os mesmos componentes não passa dos ~56 com o cooler em balanced e o meu PC apenas tens mais uns meses. Qualquer coisa se passa... "

O que acham que devia fazer?
 
76C não é muito alto...

O meu 4770K manda-se aos 80C ao fim de 1m de OCCT

2017-03-29-19h58-_Temperature-_Core_0.png
 
Tens o cooler de origem?
O cooler de origem por muito fraco que seja serve para testar, ainda mais não havendo overclock.
Ligas o PC com o cooler de origem e verificas as temperaturas, se forem mais baixas é certinho que o problema está no cooler.

Eu tenho um 4770k @4.0, com um noctua nh12, e em windows não chega neste momento aos 30º, e nas tarefas mais pesadas nunca passa dos 50-55 graus.
 
Mensagem da ***** "
Viva,

O seu CPU é um CPU reportado por aquecimento, havendo em geral bach que atingem os 100º com qualquer cooler, o seu foi testado com Intel Burn Test e a media da temperatura era de 76º o que é considerado normal para este CPU, o CPU passou os testes de estabilidade com sucesso. Por despiste inicial testamos com outro CPU quando detectámos que a bomba do cooler não estava a ser detectada dando erro de CPU fan. trocamos o cooler e voltamos a testar com o nosso CPU i3 - 3220 e atingiu temps em load de 50º aprox. Poderá haver algum problema também com o CPU mas que não conseguimos determinar, verificámos também que o mesmo não se encontra em Garantia pelo que não o poderemos enviar para a INTEL para analise da mesma.

Algo disponha."

Já não a nada que eles possam fazer.
O cooler é o Corsair GTX h100, basta térmica usada era a mx4. Quando for buscar comparo melhor as temperaturas. Caso continuem altas mando o cpu para a Intel. Já que a garantia acaba daqui a uns meses é melhor tratar disto.
 
Back
Topo