Intel 6420 CORE DUO a 73ºC

l0adinG

Power Member
Boas pessoal,

É o seguinte, um amigo meu comprou agora uma maquina com:

Processador: INTEL C2D E6420 2.13GHz 775 FSB1066 4MB BOX
Memórias: 2 x Kingston DDR2 1024MB 667Mhz
Disco: Hitachi Disco Rigido 160gb Sata II
Gráfica: XFX 8800GTS 320MB DDR3 PCI-E 560MHz
Board: Asus P5B Intel P965 SK775
Fonte: LCPower Supersilent V2 550w Rohs
Caixa: Linkworld 431-07BS

Depois de montarmos o pc...ligamos...e qual o nosso espanto quando a temperatura estava a 61º :wow:

Entretanto eu tinha um cooler parado também para socket 775 experimentei porque o cooler de stock nao encaixava bem na board, e ainda mais espantado fico quando o 2º cooler (melhor encaixado que o outro..) dá 73º...

Alguem faz a mínima ideia o porque desta temperatura exagerada? :s

P.S.: Ainda nao foi formatado nem nada....vi a temperatura na bios...sem windows instalado nem nada...

Um abraço
 
Ou a bios está a dar mal as temps, (o sensor marado) aproxima a mão sem tocares para sentires a temp, ou o cooler não está bem colocado a tocar no cpu, isso parecem temps sem cooler, se fosse um cooler mau mas bem colocado devia andar pelos 55.. agora 73 é mta fruta.
Isso parece mais as temps da 8800 em idle com mau airflow e a fan da placa a 60%.
 
Mas o problema é k com o cooler que veio de origem(que 2 dos pinos desencaixam se der um toque na caixa)...a 2000 e tal rpm...ele fica com 61º...com outro cooler bem encaixado, dá-me 73º (a 2400 e tal rpm)...

:s

Obrigado pela resposta
 
Boas,

Escusado será perguntar se a massa termica foi bem espalhada, qual a quantidade e tal...

Acho estranho dizeres que o cooler stock não encaixa bem, é suposto, logo algo de estranho se passa ou com o encaixe do cpu na mobo ou com a mobo em si (empenada?).

Isso nem com pouco airflow aconteceria, no maximo uns 50º em idle...

Behave!
 
Sim, a massa térmica está bem colocada?
Outra coisa que me questiono é se a fonte aquenta (apesar de saber que é bem boa :D eu sei! Tenho uma dessas :D) com essa config

Outra coisa é que a bios exagera sempre um pouco nas temperaturas, porém não é assim tanto..

Mas a mim parece problemas de massa térmica.
 
Entretanto eu tinha um cooler parado também para socket 775 experimentei porque o cooler de stock nao encaixava bem na board, e ainda mais espantado fico quando o 2º cooler (melhor encaixado que o outro..) dá 73º...

O problema deve ser no encaixe do cooler.


Desencaixar: rodar os fixadores para a esquerda e puxar a parte preta para soltar.

Encaixar: Com o fixador todo rodado à esquerda e solto, empurrar a parte preta do mesmo até ao fundo; rodar para a direita.
 
Boas de novo pessoal!

Agradeço imenso a vossa ajuda, mas já resolvi o problema...

Em relação ao cooler stock...veio com massa térmica já para uma utilização...

entretanto tirei o outro cooler k tinha aki k não o usava...e meti outra vez o stock...limpando antes a massa térmica k trazia...no cooler e no processador...e meti um pouco de massa térmica nova...

Com um pouco mais de atenção e cuidado lá consegui encaixar bem a cooler...e voilá...temperatura entre 46 e 48...para ser mais preciso 47.5ºC depois de algumas horas ligado para formatação, instalação do windows, drivers, programas, jogos e afins...e depois de testar também um jogo :D

Não chegou a bater os 48ºC

Um abraço a todos e o meu obrigado

Edit: O dono do pc acabou de me dizer no msn que quando ligou o pc estava a 42º...bem bom...pena ser só quando liga ... lol
 
Última edição:
mesmo assim é um bocado puxado, o meu pentiumD, (bem conhecidos por aquecerem) em OC(eu sei que tem cooler aftermarket), com um processo de fabrico de 90nm, nunca roçou os 40 graus, isso devia tar na casa dos 25-30, um e6300 sem OC, com cooler original so vai aos 22.
 
mesmo assim é um bocado puxado, o meu pentiumD, (bem conhecidos por aquecerem) em OC(eu sei que tem cooler aftermarket), com um processo de fabrico de 90nm, nunca roçou os 40 graus, isso devia tar na casa dos 25-30, um e6300 sem OC, com cooler original so vai aos 22.

E6300 -> 1.86Ghz / 2MB Cache
E6430 -> 2.13Ghz / 4Mb Cache ... é bem capaz de aquecer mais.. e o stock cooler deve ser uma porcariazita que anda para ali..
 
Não, não tem base em cobre. É aluminio com tres riscos de massa termica... (bem mauzinho)

o meu 6420 em idle e stock speed não passava dos 22º (com zalman). Alias, os 6420 são bem fresquinhos por isso era bem gastar algum num cooler aftermarket visto que os stock é só para dizer que tem... (a única diferença para o do meu antigo p4 640 é que a fan é maior, mas de resto é a mesma cena).

Tudo bem que os 42 podem ser por causa de falta de airflow na caixa tb. mas mesmo assim um bom cooler nunca fez mal a ninguem.

Behave!
 
Não, não tem base em cobre. É aluminio com tres riscos de massa termica... (bem mauzinho)

o meu 6420 em idle e stock speed não passava dos 22º (com zalman). Alias, os 6420 são bem fresquinhos por isso era bem gastar algum num cooler aftermarket visto que os stock é só para dizer que tem... (a única diferença para o do meu antigo p4 640 é que a fan é maior, mas de resto é a mesma cena).

Tudo bem que os 42 podem ser por causa de falta de airflow na caixa tb. mas mesmo assim um bom cooler nunca fez mal a ninguem.

Behave!

Não tem base em cobre dizes tu??
Pelo menos o meu tem...o problema das temps poderá estar na mobo, a autoregulação de rotação da fan do cooler, desactivei essa opção e ganhei uns graus.

hpim0832ot3.jpg
 
voltando ao ontopic, epa, vê lá isso porque essas temprraturas são demais para um cpu desses, independentemente do cooler
 
Boas de novo :D

VoGonPT como o Ra7or disse, a base é mesmo é cobre!Pelo que o dono do PC me disse, a temperatura bateu os 50ºC ontem...

[...]o problema das temps poderá estar na mobo, a autoregulação de rotação da fan do cooler, desactivei essa opção e ganhei uns graus.

Isso desactiva-se na bios nao é? por baixo de onde diz a temperatura do processador...tem lá a quantas rpm's está a fan do cooler...desactivo isso é?

Abraço!
 
Desactiva o controlo da fan do processador, para que a fan rode sempre à mesma velocidade, oque conta as rotações da fan, só se desliga quando não temos a fan do cpu ligada ao pwm.
Cumps:)
 
Back
Topo