1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Compara os preços de Smartphones das marcas mais populares:
    ASUS | Alcatel | Google | Huawei | HTC | LeEco | LG | Meizu | Motorola | Nokia | Samsung | Sony | Xiaomi

Intel afirma que Android não suporta múltiplos processadores

Discussão em 'Android' iniciada por Horus-Anhur, 11 de Junho de 2012. (Respostas: 22; Visualizações: 1912)

1. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Nokia's CEO Stephen Elop recently claimed that dual- and quad-core chips used in modern smartphones were a waste of battery and weren't necessary for performance. Now Intel has waded into the debate, saying that support for dual-core chips on Android is so bad it's actually a detriment.

According to the Inquirer, Mike Bell, the chipmaker's general manager of the Mobile and Communications Group explained that data collected during internal testing suggest Android's thread scheduling just isn't ready to handle multi-core processors. He stated the results showed that even Google's latest Android 4.0 release (Ice Cream Sandwich) on devices with multiple cores offered little benefit and at times was even detrimental to overall performance.

"I've taken a look at the multiple core implementations in the market, and frankly, in a thermal and/or power constrained environment – what has been implemented – it isn't obvious to me you really get the advantage for the size and the cost of what's going into that part," said Bell. "The way it's implemented right now, Android does not make as effective use of multiple cores as it could, and I think – frankly – some of this work could be done by the vendors who create the SoCs, but they just haven’t bothered to do it."

Bell believes chipmakers haven't done enough to optimize Android for dual- and quad-core phones. This despite advertising campaigns promoting such devices as considerably more powerful, in what has almost become a competition to offer the highest number of processing cores for eager consumers.

While Bell didn't point the finger at any particular chip, he did point out that internal testing of Android handsets had shown that chips with multiple cores at times ran slower than single-core implementations.

"If you are in a non-power constrained case, I think multiple cores make a lot of sense because you can run the cores full out, you can actually heavily load them and/or if the operating system has a good thread scheduler. A lot of stuff we are dealing with, thread scheduling and thread affinity, isn't there yet and on top of that, largely when the operating system goes to do a single task, a lot of other stuff stops. So as we move to multiple cores, we're actually putting a lot of investment into software to fix the scheduler and fix the threading so if we do multi-core products it actually takes advantage of it," Bell further commented.

Fonte: Techspot

2. _Drifter_

_Drifter_ Power Member

Cada um tem direito a sua opiniao...

3. maxperformance

maxperformance Power Member

Sim basta comparar os benchs de um galaxy S2 com os single core para ver a veracidade de tal noticia...

4. The-One

The-One Colaborador
    Staff Member

Não tivessem eles um single-core no Orange San Diego. Se tivessem um dual-core já diziam o oposto.

5. cL!cK

cL!cK Power Member

Opinião? Eles disseram isto com base em supostos testes internos que fizeram, ou seja como um facto que eles verificaram, não como opinião. Verdade seja dita, os stock kernel das operadoras são uma valente porcaria...mas este "comentário" não deixa de ser suspeito, especialmente agora que eles estão a desenvolver um mobile OS com a Samsung..

6. Horus-Anhur

Provavelmente a Intel exagera nestes comentários, mas tendo em conta o historial que tem a fazer CPUs com vários núcleos e a sua cooperação com fabricantes de OS, como a Microsoft e a Apple, é muito provável que a Intel consiga fazer melhor thread scheduling e melhor gestão de energia.

Outra coisa a ter em conta é que vários dos CPUs ARM, são in-order, ficando em desvantagem em relação aos CPUs out-of-order, que a Intel costuma fazer, quando se trata de gestão e organização dos cálculos a efectuar e a sua ordem.

7. OXINARF

OXINARF Power Member

O que ele disse foi que a optimização não é tão boa quanto poderia ser.

E ainda diz que eles estão a trabalhar para tirar vantagem de múltiplos cores.

Portanto nem diz que o Android não suporta múltiplos cores nem diz que isso não serve para nada.

8. chauffage

chauffage Power Member

Assim como a intel pode estar a exagerar, também quem está do outro lado pode estar a exagerar (e quando se promove benefícios, exagera-se e bem). Como é óbvio cada um vende o seu peixe.

Digam o que disserem a saída dos quad-core é uma enorme manobra de marketing. Não estou a dizer que é um placebo! Mas sim que não é justificado, nem é retirado todo o partido de ser quad core, nem por parte de aplicações (benchmarks feitos para o propósito talvez), nem SO (porque não faz sentido optimizar um SO para uma gama restrita de de dispositivos). O que a samsung e outros fizeram, faz também a intel em processadores multi core, chamado de tick tock. Tick - Nova tecnologia, Tock - reduzir a tecnologia ( http://www.intel.com/content/www/us/en/silicon-innovations/intel-tick-tock-model-general.html ) - e fazem-no com o mesmo intuito das outras marcas, vender.

Agora o que a intel devia fazer era libertar os estudos feitos para o público, isto se quiserem ser levados a sério (acredito que venham para cá fora mais cedo ou mais tarde).

Última edição: 11 de Junho de 2012
  9. Horus-Anhur

Acho que isto diz tudo.

10. chauffage

chauffage Power Member

Exacto. Se fazem uma afirmação dessas, mesmo sendo o CEO, tem de vir fundamentada.

11. mnlsrv

mnlsrv Power Member

Parei de ler depois de ver o title do thread e este primeiro parágrafo. Mas que descalabro descomunal (aliteração ftw), tinha que vir do Elop e companhia.

12. ruca1973

ruca1973 Power Member

Agora gostava de ver-te a fundamentar a tua opinião com testes contrários, para rebater. Isso de não acreditar porque sim não vale nada. :P

13. Horus-Anhur

Ele nem conseguiu perceber que a referência à Nokia no inicio do artigo nada tinha haver com o resto da noticia, sendo apenas uma introdução.

O mais provável é ele nem saber o básico do funcionamento de um CPU moderno.

14. dvdpt

dvdpt Power Member

No campo de in-order vs OoO a Intel não está em grande forma visto que o Atom também é in-order (apesar de a performance até nem ser má vs os ARM).
    Gostava de ver esse estudo publicado, não tenho dúvidas que não esteja optimizado, mas também parece algo exagerado em alguns pontos.
    Mas é bom que haja estas coisas para incentivar os fabricantes a melhorar ;)

15. mnlsrv

mnlsrv Power Member

É uma autêntica palhaçada de introdução que não pode ser um bom augúrio da qualidade ou acuidade do que se segue, daí nem querer perder tempo.
    Mas já que vocês fazem questão, já vou ler e comentar.

Em primeiro lugar, um dual-core gasta menos bateria que um single-core, e um quad-core ainda menos que um dual-core. Isto não só é apoiado pelos aspectos teóricos relativos à arquitectura como foi um dos principais pontos de venda dos multi-cores. Os próprios kernels possuem parâmetros/códigos adicionais para uma ainda melhor gestão da energia face um single-core, refiro-me pois àquelas pequenas merditas que podem ser encontradas pelo RCU (Fast NoHZ no Tree RCU) ou os hotplugs bem codados no scaling do CPU, e por aí fora.

Mais, dizer que o thread scheduling de android não está preparado para dual-cores é de tal maneira uma barbaridade que só quem nunca se dignou a olhar para o repositório do omap-kernel em AOSP é que diz uma coisa dessas. Por isso já nem menciono a pior performance num dual-core... basta olhar para ICS entre um SGN (OMAP4, dual-core de 1ª geração) e um Nexus S (Hummingbird, besta de single-core) e ver como o primeiro é superior em todos os níveis.

Quanto à frase que diz poder haver uma melhor harmonização entre software-hardware concordo mas infelizmente as fabricantes são apressadas neste aspecto e passam pouco tempo a afinar o kernel ou confirmarem que as aplicações estão sem memory leaks e afins. Agora daí até desvalorizar os multi-cores ou dizer que a performance até é pior nalguns cenários, é coisa que dá para rir. Eu percebo o fio de raciocínio do que ele diz e sei perfeitamente que cenários ele se refere mas discordo completamente.

No fundo é muito simples: há claros ganhos em usar multi-cores, quer passando pelo aumento de performance e capacidade em alimentar ecrãs decentes ou de gravar em alta definição quer pela melhor gestão de energia, memória, etc. É do interesse da Intel e da Microsoft/Nokia dizerem que não mas quando daqui a uns meses já vão voltar atrás com este paleio. ;)

16. chauffage

chauffage Power Member

Hmm, e qual seria a justificação para um gigante como a Intel querer entrar com um single core, quando mercado já vai em dual core como padrão?

17. mnlsrv

mnlsrv Power Member

Eles passaram um ano a trabalhar no Atom Z2460 e é a única solução que apresentam para hardware @ android neste momento. Numa palavra, convém-lhes. ;)

18. Volt

Volt Power Member

Pelo que vi ate fizeram um bom trabalho.. Eu nao sou muito entendido na materia mas enquanto muitos dizem que é preciso dual core para filmar a 1080p o san diego consegue faze lo tendo um single core.

Eu nao vejo bem qual a necessidade de um quad core num telemovel, eu ca tenho um pc com dual core e chega bem, mas é so a minha opiniao lol

Última edição: 12 de Junho de 2012
  19. mnlsrv

mnlsrv Power Member

Qual bom trabalho, eu diria muito bom apesar de ARM acabar por ser sempre melhor a nível de gestão de energia. Aliás, RISC deverá mesmo ser o futuro, até para desktops arrisco dizer. Mas quanto à Intel, que façam publicidade à optimização do SoC deles sem tentar minar a concorrência deslealmente e falsamente.

Quanto a isso do SF filmar a 1080p, epá duvido. Link? Até a baixo bitrate duvido. :x

20. Volt

Volt Power Member

ups erro meu queria dizer san diego lol é tudo san uma pessoa baralha se lol

Partilhar esta Página