Intel (Raptor/Alder) Lake (12th/13th gen) - Feedback & Diário de bordo

A barreira parece mesmo ser "dura" nos 1850Mhz na memoria. Com 1900Mhz nao consigo nem por nada fazer boot. Por estranho que pareça nem com gear 2.

Se não consegues nem com gear 2 é problema da board e não do cpu. Mas normalmente as coisas não estão optimizadas para quad rank. Ninguém usa quad rank lol.

Experimenta retirar 2 sticks.

Também tentaste fazer post com 16-16-16 em vez de 14-14-14 certo? É que para 14-14-14 a 3800+mhz precisas não só de um kit muito bom mas também de ~1.55-1.6v vdimm.

Eu pessoalmente não era capaz de usar 4 ranks de memória todos juntos sem pelo menos uma ventoinha por cima a 1.5v+. Isso aquece...
 
Última edição:
Tava a testar com CL18. Tudo muito relaxado. Sim deve ser alguma coisa da board.
Preciso de 1.32v de vccsa para estar estável a 1850Mhz. Será que isto é ok ou é tensão a mais no system agent ?
 
Tava a testar com CL18. Tudo muito relaxado. Sim deve ser alguma coisa da board.
Preciso de 1.32v de vccsa para estar estável a 1850Mhz. Será que isto é ok ou é tensão a mais no system agent ?

Até 1.4v é tranquilo penso eu. Mas experimenta retirar 2 stick como te disse. Só para ver quanto consegues, assim tiras logo as duvidas.

Também era boa ideia atualizares as bios, plataforma nova, otimizar para quad rank de certeza que não é prioridade da msi.
 
Última edição:
Overclock com 4 sticks é logo quase para esquecer.

Vale a pena chatear-se muito? Se der 3600 1:1 é não mecher mais e siga a marinha. Claramente vais usar isso para trabalho/render/VM ou algo pesado e quer-se estabilidade.
 
Overclock com 4 sticks é logo quase para esquecer.

Vale a pena chatear-se muito? Se der 3600 1:1 é não mecher mais e siga a marinha. Claramente vais usar isso para trabalho/render/VM ou algo pesado e quer-se estabilidade.

O problema nem são ser 4 sticks. O problema é que esses 4 sticks são dual rank... 4 sticks numa board daisy chain vai reduzir a frequência máxima por parte da motherboard. Mas a frequência máxima numa board destas já é por volta dos 5000mhz, com 4 sticks deves fazer ai 4600mhz max.
O IMC do cpu atinge o máximo a 3800-4200mhz em gear 1 portanto isso nem é relevante.

O problema dele é o número de ranks, as bios simplesmente não estão optimizadas para isso. E também é muito rank para o controlador de memória do cpu, o que vai reduzir um pouco a frequência.

@APT@ISR Também podes experimentar com a bios mais recente, que é beta. Não está na página da board.
 
Tenho que encontrar essa BIOS e fazer download. Tens algum link ?

Entretanto acabei por baixar para 3600Mhz 14-15-15-32 com secundários e terciários apertados e esta tudo a bombar nas horas. Largura de banda muito próximo do máximo teórico, passou 3 runs no TM5 com o perfil anta777, correu um loop de y-cruncher com 48GB a serem usados e fez 30 minutos de cinebench. CPU com turbo + 3 (5.2Ghz all-core).

Ja' corri o meu "benchmark" de projecto em Premier Pro e isto e' uma besta. A fluidez da timeline e' do outro mundo face ao que eu tinha em X79 (1680v2 @4.4Ghz + 32GB 2133 9-10-9-21 DDR4). O mesmo se pode dizer dos efeitos que eram dependentes do CPU.

O iGPU atraves do quicksync parece também ajudar alguma cousa. Ainda ponderei ir para um 12900KF, ainda bem que nao o fiz. E a justificação de querer 64GB de ram...

mem-Usage-Premier-Pro.jpg
 
Última edição:
Tenho que encontrar essa BIOS e fazer download. Tens algum link ?

Entretanto acabei por baixar para 3600Mhz 14-15-15-32 com secundários e terciários apertados e esta tudo a bombar nas horas. Largura de banda muito próximo do máximo teórico, passou 3 runs no TM5 com o perfil anta777, correu um loop de y-cruncher com 48GB a serem usados e fez 30 minutos de cinebench. CPU com turbo + 3 (5.2Ghz all-core).

Ja' corri o meu "benchmark" de projecto em Premier Pro e isto e' uma besta. A fluidez da timeline e' do outro mundo face ao que eu tinha em X79 (1680v2 @4.4Ghz + 32GB 2133 9-10-9-21 DDR4). O mesmo se pode dizer dos efeitos que eram dependentes do CPU.

O iGPU atraves do quicksync parece também ajudar alguma cousa. Ainda ponderei ir para um 12900KF, ainda bem que nao o fiz. E a justificação de querer 64GB de ram...

mem-Usage-Premier-Pro.jpg

Não consegues 14-14-14 limpos a 3600mhz??

A bios que tens é a inicial e não é grande coisa pelo que vi, as beta também incluem o toggle para desligar os e cores com o scroll lock do teclado. Dá jeito, para gaming dá-te mais fps pois os ecores ligados limitam a frequência do ring clock. Cerca de 4%, nada de mais mas...

https://drive.google.com/drive/folders/10mMb4Ne8_Kv4O6n_XYORglTuPXYthIjw
 
Não consegues 14-14-14 limpos a 3600mhz??

A bios que tens é a inicial e não é grande coisa pelo que vi, as beta até já incluem o toggle para desligar os e cores com o scroll lock do teclado. Dá jeito, para gaming dá-te mais fps pois os ecores ligados limitam a frequência do ring clock. Cerca de 4%, nada de mais mas...

https://drive.google.com/drive/folders/10mMb4Ne8_Kv4O6n_XYORglTuPXYthIjw

Deu um erro no TM5 com 1.48v nas memorias a 14-14-14, mudei para 14-15-15 no windows e testei de novo e passou sem erros. Ver se testo com uma das bios beta.
 
Deu um erro no TM5 com 1.48v nas memorias a 14-14-14, mudei para 14-15-15 no windows e testei de novo e passou sem erros. Ver se testo com uma das bios beta.

Sim, com tantos ranks também é normal que não consigas trcd tão apertado... Mas deves conseguir reduzir para 1.45v com 3600mhz 14-15-15.
 
Possivel. So' testando. As memorias chegaram a 41C depois das 4h30min de teste, acho que mesmo a 1.48v esta' tranquilo.

Sim. Com b-die supostamente é safe para daily usage até 1.6v. Mas também tens que ter em atenção temperaturas, acima de 50ºc nao é bom para estabilidade.
Eu pessoalmente acho que não vale a pena usar mais que 1.5v daily, b-die também começa a não escalar tão bem acima de 1.45v.

Por exemplo, preciso de 1.37v 3866mhz 16-16-16. 1.46v 15-15-15 e 1.55v 14-14-14.
4000mhz 16-16-16 1.41v, 4000 15-15-15 1.5v. 4000 14-15-15 1.6v.
trfc também escala com voltagem.
 
Última edição:
Pois foi o que disse, 3600 com melhor timmings que der. E com o que atiraste para cima parece bem estavel.

Agora e desfrutar do power.
 
Não sei se é o sitio correcto.
Dei upgrade de um 4790k para um 12700k, 2 processadores muito diferentes.
Também mudei de uma board Asus para uma Gigabyte Aorus z690 Pro, com bios muito diferentes.

Ando a tentar overclock para 5.0ghz all P Cores e 4.0ghz all E Cores.
Usando VCore Override para 1.244v e um offset de -0.1v aparentemente tinha o overclock estável com os seguintes testes:
- 40 minutos de Cinebench r23 all core com temperaturas abaixo dos 80º
- 1h de Aida64 stability test com temperaturas abaixo de 65º
- 30 minutos de realbench com temperaturas com pico de 79º

Aparentemente tudo bem.
A jogar Hades consegui uma run sem problemas.
Mas noutras 2 vezes durante o dia o pc desligou.
Ou o OC é instável ou é problema da fonte.
Tenho uma Bitfenix whisper de 750w comparada este ano.
Em todos os testes de stress não vi o processador a ir além de 199w + uma 3060ti (200w), penso não ser problema para esta fonte de alimentação.

Esperava um BSOD mas nunca um restart.
Opiniões agradecem-se, especialmente para quem tem o mesmo processador.
 
Não sei se é o sitio correcto.
Dei upgrade de um 4790k para um 12700k, 2 processadores muito diferentes.
Também mudei de uma board Asus para uma Gigabyte Aorus z690 Pro, com bios muito diferentes.

Ando a tentar overclock para 5.0ghz all P Cores e 4.0ghz all E Cores.
Usando VCore Override para 1.244v e um offset de -0.1v aparentemente tinha o overclock estável com os seguintes testes:
- 40 minutos de Cinebench r23 all core com temperaturas abaixo dos 80º
- 1h de Aida64 stability test com temperaturas abaixo de 65º
- 30 minutos de realbench com temperaturas com pico de 79º

Aparentemente tudo bem.
A jogar Hades consegui uma run sem problemas.
Mas noutras 2 vezes durante o dia o pc desligou.
Ou o OC é instável ou é problema da fonte.
Tenho uma Bitfenix whisper de 750w comparada este ano.
Em todos os testes de stress não vi o processador a ir além de 199w + uma 3060ti (200w), penso não ser problema para esta fonte de alimentação.

Esperava um BSOD mas nunca um restart.
Opiniões agradecem-se, especialmente para quem tem o mesmo processador.

Perfeitamente normal.
NUNCA se usa Offset. Isso afeta as voltagens todas, mesmo em idle.
 
Back
Topo