Intel (Raptor/Alder) Lake (12th/13th gen) - Feedback & Diário de bordo

JPgod

Moderador
Staff
Com o lançamento oficial hoje (04 de Novembro), crio a thread para os zwamers que comprarem Alder Lake partilharem as vossas experiencias.
 
O meu 12700k chega amanhã. Vamos lá ver se o IMC é decente e consigo 4000mhz gear 1. Depois coloco benchmarks em jogos 3600mhz XMP vs tuned com ram ao máximo possível em gear1.

Não vou andar com OC no core para já, pois vou estar a usar cooler lga1200, não tenho kit lga1700 ainda. Temperaturas não vão ser boas até ter o kit devido ao cpu ser mais baixo. Só espero que não faça thermal throttle stock...
 
Última edição:
Pelo que vi nas reviews da especialidade, o undervolt é o que mais rende nestes processadores. Ganhos de 1% ou 2% com voltagens muito altas e mais 200mhz ou 300mhz. Não compensa.

Com undervolt dá para reduzir imenso o consumo e temperaturas, perdendo 0% (undervolt) ou 2% (undervolt + underclock 100mhz/200mhz) de performance

O que faz estes processadores tão rápidos é o IPC altíssimo e o cache no 12900k, 30MB. 100mhz a menos ou a mais não vão fazer nada com essa cache toda.
 
Acabei de montar o 12700k. Ainda nem dei fresh install no windows, mas já testei o IMC, consegue fazer post com memória até 4100mhz em gear 1 sem mexer em voltagens. Presumo que 4000mhz 1:1 seja fácil.

Cinebench r23, stock, xmp 3600mhz.



SoTR 1080p low, stock XMP 3600mhz.
dEwaQEf.jpg


3866mhz 16-16-16 optimized subs, gear 1:
T6pHR3U.jpg


Recomendações para quem tem boards asus:
SVID: best case (reduz a curva de voltagem, passa de 180w para 150w).
Thermal velocity boost +2boost (200mhz grátis em single e multi core).
 
Última edição:
3866mhz 14-14-14 gear 1, e-cores off.

3E37F0t.png

rznPH0y.jpg



DDR4 4600mhz 17-18-18 gear 2

Nb0BUmm.png

1YPRadM.png

an9lOt2.png


DDR4 4600mhz gear2 é só muito ligeiramente mais lento que 3866mhz gear 1 em jogos.
Malta que tem daqueles kits 4800+mhz hynix deve compensar usar gear 2.

O limite neste cpus 1:1 é de 3800-4133mhz e depende do chip. No meu caso consigo 3866mhz com apenas 1.2v sa, 4000mhz com 1.4v fica quase estável, e talvez fique estável a 1.5v SA, mas já é demasiado. Não quero danificar o meu cpu.

O ring clock fica limitado a 3600mhz com os e cores ligados, o máximo é 4000-4200mhz. Com os ecores desligados passa para 4.6ghz e dá para fazer OC até 4.8-5ghz.
 
Última edição:
Recebi na 6a feira um Alder Lake no correio. Estava com um bocado de vontade de testar a coisa e como as minhas memorias so' chegam durante a semana acabei por ir 'a Meida Markt e comprar um kit de 2x8GB da Crucial para safar.

Sao 16-18-18-36 3200Mhz e fazem boot no XMP sem problema. Com as mesmas settings ficam tambem estaveis a 3400. Consigo fazer boot a 3600 com 1.45v nas memorias e estao bench stable, mas dao erros no memtest. Penso que seja do kit em si porque os chips Micron sao fraquinhos.

O CPU faz all-core 5.2Ghz com 1.316v em Load. Isto ainda e' tudo um novo mundo para mim porque o meu sistema anterior ainda era X79. Tenho um offset de 200mv no VID mas tambem ja' vi que tenho que brincar com os "load line". De qualquer maneira o vCore anda bastante proximo (ligeiramente mais baixo) do VID por isso parece estar +/- afinado mesmo com os settings em auto.

Estou a usar o intel TVB com uma tabela VF feita por mim (onde meti os tais 200mv) e uma configuracao de multiplicadores igual 'a original +3. (Portanto all-core 5.2Ghz, com um u'nico core a fazer boost ate' aos 5.5Ghz).

Isto com os cores todos em load em por exemplo cinebench R23 e' uma besta e marca ~260W CPU Package Power. No entanto em coisas mais mundanas e' bastante comedido.

Migrei o meu sistema de water cooling de X79 para aqui. Teve que desenhar na impressora 3d um backplate e tenho que ainda fazer uns ajustes mas por agora serve. O meu CPU X79 a puxar todos os cores so' puxava em torno de 220W. Mas a dificuldade aqui parece-me o IHS mais pequena, processo de fabrico com metade do tamanho em um die muito mais compacto. Tava a usar MX-4 e mesmo com a bomba no maximo estava a bater nos 94-95C no core mais quente em load. Acabei por achar que isto era tudo pela resistencia termica e troquei para um bocado de Liquid Pro que ainda tinha aqui do antigamente. O core mais quente agora nao chega aos 85C se fizer cinebench por 30min, e fica-se por 80C ao longe de uma unica run. No ponto!

Os meus E-Core nao sao grande coisa. Consigo no maximo 4.1Ghz all-core. A 4.2 tenho erros por estarem instaveis, talvez um bocado de voltagem ajudasse mas nao sei se vale a pena perder tempo. Tenho o Ring a 4.2Ghz e nao deve fazer muito mais.
 
@APT@ISR Vê quanto precisas para 5ghz all core. Voltagem minima em load para cinebench r23 durante 30min. Acho 1.31v load voltage demasiado para estes cpus.
Na Asus eu uso LLC#3, LLC#4 no máximo. Para os load line, experimenta:
LLC#3
DC_LL 1.1
AC_LL 0.25

Apenas para Asus, outros fabricantes usam llc diferentes. No entanto todos devem ter um LLCD equivalente, acho que na MSI level 5 = 1.1milliohms, que é o spec recomendado pela Intel.

Deves ficar logo com menos voltagem nos outros pontos da curva que não consegues ajustar manualmente. No TVB OC coloca voltage optimisations = enabled. Também te deve reduzir um pouco a voltagem em função do load/temp.

3866mhz cl15 1t g1 1.45v vdimm, 1.2v SA, testmem5 stable.
1f4qCMM.png
 
Última edição:
Eu não tenho essas opções. A minha board é da MSI.

Opa honestamente vou deixar ficar assim. Está estável, temperaturas tão top. Pelo que vi na net 1.3v deve ser mesmo tranquilo de usar. Eu tentei com 1.28v em all core load mas a dada altura deu erro no cinebench
 
Eu não tenho essas opções. A minha board é da MSI.

Opa honestamente vou deixar ficar assim. Está estável, temperaturas tão top. Pelo que vi na net 1.3v deve ser mesmo tranquilo de usar. Eu tentei com 1.28v em all core load mas a dada altura deu erro no cinebench

Ac_LL e dc_LL devem estar nas opções de power management do CPU.

Pico de 85°C com apenas um teste no cinebench r23 e no inverno não são temperaturas top.
Tens de ter em conta o tamanho do teu loop, o tempo que demora a aquecer a água e que estamos no inverno.
Isso no verão e com loads mais longos que deem tempo para a água aquecer... Cinebench nesse cpu não chega a 1min.

Para testar RAM não uses memtest86. Está super desatualizado, não apanha erros nenhuns.
Recomendo o testmem5.
 
Última edição:
Ac_LL e dc_LL devem estar nas opções de power management do CPU.

Pico de 85°C com apenas um teste no cinebench r23 e no inverno não são temperaturas top.
Tens de ter em conta o tamanho do teu loop, o tempo que demora a aquecer a água e que estamos no inverno.
Isso no verão e com loads mais longos que deem tempo para a água aquecer... Cinebench nesse cpu não chega a 1min.

Para testar RAM não uses memtest86. Está super desatualizado, não apanha erros nenhuns.
Recomendo o testmem5.
Não foi um run. Foram 30min de cinebench. Aqui o inverno é frio e a casa está aquecida. O escritório está nos 22-23C.

O meu loop neste momento é pequenino. Só tenho um rad de 280mm, a GPU e o CPU. Mas mesmo depois de 30min a correr cinebench tava com um delta de 8C entre o ar e a água. O sistema como está consegue em torno de 400W de dissipação com um delta de 10C entre ar e água.
 
Depois testa quanto consegues na ram em gear 1. Como tens board msi deves conseguir fácil 4000mhz estáveis, e vê também quanto system agent voltage precisas.
Pelo que testei os últimos 100mhz precisam de muita voltagem no system agent. Ex, estável a 3866mhz com 1.2v, mas para 4000mhz precisa de 1.4v.
Em gear2, testei 4600mhz com apenas 1.1v SA e sem erros.

Assumindo que compras um kit de memória em condições estas frequências são todas fáceis de atingir. Micron e/b, samsung b-die.
 
memOC.jpg


@askan7 ele 3800Mhz faz bem. Nao sei e' se consigo testar muito mais porque estas memorias que tenho sao um bocado lixo. Tenho a chegar 4x16GB com B-Die. Vamos ver o que da' para fazer com essas.
 
b-die é 8gb por rank... Cada stick de 16gb é dual rank. Nem sequer existe ddr4 16gb sticks single rank

Tava com ideia de como isto e' vendido com um kit, que a GSKILL nao fosse vender um kit quad-rank. No B-Die configurator tambem aparece como 4x16GB DR.

mem-OC64gb.jpg


Nao consigo fazer boot acima de 3750. Mas deve ser algum setting da BIOS porque parece ser uma "hard wall". Isto foi com 1.45v vmem e 1.2v SA.
 
Tava com ideia de como isto e' vendido com um kit, que a GSKILL nao fosse vender um kit quad-rank. No B-Die configurator tambem aparece como 4x16GB DR.

mem-OC64gb.jpg


Nao consigo fazer boot acima de 3750. Mas deve ser algum setting da BIOS porque parece ser uma "hard wall". Isto foi com 1.45v vmem e 1.2v SA.

Mete sa a 1.4. Usa só 2 sticks. Isso é quad rank, é demasiado.

tras minimo é tcl + trcd, ou seja 28. Mas normalmente o minimo não é o melhor para performance em b-die. Eu tenho melhor performance com tcl+trcd+2
trtp deixa a 8. 6 não vai ficar estável com dual rank.

Também não usava trefi no máximo... Não vale a pena, dá-te melhores resultados no aida64, mas em jogo é 0. E quase de certeza que te vai dar problemas de estabilidade.
 
Não quero só usar dois sticks. O meu tempo de "brincar" as overclock já passou. Eu preciso dos 64Gb de memory (tinha 32Gb no meu X79 e isto foi uma das razões do upgrade).

Obrigado pelas dicas, vou testar.
 
Não quero só usar dois sticks. O meu tempo de "brincar" as overclock já passou. Eu preciso dos 64Gb de memory (tinha 32Gb no meu X79 e isto foi uma das razões do upgrade).

Obrigado pelas dicas, vou testar.

Outra coisa, tu com tantos rnaks de memória menos diferença faz ainda o refresh da ram. trfc e trefi.
Com rank interleaving a memória enquanto a memória dá refresh num rank tu tens acesso ao outro.

trefi é o tempo entre cada refresh, trfc é o tempo que demora cada refresh. trfc é o que tem mais impacto, impacto que diminui quanto mais ranks de memória tens.
 
A barreira parece mesmo ser "dura" nos 1850Mhz na memoria. Com 1900Mhz nao consigo nem por nada fazer boot. Por estranho que pareça nem com gear 2.
 
Back
Topo