Intel (Raptor/Alder) Lake (12th/13th gen) - Feedback & Diário de bordo

Confesso que estava desconfiado do offset.
Uso este offset para tentar minimizar voltagem especialmente quando o processador tem cargas mínimas, olhando que estou a dar override ao vcore e não pretendo que ele fique quase estático.


E na Curva da voltagem?
Dos poucos guias que tenho visto todos ou quase todos dão offset negativo pelo menos no multiplicador máximo stock e aumentam no fim da curva.
A ideia penso que será segurar a curva em load multi core e dar performance extra em single core load.

Já tentaste oc multi core no teu?
Que voltagem usaste para 5.0ghz all core?
 
Confesso que estava desconfiado do offset.
Uso este offset para tentar minimizar voltagem especialmente quando o processador tem cargas mínimas, olhando que estou a dar override ao vcore e não pretendo que ele fique quase estático.


E na Curva da voltagem?
Dos poucos guias que tenho visto todos ou quase todos dão offset negativo pelo menos no multiplicador máximo stock e aumentam no fim da curva.
A ideia penso que será segurar a curva em load multi core e dar performance extra em single core load.

Já tentaste oc multi core no teu?
Que voltagem usaste para 5.0ghz all core?

O meu precisa de 1.15v load voltage para 4.8ghz. Para 5ghz acho que precisa de 1.25-1.28v ou algo assim. Cpu não é grande coisa. IMC também só faz 3900mhz estável em gear1... Gear 2, 4600mhz, mas pronto, isso já é limite da board/ram. De qualquer maneira estou satisfeito, esta board permite usar timings super apertados e faz command rate 1t a qualquer frequência.

Podes reduzir o AC_LL. E usar V/F curves, não precisas de aplicar offset geral.
 
Última edição:
Para mim o que de longe funcionou melhor foi:
Turbo offset +3 (tens que ver se o teu CPU aguenta)
E depois usar uma custom VF curve para alterar os dois últimos valores.
Depois só brinquei um bocadinho com o load line calibration para ter o vCore em load e em idle o mais perto do VID possível.
Fica com 1 core a 5.5Ghz (que é raríssimas ver) e com all core a 5.2Ghz com à volta de 1.3v em load.
 
Para mim o que de longe funcionou melhor foi:
Turbo offset +3 (tens que ver se o teu CPU aguenta)
E depois usar uma custom VF curve para alterar os dois últimos valores.
Depois só brinquei um bocadinho com o load line calibration para ter o vCore em load e em idle o mais perto do VID possível.
Fica com 1 core a 5.5Ghz (que é raríssimas ver) e com all core a 5.2Ghz com à volta de 1.3v em load.

Para mim o que funcionou melhor até agora foi usar per core overclock. E combinar com Thermal Velocity Boost OC +2, voltage optimisation on(reduz voltagem com temperaturas mais baixas). Reduzir também o AC_LL do cpu para 0.25 com LLC3.

Com os e-cores ligados aumentar o Ring clock para 4.0ghz (default 3.6ghz). Com e-cores desligados ring 5 bins abaixo do core (5ghz core, 4.5ghz ring, etc).
Ring é estável até 5ghz, mas aumenta a voltagem do vcore e não vale a pena.

Btw, já chegaste a experimentar as novas bios? Continuas limitado a 3700mhz na ram?
 
Última edição:
a mim o que funcionou melhor até agora foi usar per core overclock. E combinar com Thermal Velocity Boost OC +2, voltag

Testei duas das Betas. Eram ou o mesmo ou pior e decidi nao perder mais tempo com isso. Vou deixar as coisas acalmarem e depois logo invisto mais tempo daqui a uns meses quando as BIOS tiverem mais maduras. Tenho isto esta'vel a 3700 com 14-15-15-34, ta' satisfatorio.
 
Eu estou a pensar comprar outro 12700k... Não fiquei nada satisfeito com a voltagem que o meu precisa, combinado com o IMC não ser grande coisa. Tenho de ver apenas por quanto €€ é que consigo vender depois.

Fiquei ainda mais convencido após ver isto:

O meu 12700k precisa da mesma voltagem para 4.8ghz que esse 12900k 1 precisa para 5.2ghz :lol:.
 
O meu chip parece ser OK, ja' houve tempos onde teria gasto dinheiro num chip que fizesse melhor OC. Hoje em dia nao acho que valha a pena.
Vais certamente perder bastante dinheiro na "revenda". Possivelmente seria melhor investido na próxima geração que certamente trara' melhorias de performance mais assinaláveis.
Os 12900k pelo que vejo pela net sao tambem os melhores Bins. Podera' valer a pena pensar no upgrade para um.
 
Pois, tenho de ver por quanto consigo vender. Estou farto de ter azar. Já com o 8700k, tive um chip que nem era mau, mas a board era horrivel para OC a ram.

Nesta geração foi ao contrário, esta board está muito boa, pelo menos a minha. Mas o cpu, beyond bad... Fica no limite da estabilidade stock... Foi o primeiro chip que tive stock já nos limites.
Na altura do 8700k não troquei a board e arrependi-me

Mas realmente não era mal pensado esperar pela próxima geração. É que nem deve demorar muito. Quando sairem os novos CPUs ddr5 já deve valer a pena e vou me ver tentato a trocar de board também... Mais despesa.
Estes novos kits da gskill 6000mhz c36, vêm com ddr5 samsung e já são top. Primeira ddr5 superior a ddr4 em gaming se ambas forem ajustadas manulamente.
 
Última edição:
Apesar de achar que a minha board tem qualidade a nivel de hardware não me entendo muito com a bios.
Voltei a tentar mas da forma mais old school com vcore fixed.
Neste momento oc de 5ghz all p core (4.7 com instruções avx) + 4ghz e cores com 4.2 ring.
O vcore surpreendentemente (face ao que tentei ate agora com vcore override ou adaptative) está a 1.205v, esperava precisar de mais.

Testes de 1 hora com realbench, occt, cinebench r23, aida64... sem problemas e com temperaturas nos 75º.
Testes em aplicações reais e nalguns jogos
Consumo máximo de pouco mais de 210w nos testes mais puxados.

Não me parece mal esta voltagem mesmo que constante, temperaturas e gasto energético similares face ao stock.


Fico um pouco frustado por não conseguir um resultado similar com adptative (voltagens sobem até 1.35v), mesmo dando offset negativo a curva.
Testar mais uns dias e gravar um perfil de undervolt para usar para já.
 
Apesar de achar que a minha board tem qualidade a nivel de hardware não me entendo muito com a bios.
Voltei a tentar mas da forma mais old school com vcore fixed.
Neste momento oc de 5ghz all p core (4.7 com instruções avx) + 4ghz e cores com 4.2 ring.
O vcore surpreendentemente (face ao que tentei ate agora com vcore override ou adaptative) está a 1.205v, esperava precisar de mais.

Testes de 1 hora com realbench, occt, cinebench r23, aida64... sem problemas e com temperaturas nos 75º.
Testes em aplicações reais e nalguns jogos
Consumo máximo de pouco mais de 210w nos testes mais puxados.

Não me parece mal esta voltagem mesmo que constante, temperaturas e gasto energético similares face ao stock.


Fico um pouco frustado por não conseguir um resultado similar com adptative (voltagens sobem até 1.35v), mesmo dando offset negativo a curva.
Testar mais uns dias e gravar um perfil de undervolt para usar para já.

4.2 ring com ecores ligados e apenas 1.2v?Tenho as minhas dúvida que isso seja estável. Abre algo que stress cache/imc/ram isso vai dar BSOD. Aida64 não conta, talvez linpackxtreme seja bom, mas mesmo assim não é ideal pois deve ficar limitado pela ram no teu caso que não tens ram optimizada. Acho que há uma boa maneira de testar isso com o prime95 mas não me lembro dos settings.
All core oc também não compensa nestes chips. Per-core is the way :D
 
Também estou surpreso com a voltagem mas já o tenho assim há 6 dias e todos os dias corro testes.
Não pus ainda a correr umas 8 horas seguidas, portanto, ando a testar... não esta concluido.
Linpack usei com o occt, e prime95, apesar de já ter usado no passado, simplesmente não uso, é overkill... nada no uso comum de um pc vai lá chegar perto.
Alguma outra app que sugiras?
De qualquer das formas, tendo em conta os testes que fiz, e mesmo que venha a falhar não devo de andar muito longe.
Tenho tudo que é turbo desligado, o meu oc é ao base clock.
Po-lo a 4.8ghz all core e com 6 cores com 5ghz+ não é dificil.
 
Última edição:
Sou sincero, foi apertar parafusos e OC automático só para ver algo que já me andava já atrás da orelha há uma ou duas gerações atrás em Intel.

Z690 hero + 12900k com AIO 420

Isto com OC automático coloca 4x cores a 5400, 4x a 5300, a jogar do que já testei, bate no topo nos 60ºC worst case cenário, sim eu sei que é inverno :hehehmn:...

Quase nem vale a pena OC manual nesta últimas gerações se o cooling for acima da média arrisco-me a dizer (baseio-me numa hora de testes :winknu:)... já lá vai o tempo em que na 8th/9th gen o OC automático colocava valores de voltagem totalmente proibitivos em tudo e mais alguma coisa.

No fim de semana se tiver tempo parto para o oc manual a ver a diferença.
 
Já tinha lido.
Confesso que tenho um pouco de receio e não sei até que ponto afecta a garantia da board fazer essa alteração já que os parafusos devem de ficar marcados.
Ainda não me deu para retirar o cooler para ver se a massa térmica está bem espalhada.
De qualquer das formas as temperaturas em idle estão nos 20 e poucos graus, a jogar abaixo dos 60º e com overclock (e undervolt) de 4.8(x8), 5.2 (x2), 5.0 (x6) e 3.9 os ecores com 4.0ghz o ring.
Correndo prime95 small ffts não passa dos 79º.
Possivelmente esses 5º dariam outra margem para subir mais 100mhz ao oc all core.
 
O overclock que fiz é moderado, na pratica pelos consumos energéticos que tinha em stock tenho mais performance, o meu objectivo prioritário.
Tenho picos de voltagem mais altas pois alterei os valores de single core.

@VoRtAn_MaDgE, tens o topo de gama que são chips normalmente com mais qualidade e permitem melhor oc.
Esses valores parecem altos para o que tenho visto.
Em full load com todos os cores qual a frequência e vcore?
Qual a voltagem máxima que tens?

Tenho um perfil de overclock em evolução (x2 a 5.4, x3 a 5.3, x4 a 5.1, x8 a 5.0) com 4.2gh ring e 4.0ghz nos ecores.
Porém, o meu arctic liquid freezer ii 280 não aguenta com tanta voltagem sendo o meu maior limite para overclock no cores todos... pelo menos em stress test.
 
@Greywolf
Comecei hoje a perder tempo ingame...



Oscila entre 5.3 / 5.4Ghz ingame all maxed out oscilando entre 1.3 / 1.335V ainda não mexi mais, os watts estão top, primeiro tenho de tratar da curva do Freezer II que em auto mete medo :biglaugh:
 
Back
Topo