Processador Intel Alder Lake (12th gen) - 120xxk & Z690 lançados

Eles não vão cobrar mais quase de certeza, vão ter em conta o preço da DDR5 e boards com pcie 5.0 que requerem pcbs mais caras para manter integridade de sinal.
Se cobrarem mais ninguém compra, porque AMD sai muito mais barato e é mais eficiente. Já não é como em zen e zen+ onde a Intel vendia mais só pelo nome. Agora a AMD vende mais e estão bem estabelecidos.

Para mim, 12900k mais ou menos ao preço do 5900x faz muito sentido. Se for mais caro não vão ser competitivos porque as boards vão ser muito mais caras que na amd.
 
Última edição:
Modelos de Boards da Gigabyte e NZXT, da Geração 600 de Chipsets:
Cb4nJpi.png


https://videocardz.com/newz/asrock-and-nzxt-intel-z690-h670-b660-and-h610-motherboards-listed
 
Já estou à espera do 12700K, comprei uma fonte de 850W e só falta mesmo isso e a board micro-atx...
Vai haver board com WI-FI micro-atx e DDR5? Espero que sim
 
Última edição:
Agora só falta saber o preço das boards e DDR5 :Sad_anim: Cheira-me que não vai compensar comprar Intel.
Ja saiu artigo (quando encontrar meto aqui) de que as ddr5 iriam ser 30% mais caras e mais lentas que as top ddr4 neste momento.
Saltar para board nova com cpu novo vai ser um premium inicialmente.
 
Alder Lake suporta ddr4 e ddr5. Ou seja para quem já tem plataforma com ddr4 boa talvez até compense o upgrade. 12700k + z690 + samsung bdie com overclock.
Sim o mais sensato é mesmo darem suporte para as duas plataformas. Fica mais caro a nivel de controlador de memória, mas caso assim não fosse ninguém comprava.
 
Realisticamente o i9 não vai ser sequer relevante para a grande maioria das pessoas.

O importante será saber se os i7s e i5s desta vida têm o mesmo delta de performance em relação aos actuais e respectivos preços. Se for para gaming decerto que servem perfeitamente.
 
Esquema e detalhes do Chipset Z670:
zMa6XwX.png


And with that TLDR out of the way, here’s the quick list:
  • Supports both DDR4 and DDR5, with standard data rates of at least DDR5-4800 compliant on four module configurations.
  • Will automatically use Gear 2 or Gear 4 modes for DDR5, running the memory controller at ½ or ¼ speed, depending on data rate.
  • Retains 20 CPU PCIe lanes, but 16 of those are increased to PCIe 5.0 data rates.
  • Uses DMI 4.0 to connect the CPU to the PCH (chipset) at PCIe 4.0 x8 speeds.
  • New PCH has four more PCIe lanes, including 12 PCIe 4.0 and 16 PCIe 3.0.
  • Supports up to four USB 3.2 2×2 (20Gb/s) ports.
  • New CNVio modules support Intel Wi-Fi 6E, and possibly Wi-Fi 7.
  • Uses “Big-Bigger” hybrid cores to improve thread handling while retaining 125W TDP.
  • Lower stack height requires new CPU cooler bracket.

Bonus, nova foto do Alder Lake:
rOhKQ24.jpg


https://www.pcinq.com/news/cpus/intel-alder-lake-s-ddr5-platform/

Nada de muito surpreendente. Lançamento a 17 de Novembro.
 
A quantidade de lanes faz disso quase um HEDT...

so as lanes 5.0 e 4.0 permitiria pendurar 3 GPUs @8x (2x no CPU + outro pelo chipset) + 2x NVME 4.0 e ainda sobrando 16 lanes pcie 3.0!
 
A quantidade de lanes faz disso quase um HEDT...
Não é que seja má a nível de IO, até porque é algo para o mercado consumidor, mas para quê ter 16 Lanes 3.0 + 12 Lanes 4.0 no Chipset se depois tens o "bottleneck" da ligação entre o Chipset e CPU ser 8 Lanes 4.0?
Ainda tens que somar o IO gerado pelas portas SATA, Wireless, Wired, USB, Thunderbolt(?), etc........

Se grande parte daquelas Lanes estivessem no CPU, estaria mais perto do mercado HEDT.
 
É um exagero, fora que vai deixar o chipset provavelmente com consumo elevado.

O CPU devia ser full PCI 5.0, inclusive nas lanes entre o chipset e CPU, aí sim teria BW com força para isso tudo.

Ai queres algo para OC e tal com performance e não tens um chipset mais simples com metade disso e mais barato... os B660 da vida virão naturalmente com limitações artificiais e boards mais podres. A AMD oferece os B450/550 e não perdes features avançadas nenhumas! Tem boards top.

Só não sei onde usar estas lanes... olhando para uma board high end fullATX

1 - slot 1x - NVME #2 4x @ CPU
2 - pcie x16 @ CPU
3 - nvme #2 4x @ chipset
4 - nvme #4 4x @ chipset
5 - pcie x8 @ CPU
6 - slot 1x
7 - slot 4x

onboard stuff
1 lanes para 2.5G LAN e 1 lanes para WIFI/BT
4 lanes (?) para 10 gigabit lan
4 lanes para tbolt
Total: 24 lanes e ainda 4 lanes por usar... Só se for para espetar mais outro controlador thunderbolt :lol:

Eu digo por min que nada disso me interessa. Só quero dual ou triple nvme... tbolt não sou "cliente" para isso e muito menos 10 gigabit.

Por isso que em AMD fui para B550 e ainda assim tenho USBs com fartura, 4 SATAs, LAN 2,5G, WiFi e dual NVME @ ITX
 
Última edição:
Não é preciso complicar. :p

A meu ver, por enquanto, Pci-Ex Gen5 é inutil no mercado consumidor.
Nesta altura, o que acho que faz sentido é:
  • 32 Lanes Gen4 no CPU, a ser divididas pelo GPU, NVMe, Lan, Wireless, BT, Thunderbolt, USB 3.X, Display.
  • Mais 4 Lanes Gen3 a ligarem o CPU ao Chipset. Chipset sem Lanes Pci-Ex e só iria lá ligar SATA, USB 2.0, Som e tudo mais que fosse legacy ou ocupe pouca bandwidth ou features da Intel/AMD (ME, etc).
 
Não é preciso complicar. :p

A meu ver, por enquanto, Pci-Ex Gen5 é inutil no mercado consumidor.
Nesta altura, o que acho que faz sentido é:
  • 32 Lanes Gen4 no CPU, a ser divididas pelo GPU, NVMe, Lan, Wireless, BT, Thunderbolt, USB 3.X, Display.
  • Mais 4 Lanes Gen3 a ligarem o CPU ao Chipset. Chipset sem Lanes Pci-Ex e só iria lá ligar SATA, USB 2.0, Som e tudo mais que fosse legacy ou ocupe pouca bandwidth ou features da Intel/AMD (ME, etc).

RDNA 3 e RTX 40xx de certeza que vão usar pcie5.0 e de acordo com os rumores o salto de performance vai ser enorme, e com streaming direto do ssd para a vram acho que não vai demorar muito tempo até que se começe a tirar partido de gen5.
 
Back
Topo