Processador Intel Alder Lake (12th gen) - 120xxk & Z690 lançados

A ITX ta brutalíssima, mas tou a ver que vai bater nos 500 euros!

com suporte a dual nvme + audio de qualidade via stacked PCB :msmiley1:
 
Riscam mesmo! Foi o que aconteceu no meu caso com a cover do SSD da Asus B550-I ao backplate de uma 6800XT novinha em folha. Apliquei com todo o cuidado e fez um risco ainda por cima sendo alumínio. Não estou a usar o heatsink que pelo que vejo das temps é inútil, mas sim a cover do I/O shield fica quase quase a tocar na gráfica. Portanto cuidado com estas mb itx
 
Esta board vai ser desafio montar. E daquelas que tem que montar tudo fora da caixa primeiro, ligar os cabos e so depois entra cooler e grafica. E tem sli USB / audio / uma fan / RGB que vai sair por cima da grafica. A não ser que utilizem grafica com riser, tem que prender bem estes cabos antes de montar ela.

Mas a placa respira qualidade, capaz de ser a melhor ITX que deve vir pro mercado.

A Gigabyte esta brutal, so tirava os plasticos a tapar os heatsinks que parecem ser dos bons com imensos fins.
 
No Developer Guide do Alder Lake:
sKkFHC9.png


https://gamersgospel.com/denuvo-and-other-drm-might-have-issues-on-intels-new-cpus/
https://www.intel.com/content/www/us/en/developer/articles/guide/alder-lake-developer-guide.html

Mais uma vez, DRM a atingir os seus objectivos. Lixar a vida a quem compra legalmente Software.
 
Isto faz me lembrar na altura do socket 775 quando a Intel estava na ddr2, lançaram chipsets com ddr2/ddr3 e only ddr3, diferença de desempenho era nula porque a plataforma não tinha sido construída na base de ddr3 mas sim ddr2, vamos ver desta vez, o controlador de memória suportar 2 tipos de RAM torna o controlador de memória mais complexo antigamente estavam na board hoje estão dentro dos processadores, talvez o cpu aqueça e cosuma mais ao usar ddr5
 
Não da nem para comparar... DDR3 era useless por estar limitado pelo FSB. De lembrar que era norma FSB de 2000 mhz, o que bastava DDR2 @ 1000 mhz para dar match de BW e tinha kits que davam 1200 de boa, o que poderia por um FSB insano de 2400 mhz

Internamente o Alder Lake o controlador parece operar a mesma frequência com DDR4 e DDR5, tem e questão do bus e outras coisas para aproveitar a largura de banda maior...

Depois entra os divisores aka gear mode. 1:1 e 1:2 para DDR4 e 1:2 e 1:4 para DDR5 penso eu.
 
Eficiência energética no ponto :berlusca:

Mas não deixa de ser curioso o processo intel 7 já permitir essas absurdidades de clock com a nova arquitectura (assumindo que não usaram LN2)
 
Este cpu não vai sair nada barato para os entusiastas com estes consumos em OC. Board com vrm decente, cooling, fonte... upa, upa.
E ainda não saíram leaks do desempenho em jogos porquê? Espero que sejam bastante melhores que os zen3, senão é flop.
 
Já andam hints dos suspeitos do costume no twitter que a performance em jogos não impressiona. Duvido que seja má mas também duvido que seja revolucionário. Mas é questão de esperar mais uns dias e vamos ter dados reais cá fora.

Já tinha visto +/- na data....adoro estes futurologistas...como mandam tanto barro á parede, de vez em quando acertam, é isso que os alimenta infelizmente..

Quanto á performance em gaming, concordo com o que referes, mais sim mas nada deste mundo mas veremos...
 

Intel Core i9-12900K on sale?

Redditor Seby9123 managed to purchase TWO retail Intel Core i9-12900K processors ahead of launch.



Back in March when Intel was launching its Rocket Lake CPUs, German retailer began selling new CPUs nearly a month ahead of the official introduction. This time around there are such breaches of the embargo, however, as we have learned from Seby9123 he was able to order not one but two Core i9-12900K CPUs nearly 2 weeks ahead of launch.

According to him, both CPUs were purchased at 610 USD, but he chose not to name the retailer that has clearly breached the embargo. We also get to see the full unboxing of the processors which features a small (fake) wafer that will look great as a display element, and the processor itself with correct S-Spec code.

Intel Core i9-12900K is the flagship Alder Lake-S CPU that is now expected to be announced on October 27th, but the preorders which will go live on the same day will not be fulfilled till November 4th.



Source: Reddit

Many thanks to Seby9123 for the tip!

Pelo menos a embalagem é engraçada.
 
Back
Topo